Seguidores

sábado, 31 de outubro de 2009

Subamos a Betel

Gênesis 35:3

Angústia, medo, vergonha... Eram esses os sentimentos do velho patriarca Jacó, em um determinado dia da sua vida.Naquele dia ele orou como nunca o fizera antes. Na situação em que se encontrava, só Deus poderia livrá-lo.Estava rodeado de inimigos, que mais cedo ou mais tarde o atacariam, e com certeza seria dizimado com a sua família. Esse era o motivo de sua angústia.
Quem era Jacó?
Jacó era um próspero fazendeiro que morava no município de Siquém, pequena cidade da região da samaria.
Neto de Abraão, filho de Isaque e Rebeca, era Ele um dos três patriarcas tidos como os pais da fé.
Tudo começou quando Jacó volta de Padã-Arã, terra onde viveu, na casa do sogro, por mais de vinte anos; com medo de encontra-se com o irmão Esaú, não foi morar em Berseba, casa do seu pai, mas em Siquém, cidade dos Heveus, que ficava a cerca de 120 kilômetros de distância. Ali comprou uma fazenda e cavou um poço, o famoso poço de Jacó, e se estabeleceu.
“Depois que voltou de Padã-Arã, Jacó chegou são e salvo a cidade de Siquem que está na terra de Canaã, e se acampou diante da cidade. Por cem peças de prata ele comprou dos filhos de Hamor, pai de Siquem, a parte do campo em que estendera sua tenda”. Gen. 33;18,19.
Tudo ia bem, até o dia que aconteceu um incidente desagradável e deste, uma tragédia.
Diná, a única filha, começou a namorar o filho de Hamor, o governador do lugar. O moço tinha o mesmo nome da cidade, Siquém.Só que havia um sério problema. Os dois eram de religiões diferentes.Ela adorava a Jeová. O Deus a quem o seu pai servia. Ele era pagão. Adorava outros deuses. E a orientação que Deus dera aos descendentes de Abraão, era que não deviam mistura-se com pagãos.
Certo dia, Diná saiu a encontrar-se com o namorado e nesse encontro ela perdeu a virgindade. Em uma sociedade conservadora como a oriental, e mesmo entre os pagãos, um homem tirar a virgindade de uma mulher sem casar, era considerado a pior afronta. Crime punido com morte.
Hamor o pai se Siquem, ao tomar conhecimento do fato, sabendo que por causa desse ato poderia acontecer uma guerra, resolveu contornar a situação sugerindo o casamento dos dois. Jacó aceitou. Porém dois irmãos dela, Simeão e Levi, não aceitaram. Resolveram vingar o ultraje feito a irmã. Só aceitariam, disseram, se os siquemitas aceitassem a religião deles.
“Sob uma condição consentiremos; se vos tornardes como nós, circuncidando-se todo macho entre vós”. Gen.34: 15.
O que eles queriam mesmo era ver todos os homens doentes, pois para se tornar membros da igreja deles, era necessário circuncidar o homem. E a circuncisão era uma pequena cirurgia feita no pênis, hoje, sem muitas conseqüências. Porém naqueles tempos, sem anestesia, sem acompanhamento clínico, e sem antibióticos; a cirurgia causava no homem uma infecção que o deixava vários dias sem ação. E era isto que desejava os irmãos de Diná, deixar os homens impossibilitados de reagir, para poderem se vingar. Sem desconfiar, o velho Hamor tratou de convencer o povo a aceitar a nova religião. Dizia: Será muito bom para nós, eles são ricos, se nos unimos a eles, poderemos casar nossos filhos com as filhas deles, e seremos tão ricos quanto eles.
“O seu gado e todas as suas propriedades serão nossos, consintamos, pois, com eles e eles habitarão conosco”. verso. 23.
Pensando nas vantagens financeiras, aceitaram. Todos os homens foram circuncidados.
“Três dias mais tarde, quando os homens estavam doridos, dois filhos de Jacó, Simeão e Levi, entraram na cidade e mataram a todos os homens”.
“Mataram também ao fio da espada a Hamor e a seu filho Siquem e tomaram Diná da casa de Siquem e saíram”. Versos 25,26.
Mataram o velho Hamor, mataram o filho Siquem, roubaram gado, prenderam mulheres e crianças, fizeram uma barbárie; essa era a causa do desespero de Jacó.
Ele temia que quando a notícia se espalhasse, houvesse, entre o povo da terra, uma confederação de forças, que o atacaria, e toda a sua família seria dizimada.
Só uma coisa ele poderia fazer. Orar. E foi o que ele fez. Orou como nunca o fizera antes. E Deus atendeu a sua oração. Mandou que ele fosse embora dali. Que fosse moram em Betel.
“Então, disse Deus a Jacó. Levanta-te, sobe a Betel, e habita ali. E faze um altar ao Deus que te apareceu quando fugias da presença de Esaú teu irmão”. Gen. 35: 1.
Ele foi. Gen. 35,2.
Porém antes de viajar tomou uma decisão. Promoveu uma reforma espiritual na família.
“Levantemos e subamos a Betel”... Versos 3-5.
Ele nunca fora fiel. E sempre sofria por causa disso.
É certo que ele cria em Deus, orava, devolvia o dízimo, provavelmente guardava o sábado, porém faltava mais. Ser cristão não é apenas práticas exteriores, precisa de comprometimento maior. Mais consagração. Mais fé, mais testemunho. Isso lhe faltava, testemunho.
Aproveitou da fraqueza do irmão, para lhe tomar a primogenitura.Quando a mãe o mandou mentir ao pai, aceitou.Quando o sogro trocou sua esposa por outra, também aceitou, é possível que estivesse de olho nas duas.Quando uma das esposas sugeriu que ele fornicasse com a empregada dela, concordou. Depois adulterou com a empregada da outra esposa.
Alguém lhe falou de uma simpatia; que se ele descascasse algumas varas e as colocasse no bebedouro das cabras, estas iriam parir de acordo com os desenhos da varas. Bobagem. Isto não tem nada a ver. Deus o ajudou por amor, e não por causa de uma simpatia sem sentido.
E por último, quando a filha começou a namorar um pagão, permitiu; e agora estava em uma tremenda enrascada.A filha deflorada, os filhos assassinos, uma cidade destruída, a opinião publica contra eles, e a ameaça de destruição de toda sua família.Precisava fugir e não sabia para onde.Perdera o bem mais precioso que alguém pode ter. A Paz.
Acredito que paz era algo que, ao que parece, nunca ele teve.Quando criança, brigava constantemente com o irmão, por inveja da primogenitura. Até que lha tomou.Saiu fugido de casa, para não ser morto pelo irmão. Foi morar com o tio, e explorado pelo mesmo por vinte anos.Casado, o lar era um inferno. Duas mulheres brigavam por causa dele, depois três e por último, quatro.O sogro não gostava dele, os cunhados muito menos, pois se sentiam enganados, ao o verem ficar rico apesar se explorado. Saiu da casa do sogro escondido, e foi perseguido pelo mesmo, por causa de alguns ídolos que uma de suas mulheres roubou. Perdeu algumas noites de sono, com medo de encontrar o irmão que o jurara de morte.Não voltou para a casa do pai, para poder ficar longe do irmão, em quem não confiava.Ali comprou a fazenda, cavou os poços, se estabeleceu.Quando pensava que agora tinha paz, lhe acontece aquela tragédia.
Mais uma vez tinha que fugir. Ter que abandonar, terras, poços, roças e fugir para não ser morto.
Foi quando resolver fazer com Deus um pacto de fidelidade. Abandonar tudo que tinha vínculo com o pecado. Consagrar a vida inteiramente a Deus.Fez uma reforma espiritual e nesta reforma obrigou todos a abandonar a idolatria, mudar o estilo mundano de vestir, o uso de jóias e enfeites pagãos.
“Então disse Jacó á sua família e a todos os que com ele estavam: lançai fora os deuses estranhos que há no meio de vós e purificai-vos e mudai as vossas vestes. Levantemo-nos e subamos a betel, onde farei um altar ao Deus que me respondeu no dia da minha angústia, e que foi comigo no caminho por onde andei”. Gen. 35: 2,3.

O povo atendeu o apelo. Deram-lhe, os deuses, as argolas, brincos, jóias, jogaram fora as roupas indecentes, Jacó cavou debaixo de uma árvore lá em meio à floresta e escondeu tudo.
“Então deram a Jacó todos os deuses estranhos que tinham as mãos, e as argolas que lhes pendiam das orelhas e Jacó os escondeu debaixo do carvalho que está junto à siquem. Então partiram e o terror de Deus caiu sobre as cidades que estavam ao redor deles, e não seguiram aos filhos de Jacó”. Versos. 4,5.
Na sua bondade, Deus enviou os anjos a protegê-los, e a presença dos anjos aterrorizava os habitantes das cidades, e ninguém ousou molestá-los, pelo contrário, fugiam deles.

Estamos em viagem para a Betel Celestial.
Á semelhança de Jacó estamos rodeados de inimigos. E nossos inimigos não são carnais, mas espirituais.

“O diabo anda em derredor rugindo como leão buscando a quem tragar”. 1 Pedro. 5:8.

Para nosso sucesso na caminhada cristã, precisamos aprender algumas lições da experiência de Jacó.
1 - Porque cometemos pecados, ou mesmo por que nos afastamos da igreja, significa que Deus nos abandona. Jacó fazia jus ao nome, era enganador, e mesmo assim, era objeto do cuidado e amor de Deus. Passou vinte anos, longe da igreja, convivendo com um tio pagão, e mesmo assim Deus o ajudou muito. Ficou tão rico na casa do tio, que na volta, tirou alguma coisa doque trazia para o seu irmão Esaú, um pequeno presente em gado e animais, e esse presente chegou a 580 cabeças. Gen. 32:13-21.
2 - Os sofrimentos, na maioria, são causados, por nós mesmos.
• Jacó vivia desterrado por causa de suas atitudes
• Se em casa havia conflito, ele que escolheu viver com quatro mulheres.
• Quando os filhos mentiam a ele, era porque com ele aprenderam a mentir.
3 - Satanás procura destruir os filhos de Deus. Tantoespiritualmente,quanto fisicamente. 1 Pedro 5:8.
4 Para chegarmos a Betel Celestial, é necessária uma reforma espiritual.
Esta reforma envolve:
a)Tirar os deuses estranhos
b)Mudar os vestidos
c)Purificar-se
d)Principalmente confiar na graça divina. Pois Deus na sua misericórdia não abandona um seu filho, mesmo que seja enganador como Jacó o foi.
Deus deseja transformar cada Jacó em Israel. De enganador, passa a seraquele que lutou com Deus e venceu


Pastor Manoel Barbosa da Silva
Distrital de Araguatins - Tocantins

quarta-feira, 28 de outubro de 2009

Leis Contra a Igreja

TUDO O QUE PREGÁVAMOS QUE IRIA ACONTECER UM DIA, JÁ ESTÁ ACONTECENDO, E A IGREJA NEM ESTÁ SE DANDO CONTA.
PARECE QUE UM TORPOR MORTAL ESTÁ TOMANDO CONTA DE TODOS E NÃO ESTAMOS VENDO QUE JA ESTAMOS VIVENDO OS ULTIMOS ACONTECIMENTOS. E NÃO É FORÇA DE EXPRESSÃO, SÃO OS ÚLTIMOS ACONTECIMENTOS MESMO!

Veja as leis que ja estão tramitando em Brasília:

Infelizmente chegará essa hora.

LEIS QUE TRAMITAM EM BRASÍLIA CONTRÁRIAS À IGREJA PRINCIPALMENTE EVANGÉLICAS.

O DEPUTADO RODOVALHO
NA CAMARA FEDERAL LUTANDO CONTRA.

A Bíblia diz que no fim dos tempos os filhos de Deus serão perseguidos e odiados. Veja aqui abaixo algumas leis brasileiras, que, SE APROVADAS, impedirão a nossa ação à favor do Evangelho no Brasil:

.Será proibido fazer cultos ou evangelismo na rua (Reforma Constitucional)

·Cultos somente com portas fechadas (Reforma Constitucional)

.As igrejas serão obrigadas a pagarem impostos sobre dízimos, ofertas e contribuições.

.Programas evangélicos na televisão apenas uma hora por dia.

.Pastor só poderá fazer programa de televisão, se tiver faculdade de 'jornalismo'.

.Será considerado crime pregar sobre espiritismo, feitiçaria e idolatria, e também veicular mensagem no rádio, televisão, jornais e internet, sobre essas práticas contrárias a Palavra de Deus.

·Pastores que pregarem sobre dízimos e ofertas, dependendo do número de reclamações, serão presos.

·Pastores que forem presos por pregar sobre práticas condenadas pela Bíblia Sagrada (homossexualismo, idolatria e espiritismo), não terão direito a se defender por meio de ação judicial.

·Igrejas que não realizarem casamento de homem com homem e mulher com mulher, estarão fazendo 'discriminação', poderão ser multadas e os pastores processados.

·Querem que o dia do 'Orgulho Gay' seja oficializado em todas as cidades brasileiras.

-Reforma Constitucional – Mudanças no texto da Constituição que garantem a liberdade de culto. Se aprovadas, fica proibido culto fora das igrejas (evangelismo de rua), cultos religiosos só com portas fechadas.

-Projeto nº 4.720/03 – Altera a legislação do 'imposto de renda' das -pessoas jurídicas.
-Projeto nº 3.331/04 – Altera o artigo 12 da Lei nº 9.250/95, que trata da legislação do imposto de renda das 'pessoas físicas'
Se convertidos em Lei, os dois projetos obrigariam as igrejas a recolherem impostos sobre dízimos, ofertas e contribuições.
-Projeto nº 299/99 – Altera o código brasileiro de telecomunicações (Lei 4.117/62).
Se aprovado, reduziria programas evangélicos no rádio e televisão a apenas uma hora.
-Projeto nº6.398/05 – Regulamenta a profissão de Jornalista
Contém artigos que estabelecem que só poderá fazer programas de rádio e televisão, pessoas com formação em JORNALISMO, Significa que pastores sem a formação em jornalismo não poderão fazer programas através desses meios.
Projeto nº 1.154/03 – Proíbe veiculação de programas em que o teor seja considerado preconceito religioso.
Se aprovado, será considerado crime pregar sobre idolatria, feitiçaria e rituais satânicos. Será proibido que mensagens sobre essas práticas sejam veiculadas no rádio, televisão, jornais e internet. A verdade sobre esse atos contrários a Palavra de Deus, não poderá mais ser mostrada.
Projeto nº 952/03 – Estabelece que é crime atos religiosos que possam ser considerados abusivos a boa-fé das pessoas.
Convertido em Lei, pelo número de reclamações, pastores serão considerados 'criminosos' por pregarem sobre dízimos e ofertas.
Projeto nº 4.270/04[/b] – Determina que comentários feitos contra ações praticadas por grupos religiosos possam ser passíveis de ação civil.
Se convertido em Lei, as Igrejas Evangélicas ficariam proibidas de pregar sobre práticas condenadas pela Bíblia Sagrada, como espiritismo, feitiçaria, idolatria e outras. Se o fizerem, não terão direito a se defender por meio de ação judicial.
-Projeto de nº 216/04[/b] – Torna inelegível a função religiosa com a governamental.
Significa que todo pastor ou líder religioso lançado a candidaturas para qualquer cargo político, não poderá de forma alguma exercer trabalhos na igreja.
Existem outros projetos em andamento que ferem princípios bíblicos, entre eles:

·Casamento de homens com homens e mulheres com mulheres.

·Estabelecer um dia oficial do 'Orgulho Gay' em todas as cidades brasileiras, entre outros.

Divulguem isto para seus irmãos em Cristo!!! Passe para pastores das igrejas que vocês conhecem, para que todos estejam cientes, para não colocarmos ímpios no poder, e perder nosso direitos como pregadores da verdadeira Palavra de Deus!

terça-feira, 20 de outubro de 2009

A Música e o fim do Tempo da Graça

Ministério Luzes da Alvorada


22 de outubro de 1844. Já faz tempo que se iniciou a última etapa do ministério de JESUS no santuário celestial, a qual precede a Sua volta em glória e majestade. Lamentavelmente, a realidade visível é que está se cumprindo na vida dos cristãos modernos a profecia do apóstolo Pedro, contida em sua segunda epístola, no capítulo 3, verso 4, onde ele prevê que nos últimos dias muitas pessoas diriam: "Onde está a promessa da sua vinda? porque desde que os pais dormiram, todas as coisas permanecem como desde o princípio da criação" (II Pedro 3:4). De fato, esta profecia tem se cumprido, em certo sentido, até mesmo dentro da igreja, pois, temos vivido como se CRISTO fosse voltar daqui a muito tempo, sem sequer nos preocuparmos de que a morte poderia ceifar-nos hoje mesmo. Os que foram vítimas dessa tragédia pensavam que não precisariam se preocupar tanto, achando que isso não aconteceria com eles.

Apenas para avaliarmos a nossa própria condição e disposição espirituais, respondam uma pergunta para si mesmos: Na sua opinião, segundo a sua expectativa, quanto tempo falta, ou daqui a quanto tempo JESUS vai voltar? Essa pergunta não visa tentar calcular um prazo; visa apenas avaliar a nossa própria condição e a nossa expectativa, que poderia nos motivar a um preparo mais sério ou a um descaso inconsciente. Como está o nosso preparo? Estamos nos preparando como se Ele viesse em pouco tempo, ou vivemos como se Ele fosse demorar muito?

Ninguém pode calcular um prazo para a volta de JESUS. De fato, a pena inspirada nunca apoiou qualquer tentativa de fixar uma data para isso. Está escrito: "DEUS pôs sob o Seu domínio os tempos e as estações. E por que nos não concedeu DEUS esse conhecimento? Porque se no-lo concedesse, não faríamos dele uso correto. Desse conhecimento resultaria um estado de coisas tal entre nosso povo que retardaria grandemente a obra de Deus na preparação de um povo que subsista no grande dia que está para vir. Não nos devemos absorver com especulações relativas aos tempos e estações que Deus não revelou. Jesus mandou que os discípulos "vigiassem", mas não por um tempo determinado. Seus seguidores devem estar na situação de quem espera as ordens do seu comandante; devem vigiar, esperar, orar e trabalhar à medida que se aproxima o tempo da vinda do SENHOR; mas ninguém poderá predizer justamente quando chegará esse tempo, porque "daquele dia e hora ninguém sabe". Mateus 24:36. Não podereis dizer que Ele virá daqui a um ano, ou dois, ou cinco anos, nem deveis postergar a Sua vinda com declarar que não se dará antes de dez ou vinte anos. ... Não nos é dado saber o tempo definido, nem do derramamento do ESPÍRITO SANTO, nem da vinda de CRISTO. Review and Herald, 22 de março de 1892." - Evangelismo, pág. 221.

É desejo de nosso SALVADOR, contudo, que estejamos atentos aos sinais que indicam a aproximação de Sua volta. Prova disso é a tremenda quantidade de textos encontrados em toda a Bíblia, falando a respeito de Sua volta e dos sinais que a precedem.

O SENHOR JESUS afirmou: "Ao cair da tarde, dizeis: Haverá bom tempo, porque o céu está rubro. E pela manhã: Hoje haverá tempestade, porque o céu está de um vermelho sombrio. Ora, sabeis discernir o aspecto do céu, e não podeis discernir os sinais dos tempos?" Mateus 16:2 e 3.

Há um sinal extremamente perigoso para nós e que tem recebido atenção, em certo sentido, de forma tremendamente errada: "E este evangelho do reino será pregado no mundo inteiro, em testemunho a todas as nações, e então virá o fim." Mateus 24:14. Por que seria um sinal perigoso? Por que lhe daríamos atenção de maneira errada?

Este sinal se torna um perigo para a igreja quando, em vez de nos preocuparmos em pregar o evangelho para que JESUS volte logo, começamos a achar que falta muito ainda a ser feito para que o evangelho seja, realmente, pregado em todo o mundo. Somos assim, levados a dizer, inconscientemente, não em palavras mas em nossa maneira de viver: "meu SENHOR tarde virá". Mateus 24:48. Seria esse o motivo de a igreja estar vivendo tão indiferentemente no que diz respeito ao preparo para a volta de JESUS?

Quando o evangelho for pregado a todo o mundo, não haverá mais tempo de preparo; o fim terá chegado e a porta da graça estará se fechando. De fato, o destino dos membros da igreja será decido bem antes disso, antes de o evangelho acabar ser pregado a todo o mundo.

A pregação do evangelho chegará ao fim somente depois do derramamento da Chuva Serôdia, a qual será derramada sobre a igreja durante a sacudidura. Essa sacudidura se divide em duas partes. A primeira parte se dará dentro da igreja, quando estiver ocorrendo um despertamento. Ellen White escreveu: "Perguntei a significação da sacudidura que eu vira, e foi-me mostrado que era determinada pelo testemunho direto contido no conselho da Testemunha verdadeira à igreja de Laodicéia. Isto produzirá efeito no coração daquele que o receber, e o levará a empunhar o estandarte e propagar a verdade direta. Alguns não suportarão esse testemunho direto. Levantar-se-ão contra ele, e isto é o que determinará a sacudidura entre o povo de DEUS." - Primeiros Escritos pág. 270.

O reavivamento será tão grande e significativo que "DEUS reconhecerá esse fato mediante um derramamento, sem medida, de Seu ESPÍRITO" Serviço Cristão, pág. 253. Por outro lado, esse reavivamento despertará toda a fúria do inimigo, que partirá para o ataque direto contra a igreja, o que dará início à perseguição.

"A religião que em nosso tempo prevalece não é do caráter puro e santo que assinalou a fé cristã nos dias de CRISTO e Seus apóstolos. É unicamente por causa do espírito de transigência com o pecado, por serem as grandes verdades da Palavra de DEUS tão indiferentemente consideradas, por haver tão pouca piedade vital na igreja, que o cristianismo, é aparentemente tão popular no mundo. Haja um reavivamento da fé e poder da igreja primitiva, e o espírito de opressão reviverá, reacendendo-se as fogueiras da perseguição." O Grande Conflito pág. 48.

O inimigo não é tolo; não pensem que ele vai levantar qualquer perseguição contra a igreja enquanto ela estiver adormecida. A perseguição faria com que a igreja se despertasse, buscasse a ajuda divina, e isso ele não quer. Sabem qual é a coisa que o inimigo mais teme? "Não há coisa alguma que Satanás tema tanto como que o povo de DEUS desimpeça o caminho mediante a remoção de todo impedimento, de modo que o SENHOR possa derramar Seu ESPÍRITO sobre uma enfraquecida igreja." Mensagens Escolhidas, vol. 1, pág. 124.

Quando o inimigo perceber que está perdendo a batalha contra um reavivamento genuíno entre o povo de DEUS, sua fúria não conhecerá limites e ele se lançará com tudo o que puder contra a igreja. Será quando começará a segunda parte da sacudidura, quando começará a perseguição. Será então que a pregação do evangelho alcançará os confins da Terra.

"Quando a tormenta da perseguição realmente irromper sobre nós, ... a mensagem do terceiro anjo se avolumará num alto clamor, e toda a Terra se iluminará com a glória do SENHOR." Testimonies, vol. 6, pág. 401.

"Durante o alto clamor, a igreja, ajudada pelas providenciais interposições de seu exaltado SENHOR, difundirá o conhecimento da salvação tão abundantemente, que a luz será comunicada a toda cidade e vila." Evangelismo, pág. 694.

Alguns, agora, ficarão surpresos: Não é quando a porta da graça se fecha que o destino dos Adventistas do Sétimo Dia serão decididos; é na sacudidura. Mas, o que causará maior surpresa ainda será a afirmação de que não é na segunda fase da sacudidura, na perseguição propriamente, que os casos estarão sendo decididos para a vida ou para a morte entre o povo de DEUS, será na primeira. A segunda fase da sacudidura apenas limpará a igreja daqueles que não receberam a Chuva Serôdia e ainda não saíram dela.

"Só os que estiverem vivendo de acordo com a luz que têm recebido poderão receber maior luz. A não ser que nos estejamos desenvolvendo diariamente na exemplificação das ativas virtudes cristãs, não reconheceremos as manifestações do ESPÍRITO SANTO na chuva serôdia. Pode ser que ela esteja sendo derramada nos corações ao nosso redor, mas nós não a discerniremos nem a receberemos." Testemunhos Para Ministros, pág. 507.

Mas, a Chuva Serôdia não será derramada enquanto não houver um reavivamento sério, verdadeiro, não um reavivamento de "faz de conta". Ele será tão sério que "alguns não suportarão esse testemunho direto. Levantar-se-ão contra ele, e isto é o que determinará a sacudidura entre o povo de DEUS." - Primeiros Escritos Pág. 270. Muitos não gostarão das mudanças espirituais que haverá na igreja e sairão dela. Interessante observar que, quando o ESPÍRITO SANTO for derramado, na Chuva Serôdia, a maior parte da igreja será formada por pessoas que saibam o que é ser cristão de verdade. Isso é impressionante.

"Antes de os juízos finais de DEUS caírem sobre a Terra, haverá, entre o povo do SENHOR, tal avivamento da primitiva piedade como não fora testemunhado desde os tempos apostólicos. O ESPÍRITO e o poder de DEUS serão derramados sobre Seus filhos." O Grande Conflito, pág. 464.

"O grande derramamento do ESPÍRITO DE DEUS, o qual ilumina a Terra toda com Sua glória, não há de ter lugar enquanto não tivermos um povo esclarecido, que conheça por experiência o que seja ser cooperador de DEUS. Quando tivermos uma consagração completa, de todo o coração, ao serviço de CRISTO, DEUS reconhecerá esse fato mediante um derramamento, sem medida, de Seu Espírito; mas isso não acontecerá enquanto a maior parte dos membros da igreja não forem cooperadores de DEUS." - Serviço Cristão, pág. 253.

A preocupação da Igreja Adventista do Sétimo Dia, não deveria ser apenas a pregação do evangelho, mas a busca pessoal, por parte de cada membro, da presença de DEUS em suas vidas. Isso não quer dizer que devamos deixar de pregar o evangelho, de maneira nenhuma. Quer dizer que quanto mais perto de DEUS estivermos, mais poder receberemos do Céu. É o poder de DEUS, a direção do ESPÍRITO SANTO, que fará com que o evangelho seja, realmente, pregado a todo o mundo. Esforços humanos resultam apenas no que tem acontecido muitas vezes: Um grande número de pessoas sendo batizadas enquanto outras tantas deixam a igreja, seguindo pelo caminho da apostasia. Está escrito que "O mundo ficará convencido, não pelo que o púlpito ensina, mas pelo que a igreja vive. O ministério anuncia do púlpito a teoria do evangelho; a piedade prática da igreja demonstra seu poder." Serviço Cristão Pág. 67.

Falta na igreja o que foi mencionado na profecia: "tal avivamento da primitiva piedade como não fora testemunhado desde os tempos apostólicos. O ESPÍRITO e o poder de DEUS serão derramados sobre Seus filhos." O Grande Conflito, pág. 464.

Esse "avivamento da primitiva piedade" depende do ressurgimento de duas coisas que desapareceram quase que completamente da igreja: Compaixão e Comprometimento. Essas duas palavras resumem muito mais do que podem aparentar. Querem ver como isso é verdade?

Quais são os seus melhores amigos não adventistas? Cite os nomes de alguns. Imagine, apenas imagine que você, de alguma maneira, ficasse sabendo do que vai acontecer com um daqueles seus amigos, que ele iria morrer, talvez em um atropelamento, um assalto, ou qualquer outra coisa, e você tivesse a possibilidade de evitar isso, o que você faria? Até que ponto você se esforçaria para salvar o seu amigo?

Se uma pessoa sabe de que a vida de alguém corre perigo, não faz nada para evitar e a pessoa morre, pela legislação de nosso país ela é seria condenada a uma pena de 1 a 3 anos de detenção por homicídio culposo. Isso está estabelecido nos artigos 18 e 121 do Código Penal.

Você sabia que a grande maioria dos seus amigos, muitos parentes, e a esmagadora maioria das pessoas com as quais você entra em contato todos os dias vai morrer? Para quantas dessas pessoas você já disse que "o salário do pecado é a morte", que JESUS vai voltar em breve e que elas podem se salvar? Quantas pessoas que você conheceu morreram nos últimos 5 ou 10 anos? Quanta chance tiveram essas pessoas de mudar de vida? O que você está fazendo por seus amigos que vão morrer? Está escrito: "Quando eu disser ao ímpio: Certamente morrerás; se não o avisares, nem falares para avisar o ímpio acerca do seu mau caminho, a fim de salvares a sua vida, aquele ímpio morrerá na sua iniqüidade; mas o seu sangue, da tua mão o requererei." Ezequiel 3:18.

Só que as coisas não acabam aí! Fazemos um tremendo esforço para conquistarmos a confiança de um amigo, darmos o primeiro folheto ou revista e depois convidarmos para ir à igreja. Quase fazemos uma festa quando o tal amigo aceita estudar a Bíblia; contamos para os irmãos da igreja, pedimos orações em favor dessa pessoa e fazemos "das tripas coração" para que se decida pelo batismo.

Quando vemos a pessoa descendo às águas batismais nos emocionamos, choramos, ficamos felizes, alguns ficam tão eufóricos que só faltaria soltarem fogos de artifício! "Missão cumprida; tenho mais uma estrelinha na minha coroa".

A igreja, no começo, trata a pessoa como se fosse feita de vidro: com todo o cuidado porque é nova na fé! Com o passar do tempo, porém, quando a pessoa já faz "parte da turma", não recebe o mesmo cuidado e atenção que antes.

Encaremos a realidade: Todas as pessoas que são cortadas da igreja, por quebra dos mandamentos de DEUS ou por apostasia, um dia passaram pelas águas batismais e foram recebidas da mesma maneira e com a mesma alegria.

Quantas pessoas estiveram preocupadas com o que estava acontecendo na vida espiritual daquele irmão? Quantas pessoas tiveram por ele o zelo e o cuidado que um mãe teria para com o filho que mais ama? Quantos amigos procurariam salvar a vida espiritual dessa pessoa como o fariam pela namorada ou pelo namorado? Para muitos, na igreja, aquela pessoa não passa de mais um caso perdido, mas continua sendo aquela mesma pessoa que trouxe tanta alegria para a igreja quando se batizou e continua sendo alguém por quem CRISTO morreu. Contudo, não falta indiferença no coração da maioria quando levantam as mãos naquelas reuniões tristes, para confirmar o voto da comissão da igreja, para excluir aquele pobre miserável.

O que essas pessoas significam para nós? Elas são almas ou troféus? Como cuidamos do seu crescimento espiritual? Quantas pessoas são batizadas sem terem recebido o devido preparo e entram muito fracas na igreja, deixando de ser atendidas pelos irmãos que deveriam torná-las fortes? Não é sem razão que muitos brincam, dizendo que costumamos abrir a porta da frente da igreja e esquecemos de fechar a porta dos fundos. Sim, para muitas pessoas, a passagem pela igreja tem sido tão rápida, que poderíamos ironizar que mal tiveram tempo de se sentar; passaram direto!

Isso não quer dizer que o pecado deva ser tolerado, de maneira nenhuma. O pecado TEM que ser chamado pelo nome correto. Mas não podemos nos esquecer de amar ao pecador. Muito sofrimento poderia ser evitado se nossa profissão de fé fosse viva o bastante para sabermos amar as almas por quem CRISTO morreu, e cuidar para que não se percam, seja por não terem sido advertidas, seja por não terem sido cuidadas. É essa a igreja que espera o derramamento do ESPÍRITO SANTO, que aguarda a Chuva Serôdia? Uma igreja que não tem comprometimento? É, é essa mesmo!

Mas não é só falta de comprometimento; é também falta de compaixão! Quantas pessoas sofredoras se decepcionam e dizem que não há amor na igreja! Quando uma pessoa diz isso, sempre se levanta alguém para dizer que as coisas não são bem assim, que isso não é verdade, que, na maioria das vezes, não passaria de um mal-entendido.

A grande verdade, porém, é que só fala isso quem nunca passou por dificuldades, precisou de ajuda e encontrou uma porta fechada! Muitas pessoas descobriram que a melhor forma de fazer os amigos desapareçam foi dizer para eles que estava passando por dificuldades. Nessas horas muitos amigos descobrem têm algum "compromisso importante" marcado. Quando aquele irmãozinho com problemas consegue falar sobre isso com alguém, a resposta é sempre a mesma: "Coitado! Eu vou orar por você. Você vai ver, DEUS vai te abençoar e vai dar tudo certo. Pode deixar, eu vou orar por você!"

Não bastando a culpa pela falta de compaixão, a maioria desses "especialistas" em oração acrescenta a culpa de se tornarem mentirosos, porque nem orar oram. Quando oram, muitas vezes, o fazem apenas para cumprir com a palavra, mas aquela oração não leva o sentimento sincero de seu coração. Se o irmão não foi "abençoado", "que pena! Paciência; pelo mesmo minha obrigação eu fiz: orei por ele."

Somos, muitas vezes, tremendamente hipócritas, pois vivemos citando textos bíblicos dos quais nem conhecemos o significados. Querem um exemplo? Tiago 2:17: "Assim também a fé, se não tiver obras, é morta em si mesma." Para que usamos esse texto quando estamos dando um estudos bíblicos? Não é apara ensinarmos aos estudantes que devemos guardar os mandamentos, pois "a fé, se não tiver obras, é morta em si mesma"?

Quantas vezes já paramos para ler o verdadeiro contexto desse versículo? Vocês já se deram conta de que não é simplesmente da guarda dos mandamentos que o apóstolo está falando? Leiamos o texto todo, sem pular nada: "Que proveito há, meus irmãos se alguém disser que tem fé e não tiver obras? Porventura essa fé pode salvá-lo? Se um irmão ou uma irmã estiverem nus e tiverem falta de mantimento cotidiano, e algum de vós lhes disser: Ide em paz, aquentai-vos e fartai-vos; e não lhes derdes as coisas necessárias para o corpo, que proveito há nisso? Assim também a fé, se não tiver obras, é morta em si mesma. Mas dirá alguém: Tu tens fé, e eu tenho obras; mostra-me a tua fé sem as obras, e eu te mostrarei a minha fé pelas minhas obras. Crês tu que DEUS é um só? Fazes bem; os demônios também o crêem, e estremecem." Tiago 2:14-19.

Muitas vezes, quando lemos esse texto para ensinar a guarda dos mandamento a outras pessoas, o próprio DEUS pode estar dizendo a nosso respeito: "...repousas na lei, e te glorias em DEUS; e conheces a Sua vontade e aprovas as coisas excelentes, sendo instruído na lei... que tens na lei a forma da ciência e da verdade; tu, pois, que ensinas a outrem, não te ensinas a ti mesmo?" (Romanos 2:17-21) "devíeis, porém, fazer estas coisas, sem omitir aquelas" (Mateus 23:23). "Pelas tuas palavras serás condenado." (Mateus 12:37).

Quando lemos há, poucos minutos atrás, sobre um "avivamento da primitiva piedade como não fora testemunhado desde os tempos apostólicos" (O Grande Conflito, pág. 464), alguns devem ter ficado curiosos, querendo saber como foi isso. Está escrito: "Todos os que criam estavam unidos e tinham tudo em comum. E vendiam suas propriedades e bens e os repartiam por todos, segundo a necessidade de cada um". Atos 2:44 e 45. "Da multidão dos que criam, era um só o coração e uma só a alma, e ninguém dizia que coisa alguma das que possuía era sua própria, mas todas as coisas lhes eram comuns. Pois não havia entre eles necessitado algum; porque todos os que possuíam terras ou casas, vendendo-as, traziam o preço do que vendiam e o depositavam aos pés dos apóstolos. E se repartia a qualquer um que tivesse necessidade". Atos 4:32-35. A coisa era tão séria que, quando Ananias e Safira fingiram ter a mesma piedade, morreram pelo juízo divino. Atos 5:1-16.

Gandi disse, certa vez: "não sou cristão por causa dos cristãos". Somos, aqui, obrigados a nos lembrar novamente das palavras da pena inspirada: "O mundo ficará convencido, não pelo que o púlpito ensina, mas pelo que a igreja vive. O ministério anuncia do púlpito a teoria do evangelho; a piedade prática da igreja demonstra seu poder." Serviço Cristão Pág. 67.

Talvez alguns achem que esta mensagem é pesada demais. Deixem-me citar-lhes a resposta a isso vinda da pena inspirada: "... "És tu o perturbador de Israel?" ... Há muitos professos cristãos que, se expressassem seus reais sentimentos, diriam: Que necessidade há de falar tão claramente? Seria o mesmo que perguntar: Que necessidade havia de João Batista dizer aos fariseus: "Raça de víboras, quem vos ensinou a fugir da ira que está para vir?" Lucas 3:7. Que necessidade tinha ele de provocar a ira de Herodias dizendo a Herodes que não lhe era lícito possuir a mulher de seu irmão? O precursor de CRISTO perdeu a vida por falar claramente. Por que não podia ele ter prosseguido sem incorrer no desprazer dos que estavam vivendo em pecado?

Assim homens que deviam permanecer como fiéis guardiões da lei de DEUS têm argumentado, a ponto de a astúcia tomar o lugar da fidelidade, e o pecado ser deixado sem reprovação. Quando será a voz da fiel reprovação ouvida uma vez mais na igreja?" - Profetas e Reis págs. 139-141.

"Há necessidade hoje da voz de severa repreensão, pois graves pecados têm separado de DEUS o povo. A infidelidade está depressa tornando-se moda." Idem.

Falando ainda sobre o testemunho direto que determinaria "a sacudidura entre o povo de DEUS," Ellen White escreveu ainda: "Vi que o testemunho da Testemunha verdadeira não teve a metade da atenção que deveria ter. O solene testemunho de que depende o destino da igreja tem sido apreciado de modo leviano, se não desatendido de todo. Tal testemunho deve operar profundo arrependimento; todos os que o recebem de verdade, obedecer-lhe-ão e serão purificados." - Primeiros Escritos, pág. 270.

Está mais do que claro que é preciso que haja um reavivamento espiritual sério na igreja. Todos nós já entendemos isso perfeitamente. Paira, no entanto, na mente de muitos, a pergunta: Quando é que isso vai começar a acontecer? Quando a mais desejada de todas as mudanças irá ter seu início, para que o ESPÍRITO SANTO possa ser derramado sobre a igreja?

DEUS, é tão bom, tão misericordioso, tão cuidadoso com seus filhos, que deixou uma mensagem através da pena inspirada, dizendo quando estaríamos chegando perto, muito perto mesmo do fim do tempo da graça. Muitos podem estar espantados por ouvirem a afirmação de que há um sinal, contido nos escritos do Espírito de Profecia, que indica a proximidade do fechamento da porta da graça. Mas, isso não é nada! Vão ficar muito mais espantados ainda quando souberem que a profecia que anunciou a proximidade da terminação da graça, deixou como sinal a música que seria usada na igreja quando o fim estivesse às portas.

Dá para acreditar que a pena inspirada anunciou que, pouco antes do fim do tempo da graça, na igreja, haveria música barulhenta, chegando a ter gritos, que haveria tambores na música, e deu a entender ainda que a mesma teria ritmo de dança? Dá para acreditar que a mesma profecia anunciou que essas músicas deixariam as pessoas tão confusas, ao ponto de não saberem o que é certo ou errado, enquanto muitos diriam que as mesmas seriam obra do ESPÍRITO SANTO?

Alguns podem estar dizendo: "Não é possível! Não pode ser verdade que existe algo assim escrito!" Pois é verdade! Ellen White escreveu, por instrução divina que essas coisa "haviam de ocorrer imediatamente antes da terminação da graça. Demonstrar-se-á tudo quanto é estranho. Haverá gritos com tambores, música e dança. Os sentidos dos seres racionais ficarão tão confundidos que não se pode confiar neles quanto a decisões retas. E isto será chamado operação do ESPÍRITO SANTO." Mensagens Escolhidas, vol. 2, pág. 36.

Alguns devem estar de boca aberta, talvez imaginando se não haveria algum engano. Será que esse texto não se refere à musica do mundo ou de outras igrejas? A resposta é não! A pena inspirada advertiu que essa espécie de música "seria introduzida em nossas reuniões..." Mensagens Escolhidas Vol. 2, pág. 36.

Eu pergunto: isso não parece familiar? Vocês nunca viram nada parecido? Músicas barulhentas, com tambores e em ritmo de dança dentro da igreja enquanto muitos dizem que isso é obra do ESPÍRITO SANTO?!

Alguém perguntaria: "Como pode ser isso se essas músicas são usadas até em semanas de oração e em reuniões de reavivamento espiritual?" A pena inspirada esclarece: "Os que participam do suposto reavivamento recebem impressões que os levam ao sabor do vento... Nenhuma animação deve ser dada a tal espécie de culto." Mensagens Escolhidas Vol. 2, pág. 37.

Ela disse ainda que isso não é obra do ESPÍRITO SANTO; é de outro espírito. Vejam suas palavras: "O ESPÍRITO SANTO nunca Se revela por tais métodos, em tal balbúrdia de ruído. Isso é uma invenção de Satanás para encobrir seus engenhosos métodos para anular o efeito da pura, sincera, elevadora, enobrecedora e santificante verdade para este tempo." Mensagens Escolhidas Volume 2, pág. 36.

Vocês já conheciam esse texto? "As convocações da igreja, como nas reuniões campais, as assembléias da igreja local, e todas as ocasiões em que há trabalho pessoal em favor das almas, são oportunidades determinadas por DEUS para dar tanto a chuva temporã como a serôdia." Testemunhos Para Ministros e Obreiros Evangélicos, pág. 508.

Comparem o contraste do mesmo com este outro, falando sobre a música de nossos dias e digam se a mesma favorece para que a predição anterior se cumpra: "O SENHOR mostrou-me que seriam introduzidos em nossas reuniões campais teorias e métodos errôneos, e que a história do passado se repetiria. Senti-me grandemente aflita.

Fui instruída a dizer que, nessas demonstrações, acham-se presentes demônios em forma de homens, trabalhando com todo o engenho que Satanás pode empregar para tornar a verdade desagradável às pessoas sensatas; que o inimigo estava procurando arranjar as coisas de maneira que as reuniões campais, que têm sido o meio de levar a verdade da terceira mensagem angélica perante as multidões, venha a perder sua força e influência. ... Assim busca Satanás pôr seu selo sobre a obra que DEUS quer que se destaque em pureza...

"O ESPÍRITO SANTO nada tem que ver com tal confusão de ruído e multidão de sons... Satanás opera entre a algazarra e a confusão de tal música, a qual, devidamente dirigida, seria um louvor e glória para DEUS. Ele torna seu efeito qual venenoso aguilhão da serpente." Mensagens Escolhidas Vol. 2, pág. 37.

Eu quero fazer a vocês uma pergunta: O que vocês achariam de fazemos uma coleta e comprarmos uma bateria para colocar aqui na sua igreja? Uma bem bonita, toda vermelha com bordas douradas?! Seria interessante? Quantos acham que seria uma boa idéia?

Respondam-me uma pergunta: Se não podemos colocar uma bateria dentro da igreja e tocá-la pra valer, com que direito a colocamos nas caixas acústicas da igreja, através de CDs e play-backs? Será que nosso DEUS é surdo? Ou será que "o que os olhos não vêem o coração não sente"?

Será que está certa, ainda, a nossa postura quando convidamos amigos para que venham à igreja para aqui aprenderem e se prepararem para o céu, mas lhes oferecemos um ambiente que irá acostumá-las a uma espécie de música que não existe lá? Não é o céu que deve se adaptar a nós, nós é que devemos nos adaptar ao ele, se é que queremos estar lá. Não podemos, ainda que bem intencionados, enganar às pessoas oferecendo-lhes um céu imaginário, com músicas parecidas com as que eles já têm no mundo. Para que elas precisariam vir para a igreja? Para serem diferentes? Diferentes de que, se pretendermos ser iguais ao mundo?

Vejamos o que nos diz a pena inspirada sobre isso: "Essas coisas que aconteceram no passado hão de ocorrer no futuro. Satanás fará da música um laço... " Mensagens Escolhidas Vol. 2, pág. 38.

Ainda na pág. pág. 36, do livro Mensagens Escolhidas vol. 2 Ellen White diz que "as forças das instrumentalidades satânicas misturam-se com o alarido e barulho, para ter um carnaval, e isto é chamado de operação do ESPÍRITO SANTO."

A igreja está, hoje, totalmente desinformada. Algumas pessoas têm usado textos bíblicos, erroneamente, sem ter real conhecimento da verdade. Citam casos como o do transporte da arca para Jerusalém, nos dias do rei Davi, a cântico de Míriam, junto ao Mar Vermelho ou alguns versos no livro de salmos, sem saberem o que estão falando. Consideremos, rápida e resumidamente, apenas um dos casos: Ao citar o uso de tamboris e pandeiros, no caso do transporte da arca, essas pessoas não prestaram atenção no fato de que foi nessa ocasião que Uzá morreu pelo juízo divino, e nem no fato de que os tamboris e pandeiros foram tirados, não foram mais usados, no restante do trajeto, quando a arca foi, finalmente, levada até Jerusalém. Dessa forma, a desinformação e a vontade de satisfazer ao próprio gosto pervertido tem levado muitas pessoas a usarem outros textos ainda, para imporem suas próprias idéias, sem saberem que estão fazendo a obra do inimigo.

Essas pessoas não sabem que muitos escritores modernos, que não têm qualquer vínculo com a Igreja Adventista do Sétimo Dia, homens de ciência, após cuidadosas pesquisas, têm afirmado que os tambores são elementos essenciais dos cultos pagãos, dizendo ainda que são a principal ferramenta para estabelecer "contato com o mundo dos espíritos". Os defensores dos tambores nem ao menos sabem que Ellen White escreveu a esse respeito: "Esses ... foram arrastados por um engano espírita." - Evangelismo, p. 595. Teria sido sem razão que ela escreveu: "Fui instruída a dizer que, nessas demonstrações, acham-se presentes demônios em forma de homens..."? Mensagens Escolhidas, vol. 2, pág. 37.

Está escrito: "Não podeis beber do cálice do SENHOR e do cálice de demônios; não podeis participar da mesa do SENHOR e da mesa de demônios. Ou provocaremos a zelos o SENHOR? Somos, porventura, mais fortes do que Ele?" I Cor. 10:21-22.

"Coisa alguma há, mais ofensiva aos olhos de DEUS, do que uma exibição de música instrumental, quando os que nela tomam parte não são consagrados, não estão fazendo em seu coração melodia para o SENHOR... Não temos tempo agora para gastar em buscar as coisas que agradam unicamente aos sentidos." Review and Herald, 14 de novembro de 1899. - Evangelismo, pág. 510.

A música chegaria (e chegou) às raias da idolatria. Ellen White escreveu: "A música é o ídolo adorado por muitos professos cristãos observadores do sábado. Satanás não faz objeções à música, uma vez que a possa tornar um caminho de acesso à mente dos jovens." - Testimonies, vol. 1, p. 506.

Já observaram o que acontece quando são anunciados programas especiais de música? Se é um "Sé da Silva" vindo de sei lá onde, muitos preferem tirar a tarde de sábado para dormir ou passear. Mas, se é um grande "astro" ou "estrela" da "MPA", a "Música Popular Adventista", chegam até a organizar caravanas para que ninguém perca o "espetáculo". Muitas vezes o irmão Sé da Silva, ou o conjunto "Sem Nome" da "Vila Sei Lá Onde", cantam boas músicas, colocando todo o coração no que estão fazendo. Mas, como "não são ninguém", talvez somente os anjos se importem realmente de estarem presentes e cantarem juntos.

Já no caso dos nossos grandes artistas, porque são famosos, têm vários CDs gravados, podem fazer qualquer "barbaridade" na frente que está tudo bem; eles são os tais! Em muitos casos, quando termina o exibicionismo, poucas palavras do barulho a que se chamou música podem ser lembradas. Não faltam, no entanto, aqueles que elogiam e pedem autógrafos, enquanto os demônios cantam vitória por mais um ponto que marcaram. Estamos procurando boas músicas e verdadeiro louvor a DEUS ou estamos correndo atrás de celebridades?

Alguém poderia dizer: Mas as pessoas precisam de novidades, de coisas novas, modernas, especialmente para "segurar" os jovens na igreja. Coitados dos nossos jovens! Parece que estão tentando coagi-los a irem para um céu que não agrada a alguns deles! E a liberdade de escolha, o livre arbítrio? Estaremos tirando deles um direito que o próprio DEUS não pretende tirar?

Na Revista Adventista de setembro de 1985 lemos: "Hoje parece que muitos, mesmo pastores, se acostumaram a conviver com a música popular religiosa no lar, na escola e na igreja. Não querem se indispor com algum compositor ou intérprete; temem tornar-se antipáticos aos jovens, ou algum administrador, evangelista ou líder J.A. Às vezes não sabem, não conhecem, e acabam também desenvolvendo o gosto e se esquecem da responsabilidade."

"É, porém, dever de quem lidera saber que música é aceitável e qual não; jamais diminuir a importância do assunto; entender que o gosto nem sempre é guia seguro; e, sobretudo, saber que 'pais cristãos e líderes da Igreja prestam um grande desserviço aos jovens quando obscurecem a distinção entre a música aceitável e a não aceitável, e toleram uma baixa qualidade de música e apresentação dentro do contexto da igreja, a fim de manter os jovens na igreja!"

"A igreja nunca presta um serviço ao pecador comprometendo-se com o mundo. É melhor que os não regenerados permaneçam fora da igreja até que se submetam aos princípios da igreja, do que ela se tornar semelhante ao mundo, alistando como membros aqueles que desejam trazer suas normas, seus costumes e gostos" - Pastor Kenneth Wood - Citado pelo Pr. e Prof. Dario P. Araújo. (clique aqui para acessar o artigo original)

Falando ainda a respeito da música, ainda na pág. 38 do livro Mensagens Escolhidas, vol. 2, Ellen White disse que "a comichão do desejo de dar origem a algo de novo dá em resultado doutrinas estranhas, e destrói largamente a influência dos que seriam uma força para o bem, caso mantivessem firme o princípio de sua confiança na verdade que o SENHOR lhes dera." Ela disse ainda que "é melhor NUNCA ter o culto do SENHOR misturado com música do que usar instrumentos músicos para fazer a obra que, foi-me apresentado em janeiro último, seria introduzida em nossas reuniões..." Mensagens Escolhidas Vol. 2, pág. 36. - grifo nosso.

A desinformação é gigantesca. Quantos dos leitores sabiam, por exemplo, que a Conferência Geral da Igreja Adventista do Sétimo Dia tem um documento oficial falando sobre a música, votado e aprovado, denominado Filosofia Adventista de Música? Sabem há quanto tempo esse documento existe? Há "apenas" 32ANOS! Desde o Concílio Outonal de 1972.

E não adianta, simplesmente, querermos lançar a culpa sobre a liderança da igreja. Todos estamos no mesmo barco, todos temos o mesmo problema para enfrentar. Imaginem o que aconteceria se viesse uma ordem de alguma associação, para que fosse feita uma mudança radical na música da igreja, o que aconteceria? O pastor transmitiria o recado e seria, imediatamente, considerado radical, extremista, "linha dura", etc. O que tem que ser feito é exatamente o que está sendo feito com este trabalho: A igreja tem que ser orientada, conscientizada, informada sobre a verdade, com todos os detalhes. Então sim, igreja e ministério, poderão trabalhar juntos, de mãos dadas, para que a música possa, realmente, melhorar. O primeiro passo é a informação e o conhecimento.

Considerem estas palavras, do livro Música, Adventismo e Eternidade, do Pastor e Professor Dario Araújo: "A Testemunha Fiel e Verdadeira observa e nota com pesar que nem um em vinte está preparado para a trasladação. ... Apesar de saberem que o caráter e os gostos não serão transformados pela ressurreição ou trasladação, não estão preocupados em já se acostumarem aqui com as coisas celestes. De tanto permitirem que sua mente e sensibilidade sejam queimadas com a música mundana de hoje, "as vozes dos anjos e a música de suas harpas não lhes agradariam. Para sua mente, a ciência do Céu seria um enigma" (Parábolas de JESUS pág. 364). Baterias, guitarras, saxofones, contrabaixos, sintetizadores em ritmos loucos fizeram com que seus conceitos de beleza descessem tanto que são agora incapazes de apreciar a beleza dos coros celestes.... Aqueles que se apegaram ao gosto pela música híbrida e desvirtuada, não achariam a música do céu "legal", e por isso lá não estarão." Música, Adventismo e Eternidade - págs. 81 e 82.

"A crise aproxima-se rapidamente. Quase é vindo o tempo da visitação de DEUS.... A ordem é: "Passa pelo meio da cidade, pelo meio de Jerusalém, e marca com um sinal as testas dos homens que suspiram e que gemem por causa de todas as abominações que se cometem no meio dela." Ezequiel 9:4. Esses que suspiram e gemem haviam estado a pregar as palavras da vida; haviam reprovado, aconselhado e suplicado. Alguns dos que estavam desonrando a DEUS, arrependeram-se e humilharam o coração diante dele. Mas a glória do SENHOR apartara-se de Israel; se bem que muitos ainda continuassem as formas da religião, faltava Seu poder e Sua presença. ...

"Ao passo que outros procuram lançar uma capa sobre o mal existente, e desculpam a grande impiedade reinante em toda parte, os que têm zelo pela honra de DEUS e amor pelas almas, não se calarão a fim de granjear o favor de ninguém.... Lamentam-se e afligem sua alma porque se encontram na igreja orgulho, avareza, egoísmo e engano quase de toda espécie. O Espírito de DEUS, que impulsiona a aceitar a reprovação, é espezinhado, ao passo que os servos de Satanás triunfam. DEUS é desonrado, a verdade tornada de nenhum efeito.

"A classe que não se entristece por seu próprio declínio espiritual, nem chora sobre os pecados dos outros, será deixada sem o selo de DEUS. O SENHOR comissiona Seus mensageiros, os homens que têm armas destruidoras nas mãos: "Passai pela cidade após ele, e feri; não poupe o vosso olho, nem vos compadeçais. Matai velhos, jovens, e virgens, e meninos, e mulheres, até exterminá-los; mas a todo homem que tiver o sinal não vos chegueis; e começai pelo Meu santuário. E começaram pelos homens mais velhos que estavam diante da casa." Ezequiel 9:5 e 6.

"Vemos aí que a igreja - o santuário do SENHOR - foi a primeira a sentir o golpe da ira de DEUS. Os anciãos, aqueles a quem DEUS dera grande luz, e que haviam ocupado o lugar de depositários dos interesses espirituais do povo, haviam traído o seu depósito.... Os tempos mudaram. Estas palavras fortaleceram-lhes a incredulidade, e dizem: O SENHOR não fará bem nem mal. É demasiado misericordioso para visitar Seu povo em juízos. Assim, paz e segurança é o grito de homens que nunca mais erguerão a voz como trombeta para mostrar ao povo de DEUS suas transgressões, e à casa de Jacó os seus pecados. Esses cães mudos, que não querem ladrar, são aqueles que sentirão a justa vingança de um DEUS ofendido. Homens, virgens e crianças, todos perecerão juntos...

"Nem todos os que professam guardar o sábado serão selados. Muitos há, mesmo entre os que ensinam a verdade a outros, que não receberão na testa o selo de DEUS. Tinham a luz da verdade, souberam a vontade de seu Mestre, compreenderam todos os pontos de nossa fé, mas não tiveram as obras correspondentes." - Testemunhos Seletos Vol. 2 - Págs.: 64 - 69.

Que decisão tomaremos? Ficaremos esperando mudanças que não buscamos, pelas quais não lutamos? Continuaremos pregando "CRISTO vem, prepara-te", enquanto vivemos como se não tivéssemos pressa de que Ele realmente venha? Quantos, aqui, desejam começar hoje uma séria mudança em suas próprias vidas, um trabalho de preparo realmente sério? Quantos aqui desejam saber mais, para poderem se preparar melhor para o derramamento da Chuva Serôdia e para os eventos finais? Que DEUS nos ajude a vivermos à altura da fé que professamos.

segunda-feira, 19 de outubro de 2009

Apostasia Musical

Ha cada dia, fica mais preocupado com o estilo musical de nossa juventude. Antes de tornaren-se adventista, o que eles tinham como referencia musical era só lixo. e em aqui chegando, descobrem que a musica é praticamente a mesma. Só muda a letra, pois o ritmo e o gingado é o mesmo. Para os jovens, isso é o máximo, o que eles querem e gostam é de festa e barulho, e isto não tem faltado nos encontros sociais promovidos pelos nossos diretores e departamentais de jovens.
É esse o nosso estilo musical?... Essa musica barata que andam tocando na maioria de nossas reuniões, está de acordo com nossos principios?...
Quando eu pensava que tudo estava perdido, encontrei um artigo do pastor Elbio Meneses, presidente da Associação Catarinese, sobre musica. Peço licença ao pastor Elbio para publicar na integra em meu blog, para que os meus poucos leitores possam le-lo.

"Apostasia Musical" Preocupa Presidente de Campo

Pastor Élbio Menezes
Presidente da Associação Catarinense
QUEM CUMPRIRÁ A PROFECIA?
Profecia de 1901, indica surgimento de influências estranhas na adoração no tempo do fim.
Quero hoje apresentar uma profecia que tem sido objeto de minha preocupação nos últimos tempos. Foi feita por Ellen White, em Janeiro de 1901, e entre outras coisas, faz referência ao modo de adorar de um movimento adventista fanático que apareceu em Indiana (EUA), chamado de "Carne Santa". Seus participantes, achavam que na experiência do Getsêmani, Jesus obtivera uma "carne santa", isto é, como a de Adão antes da queda.
Durante os cultos, buscavam demonstrações físicas, e desenvolviam um alto grau de excitação com o uso de diversos instrumentos musicais (órgãos, flautas, violinos, tamborís, buzinas, e mesmo um grande tambor baixo), em som alto e estridente. Oravam e cantavam até que alguém da congregação caísse do assento, prostrado inconsciente. Vários reuniam-se à sua volta, cantando e orando, e quando esta pessoa voltava a si, era dito que havia obtido a "carne santa", não havendo mais a possibilidade de pecar, e nunca haveria de morrer. Dois pastores, Haskell e A.J. Breed, foram enviados à reunião campal deles em Munice, Indiana, que ocorreu entre os dias 13 a 23 de setembro de 1900, a fim de enfrentar o fanatismo.
Ellen G. White soube destes acontecimentos enquanto estava na Austrália, em janeiro de 1900, e, então, recebeu orientação de Deus quanto aos perigos destas práticas. Mas entre outras coisas que o Senhor lhe revelou sobre o assunto, o que mais me impressiona, é a comparação que Deus faz entre o que ocorria dentro do movimento e o que aconteceria no futuro entre o povo de Deus:
"...Demonstrar-se-á tudo quanto é estranho. Haverá gritos com tambores, músicas e dança. Os sentidos dos seres racionais ficarão tão confundidos que não se poderá confiar neles quanto as suas decisões retas. E isto será chamado operação do Espirito Santo"
"...Demonstrar-se-á tudo quanto é estranho. Haverá gritos com tambores, músicas e dança. Os sentidos dos seres racionais ficarão tão confundidos que não se poderá confiar neles quanto as suas decisões retas. E isto será chamado operação do Espirito Santo". Mensagens Escolhidas, Vol. 2, pg.36. (Grifo nosso). Um pouco antes, na mesma profecia, Ellen G. White aponta para o tempo em que estas manifestações voltariam a aparecer, afirmando: "o Senhor revelou-me que haviam de ter lugar imediatamente antes da terminação da graça". (Grifo nosso).
Note bem que nesta profecia, que foi escrita quando Ellen estava na Austrália, no ano de 1901 (mais precisamente no dia 17 de abril), Deus lhe revelou que estas coisas aconteceriam "imediatamente antes da terminação graça". À semelhança do que já ocorrera em Indiana, surgiria algo estranho, envolvendo "gritos com tambores, música e dança". Portanto, temos aí mais um sinal da proximidade da volta de Jesus, e precisamos estar atentos.
Mas qual é a preocupação de Deus com o seu povo?
Em toda a história da humanidade e do povo de Deus, vemos a adoração como estando no centro do conflito entre o bem e o mal. A adoração sempre foi o campo mais cobiçado de Satanás. A questão é: a quem adorar, e como adorar.
Após a queda, junto ao Éden, foi travado o primeiro combate sobre a maneira correta de adorar. Caim com os seus frutos, e Abel com o seu cordeiro. Caim, adorando como a sua mente carnal, orientava; Abel adorando como Deus havia ensinado (Gen. 4:3-8). Ao longo da história do povo de Israel a tentação foi constante, para afastarem-se da forma correta e do verdadeiro objeto de adoração (Deus). Chegaram ao ponto de entregar seus filhos ao deus Moloque como ato de adoração ( Jer. 32:35 e II Re 23:10). Satanás, quando se apresentou a Cristo no deserto, pretendia até entregar o mundo e seus habitantes de volta ao seu Dono, mas sempre à sua maneira, do seu jeito. "Tudo te darei se prostrado me adorares". ( Mt 4:9).
Meu querido companheiro cristão, uma das últimas batalhas que o povo de Deus terá que enfrentar, é a de decidir a quem adorar e como adorar. A adoração será o ponto de conflito entre o bem e o mal, e todos os cristãos, sinceros e falsos, estarão envolvidos neste conflito. Mas precisamos estar atentos, pois o inimigo nunca vem até nós de forma clara, aberta, e já declarando suas intenções. Sempre virá de forma velada, escondida, sem revelar a sua real intenção.
Querendo proteger a Igreja, Deus deixou uma profecia alertando sobre os problemas que enfrentaria bem perto da volta de Jesus. A profecia diz que nos cultos apareceriam "gritos com tambores, música e dança".
Satanás conhece o valor da música, e é por isso que faz tanto esforço para introduzir no culto estes elementos que, ao contrário de adorar ao Deus do céu, adoram a ele, o deus das trevas. Existem hoje músicas que nada mais são do que gritos estridentes, que ferem a muitos que as ouvem. Boa parte das músicas de agora não tem "tambores", mas tem a bateria, que leva alguns ao delírio e outros às lágrimas de tristeza; não tem "tambores", mas tem uma infinidade de instrumentos que são devidamente arranjados pelo inimigo dentro de alguns play-backs (nem todos).
Quando se termina a apresentação de algumas músicas com estas características, muitos não conseguem lembrar de uma frase sequer do texto, pois a 'gritaria', o barulho dos instrumentos, e a excitação dos sentimentos acabaram por ocultar a mensagem. O que presenciamos hoje em alguns corais e conjuntos, em minha opinião, é o cumprimento exato desta profecia. Assisti a uma apresentação, por exemplo, onde maestro e coralistas dançavam em pleno "culto".
Minha querida Igreja, a profecia vai ser cumprida, mas ai de quem a cumprir. Jesus disse que os escândalos viriam, mas "ai" daqueles por quem vierem (Lu 17:1). Esta forma errada de adoração seria introduzida nos cultos, mas ai daqueles que a introduzissem. Este "ai", foi pronunciado pelo dono da Igreja, Jesus Cristo.
O que me choca é que muitos hoje, não estão querendo enxergar o que de fato estão vendo, e outros, simplesmente não estão percebendo nada, ou melhor, não vêem mal nenhum neste tipo de música. Alguns chegam a dizer que os tempos mudaram, e que os jovens precisam de algo mais alegre. É verdade os tempos mudaram, mas estas mudanças não são, infelizmente, produzidas por Deus (Rom. 12:2). Não estou combatendo a música e o uso devido dos instrumentos na adoração, estou alertando acerca de um problema que aparece cada vez mais em nosso meio. Sinto uma profunda tristeza ao ver que em muitas de nossas reuniões esta profecia já está se cumprindo.
Para alguns grupos musicais o importante é o 'show', o espetáculo, e não a adoração a Deus. Para outros, o êxito da apresentação é medido pela reação dos espectadores, sendo sinal de sucesso o balançar das mãos, palmas acompanhando o ritmo, e ao final da música, à semelhança de qualquer banda de rock, a explosão da multidão em gritos e assobios. Estas reações, e eu mesmo já as presenciei, são semelhantes às que se vê nas reportagens de grupos musicais seculares, com a diferença de que pretende-se estar prestando um culto a Deus.
Note o que ainda diz Ellen White sobre este assunto: "O Espirito Santo nada tem que ver com tal confusão de ruído e da multidão de sons como me foram apresentados em janeiro último [referindo-se à música do movimento da "Carne Santa"]. Satanás opera entre a algazarra e a confusão de tal música, a qual, devidamente dirigida, seria um louvor e glória para Deus. Ele torna seu efeito qual venenoso aguilhão da serpente". Mensagens Escolhidas, Vol. 2, pág. 37.
Meu querido, é este o tipo de culto que vai levar alguém a aproximar-se de Deus? Ele mesmo já declarou que o Espírito Santo não tem nada a ver com tal confusão. É Satanás quem está ali, podendo usar até boas pessoas para que o verdadeiro culto não aconteça. Veja o terrível risco que se corre ao brincar com estas coisas: "Esses [em Indiana], foram arrastados por um engano espírita", afirmou a Ellen G. White, referindo-se ao episódio. (Evangelismo, pág. 595).
Até quando ficaremos covardemente calados diante do que está acontecendo em nosso meio? Quem vai se levantar e, com amor, ensinar a estes bons irmãos sobre qual é a vontade da Deus acerca deste assunto? Até quando seremos alimentados com músicas que não nos aproximam de Deus, mas nos ferem?
Eu suplico ao meu Deus que abra os nossos olhos para que vejamos o perigo que está nos rondando e o engano que Satanás está tentando introduzir em nosso meio, de forma sutil, lenta e gradual, muitas vezes. A profecia diz que haveriam muitos gritos, música e dança, mas a pergunta que cada filho de Deus precisa fazer é: serei eu o cumpridor desta profecia? Note o alerta feito por Deus: "Essas coisas que aconteceram no passado hão de ocorrer no futuro. Satanás fará da música um laço pela maneira por que é dirigida". Mensagens Escolhidas, Vol. 2, pág.38. (Grifo nosso). A profecia, feita a mais de cem anos, é mais um indício de que estamos vivendo no fim da história deste mundo. A profecia esta aí, mas quem a cumprirá?
Eu espero que nenhum de nós seja o cumpridor desta triste profecia, mas que as nossas músicas nos cultos, tenham um único objetivo, que é o de exaltar ao nosso Criador; que todos os que receberam de Deus o dom de cantar, usem-no somente para engrandecer ao Doador da voz e ao Criador da música; que Ele seja o único a ser louvado com as músicas apresentadas, e que os espectadores possam ao término da cada música, estar mais perto de Jesus; que a boa musica prevaleça em todas as nossas reuniões campais, congressos e camporis. Onde Deus for adorado, que ali tenhamos sempre o melhor, para o Melhor: Deus.
Fonte: http://www.ac.org.br/jornaladventista/artigos/index.htm

Uma mensagem a Garcia

Este artigo tem mais de cem anos que foi escrito e é sempre atual. Li-o a primeira vez faz mais de 30 anos e nunca me esqueci do conteúdo. O encontrei esses dias aqui na internet, e resolvi editar na integra no meu blog.

Uma Mensagem a García

Em todo este caso cubano, um homem se destaca no horizonte de minha memória como o planeta Marte no seu periélio. Quando irrompeu a guerra entre a Espanha e os Estados Unidos, o que importava a estes era comunicar-se rapidamente com o chefe dos insurretos, Garcia, que se sabia encontrar-se em alguma fortaleza no interior do sertão cubano, mas sem que se pudesse precisar exatamente onde. Era impossível comunicar-se com ele pelo correio ou pelo telégrafo. No entanto, o Presidente tinha que tratar de assegurar-se da sua colaboração, e isto o quanto antes. Que fazer?
Alguém lembrou ao Presidente: "Há um homem chamado Rowan; e se alguma pessoa é capaz de encontrar Garcia, há de ser Rowan ".
Rowan foi trazido à presença do Presidente, que lhe confiou uma carta com a incumbência de entregá-la a Garcia. De como este homem, Rowan, tomou a carta, meteu-a num invólucro impermeável, amarrou-a sobre o peito, e, após quatro dias, saltou, de um barco sem coberta, alta noite, nas costas de Cuba; de como se embrenhou no sertão, para depois de três semanas, surgir do outro . lado da ilha, tendo atravessado a pé um país hostil e entregando a carta a Garcia - são cousas que não vêm ao caso narrar aqui pormenorizadamente. O ponto que desejo frisar é este: Mac Kinley deu a Rowan uma carta para ser entregue a
Garcia; Rowan pegou da carta e nem sequer perguntou: " Onde é que ele está?"
Hosannah! Eis aí um homem cujo busto merecia ser fundido em bronze imarcescível e sua estátua colocada em cada escola do país. Não é de sabedoria livresca que a juventude precisa, nem instrução sobre isto ou aquilo. Precisa, sim, de um endurecimento das vértebras, para poder mostrar-se altivo no exercício de um cargo; para atuar com diligência, para dar conta do recado; para, em suma, levar uma mensagem a Garcia.
O General Garcia já não é deste mundo, mas há outros Garcias. A nenhum homem que se tenha empenhado em levar avante uma empresa, em que a ajuda de muitos se torne precisa, têm sido poupados momentos de verdadeiro desespero ante a imbecilidade de grande número de homens, ante a inabilidade ou falta de disposição de concentrar a mente numa determinada cousa e fazê-la.
Assistência irregular, desatenção tola, indiferença irritante e trabalho mal feito parecem ser a regra geral. Nenhum homem pode ser verdadeiramente bem sucedido, salvo se lançar mão de todos os meios ao seu alcance, quer da força, quer do suborno, para obrigar outros homens a ajudá-lo, a não ser que Deus Onipotente, na sua grande misericórdia, faça um milagre enviando-lhe como auxiliar um anjo de luz.
Leitor amigo, tu mesmo podes tirar a prova. Estás sentado no teu escritório, rodeado de meia dúzia de empregados. Pois bem, chama um deles e pede-lhe: "Queira ter a bondade de consultar a enciclopédia e de me fazer uma descrição sucinta da vida de Corrégio ".
Dar-se-á o caso do empregado dizer calmamente: "Sim, Senhor" e executar o que se lhe pediu?
Nada disso! Olhar-te-á perplexo e de soslaio para fazer uma ou mais das seguintes perguntas:
Quem é ele?
Que enciclopédia?
Onde é que está a enciclopédia? Fui eu acaso contratado para fazer isso ?
Não quer dizer Bismark?
E se Carlos o fizesse?
Já morreu?
Precisa disso com urgência?
Não será melhor que eu traga o livro para que o senhor mesmo procure o que quer?
Para que quer saber isso ?
E aposto dez contra um que, depois de haveres respondido a tais perguntas, e explicado a maneira de procurar os dados pedidos e a razão por que deles precisas, teu empregado irá pedir a um companheiro que o ajude a encontrar Garcia, e, depois voltará para te dizer que tal homem não existe. Evidentemente, pode ser que eu perca a aposta; mas, segundo a lei das médias, jogo na certa. Ora, se fores prudente, não te darás ao trabalho de explicar ao teu "ajudante" que Corrégio se escreve com "C" e não com "K ", mas limitar-te-ás a dizer meigamente, esboçando o melhor sorriso.` "Não faz mal; não se incomode ", e, dito isto, levantar-te-ás e procurarás tu mesmo. E esta incapacidade de atuar independentemente, esta inépcia moral, esta invalidez da vontade, esta atrofia de disposição de solicitamente se pôr em campo e agir - são as cousas que recuam para um futuro tão remoto o advento do socialismo puro. Se os homens não tomam a iniciativa de agir em seu próprio proveito, que farão quando o resultado do seu esforço redundar em benefício de todos? Por enquanto parece que os homens ainda precisam de ser feitorados. O que mantém muito empregado no seu posto e o faz trabalhar é o medo de se não o fizer, ser despedido no, fim do mês. Anuncia precisar de um taquígrafo, e nove entre dez candidatos à vaga não saberão ortografar nem pontuar - e; o que é mais, pensam que não é necessário sabê-lo.
Poderá uma pessoa destas escrever uma carta a Garcia?
"Vê aquele guarda-livros", dizia-me o chefe de uma grande, fábrica.
"Sim, que tem? "
"É um excelente guarda-livros. Contudo, se eu o mandasse, fazer um recado, talvez se desobrigasse da incumbência a contento, mas também podia muito bem ser que no caminho entrasse em duas ou três casas de bebidas, e que, quando chegasse ao seu destino, já não se recordasse da incumbência que lhe fora dada ".
Será possível confiar-se a um tal homem uma carta para entregá-la a Garcia?
Ultimamente temos ouvido muitas expressões sentimentais externando simpatia para com os pobres entes que mourejam de sol a sol, para com os infelizes desempregados à cata do trabalho honesto, e tudo isto, quase sempre, entremeado de muita palavra dura para com os homens que estão no poder.
Nada se diz do patrão que envelhece antes do tempo, num baldado esforço para induzir eternos desgostosos e descontentes a trabalhar conscienciosamente; nada se diz de sua longa e paciente procura de pessoal, que, no entanto, muitas vezes nada mais faz do que "matar o tempo ", logo que ele volta as costas. Não há empresa que não esteja despendindo pessoal que se mostre incapaz de zelar pelos seus interesses, a fim de substituílo por outro mais apto. E este processo de seleção por eliminação está se operando incessantemente, em tempos adversos, com a única diferença que, quando os tempos são maus e o trabalho escasseia, a seleção se faz mais escrupulosamente, pondo-se fora, para sempre, os incompetentes e os inaproveitáveis. É a lei da sobrevivência do mais apto. Cada patrão, no seu próprio interesse, trata somente de guardar os melhores - aqueles que podem levar uma mensagem a Garcia.
Conheço um homem de aptidões realmente brilhantes, mas sem a fibra precisa para gerir um negócio próprio e que ademais se torna completamente inútil para qualquer outra pessoa, devido à suspeita insana que constantemente abriga de que seu patrão o esteja oprimindo ou tencione oprimi-lo. Sem poder mandar, não tolera que alguém o mande. Se lhe fosse confiada uma mensagem a Garcia, retrucaria provavelmente: "Leve-a você mesmo".
Hoje este homem perambula errante pelas ruas em busca de trabalho, em quase petição de miséria. No entanto, ninguém que o conheça se aventura a dar-lhe trabalho porque é a personificação do descontentamento e do espírito de réplica. Refratário a qualquer conselho ou admoestação, a única cousa capaz de nele produzir algum efeito seria um bom pontapé dado com a ponta de uma bota de número 42, sola grossa e bico largo.
Sei, não resta dúvida, que um indivíduo moralmente aleijado como este, não é menos digno de compaixão que um fisicamente aleijado. Entretanto, nesta demonstração de compaixão, vertamos também uma lágrima pelos homens que se esforçam por levar avante uma grande empresa, cujas horas de trabalho não estão limitadas pelo som do apito e cujos cabelos ficam prematuramente encanecidos na incessante luta em que estão empenhados contra a indiferença desdenhosa, contra a imbecilidade crassa e a ingratidão atroz, justamente daqueles que, sem o seu espírito empreendedor, andariam famintos e sem lar.
Dar-se-á o caso de eu ter pintado a situação em cores demasiado carregadas? Pode ser que sim; mas, quando todo mundo se apraz em divagações quero lançar uma palavra de simpatia ao homem que imprime êxito a um empreendimento, ao homem que, a despeito de uma porção de impecilhos, sabe dirigir e coordenar os esforços de outros e que, após o triunfo, talvez verifique que nada ganhou; nada, salvo a sua mera subsistência.
Também eu carreguei marmitas e trabalhei como jornaleiro, como, também tenho sido patrão. Sei portanto, que alguma cousa se pode dizer de ambos os lados.
Não há excelência na pobreza de per si; farrapos não servem de recomendação. Nem todos os patrões são gananciosos e tiranos, da mesma forma que nem todos os pobres são virtuosos.
Todas as minhas simpatias pertencem ao homem que trabalha conscienciosamente, quer o patrão esteja, quer não. E o homem que, ao lhe ser confiada uma carta para Garcia, tranquilamente toma a missiva, sem fazer perguntas idiotas, e sem a intenção oculta de jogá-la na primeira sarjeta que encontrar, ou praticar qualquer outro feito que não seja entregá-la ao destinatário, esse homem nunca, fica "encostado" nem tem que se declarar em greve para, forçar um aumento de ordenado.
A civilização busca ansiosa, insistentemente, homem nestas condições. Tudo que um tal homem pedir, ser-lhe-á de conceder. Precisa-se dele em cada cidade, em cada vila, em cada lugarejo, em cada escritório, em cada oficina, em cada loja, fábrica ou venda. O grito do mundo inteiro praticamente se resume nisso: Precisa-se, e precisa-se com urgência de um homem capaz de levar uma mensagem a Garcia.

HELBERT HUBBARD

Postagens de Destaque