Seguidores

sábado, 31 de dezembro de 2011

Sermão de Casamento

Nos escritos de Salomão duas mulheres se destacam. Uma real, a outra, ideal. A primeira era a namorada do rei Salomão, mulher muito bonita, apaixonada, cheia de vontades. Mulher esta, que mexeu com a cabeça do Rei e o deixou loucamente apaixonado e com ela viveu um dos mais bonitos romances da Bíblia.

Encontramos esta mulher no livro de Cantares, que é um poema de amor - o mais lindo da Bíblia, dedicado a este romance e que portanto, fala da beleza desta mulher. A outra, é uma mulher idealizada por ele -  Salomão. Mulher trabalhadora, equilibrada, empreendedora, boa negociante, administradora, que sabia muito bem governar a casa, cuidar dos filhos, e que dava muito orgulho ao seu esposo.

Talvez esta segunda mulher fosse até a mesma, digo a primeira, depois de amadurecida. Esta segunda mulher a encontramos no capítulo 31 do livro dos Provérbios. Quanto à primeira talvez, tenha sido a primeira esposa dele, Salomão. Com certeza foi a mulher que mais amou, e com quem fez um casamento sem interesses comerciais ou políticos, como acontecia nos casamentos das antigas dinastias.

Não temos informação detalhada do romance dos dois, pois o livro dos cânticos, já começa com palavras apaixonadas: “Beije-me ele com os beijos da sua boca; porque melhor é o seu amor do que o vinho...." Não sabemos, por exemplo, a idade dos dois, quanto tempo de namoro, detalhes da festa do casamento, nem a cidade onde foi feito o casamento. Não sabemos também os nomes dos pais da noiva. Os pais do noivo sabemos: Davi e Bate Seba.

Porém este mesmo livro nos dá um vislumbre deste romance, e dele podemos tirar lições valiosas para todo casal atual. Nas linhas deste livro, podemos vislumbrar um pouco do perfil dos dois. Sobre ela: era morena, muito bonita, romântica, tinha a auto-estima alta, era ciumenta, e emocionalmente instável, tinha irmãos, e trabalhava na roça. Ele: alvo, cabelos pretos, olhos claros, alto, forte, romântico, e era o Rei.

Nada sabemos de como começou o namoro. Talvez ele estivesse passeando pelos campos para ver os seus rebanhos, tenha visto aquela morena trabalhando em um, e tenha se apaixonado.

Que ela vivia no campo, não há dúvidas, pois todo o poema menciona coisas ligadas à natureza. Fala do dia, da noite, do sol, do vento norte, do vento sul. Fala de árvores, cita a macieira, os cedros, a figueira, a hena, o nardo, o açafrão, o cálamo e o cinamomo. Não esquece dos frutos: maçãs, uvas, figos, romãs. Fala ainda dos animais, cabras, ovelhas, gazelas, pombas e raposas. Fala das mais lindas flores, a rosa e o lírio.

Enaltece o amor puro. Fala de beijos, abraços, comenta até o sabor de um beijo de língua: leite e mel. Menciona o êxtase e o desfalecimento de amor. Descreve ainda o romantismo de uma vida a dois em uma roça (vinha) próximo a um pequeno povoado, ou seja, todo o enredo do romance se passa em um povoado do interior.

Salomão e Sulamita, viveram um romance, onde os dois não cansavam de se elogiar. Ele fazia elogios a ela. Elogiou a esposa 16 vezes. Elogiou o cabelo, a face, os olhos, a boca, a voz, os lábios, os dentes, o pescoço, os seios, o umbigo, as pernas, disse: Em ti não há defeito. Ela elogiou nele o nome, a cor, os olhos, as faces, os lábios, as mãos, a cintura, as pernas, e o falar, tudo.

Lições:

Noivos: Em todos os sermões de casamento há os inevitáveis conselhos aos noivos e com vocês não será diferente. Quero dividir estes conselhos com os demais casais aqui presente, talvez ajude algum deles em alguma coisa.

1. A importância do elogio: um casal que se elogia, que sabe admirar um ao outro, não tem como ser infeliz, pois todo ser humano é carente de reconhecimento. Esse é um dos segredos de um casamento feliz. Elogiar não só a beleza física, mas os valores, a personalidade, e as realizações. Guardem esta lição. Um casal que se ama, sabe reconhecer as qualidades um do outro, e faz questão de mencioná-las. Noivo, todos os dias de tua vida, diga a sua amada que ela é linda que você a ama. Mulher gosta disso. E você, Noiva, saiba reconhecer as qualidades do seu esposo, e fale a ele, faça-lhe elogios, todo homem gosta de reconhecimento

2. Auto-estima alta. Duas frases ditas pela Sulamita demonstram quanto ela se valorizava. Eu estou morena e formosa. Cap. 1:5. Eu sou a rosa de Sarom, eu sou o lírio dos vales. Cap. 2:1. Com estas palavras a Sulamita deixava claro quanto ela se estimava. Demonstrava a segurança que tinha em sua beleza. E isso é muito importante em uma relação conjugal. Quando em um casal, a esposa, ou o marido, não se auto-valoriza, começam os problemas. Se a mulher se acha feia, e acha as outras mais bonitas que ela, passa a ter ciúme do marido, pois começa a pensar que o marido também acha as outras mais bonitas que ela. E vice e versa. A Sulamita se achava linda. É certo que teve seu momento de modéstia quando quase pedindo desculpas disse. “Não olhe eu esta morena. O sol me queimou. Meus irmãos me obrigaram a vigiar a vinha ” cap. 1: 6. É assim que deve ser toda mulher. Ter segurança. Se achar o máximo. Se achar linda. Uma rosa, um lírio.

3. Simplicidade. Outro fator para a felicidade em um casamento é a simplicidade. A Sulamita como esposa do Rei, e um dos Reis mais poderosos do oriente, poderia ter exigido uma lua de mel em uma praia exótica, em alguma ilha do Caribe, ou mesmo no Golfo Pérsico, quem sabe em Dubai? Poderia exigir um hotel 5 estrelas, e uma criadagem para servi-la, no entanto, veja onde ela quis sua lua de mel. Cap. 7: 10-12.(ler) Vem, ó amado meu, saiamos ao campo, passemos as noites nas aldeias. 12 Levantemo-nos de manhã para ir às vinhas, vejamos se florescem as vides, se estão abertas as suas flores, e se as romãzeiras já estão em flor; ali te darei o meu amor. Note a frase: Ali te darei o meu amor. Onde? No campo, nas aldeias. Muitos acham que felicidade está em extravagâncias, em um lindo apartamento decorado, ou em uma linda mansão, com móveis lindos, quando na realidade a felicidade é o companheirismo, a presença um do outro, não importa a simplicidade do lugar. Que a felicidade de vocês seja a companhia um do outro, e não casa onde moram.

4. Não provocar um ao outro. A quarta lição do livro de Cantares, primordial para todo o casal, é não provocar um ao outro. Salomão um dia saiu de casa e não voltou. Cap. 3: 1-4. 1 De noite, em meu leito, busquei aquele a quem ama a minha alma; busquei-o, porém não o achei. 2 Levantar-me-ei, pois, e rodearei a cidade; pelas ruas e pelas praças buscarei aquele a quem ama a minha alma. Busquei-o, porém não o achei. 3 Encontraram-me os guardas que rondavam pela cidade; eu lhes perguntei: Vistes, porventura, aquele a quem ama a minha alma? 4 Apenas me tinha apartado deles, quando achei aquele a quem ama a minha alma; detive-o, e não o deixei ir embora, até que o introduzi na casa de minha mãe, na câmara daquela que me concebeu.

Fica a impressão que ele saiu de casa aborrecido, e as escondidas Ela saiu a procurá-lo. Quando o encontrou, deteve-o e não o deixou ir embora levou-o para a casa da mão dela. Ali, fizeram amor. Noutra vez ele se demorou até tarde, quando chegou em casa ela se recusou a abrir a porta. Já estava vestida para dormir, e não iria sujar os pés até o portão, ele foi embora. Quando ela percebeu que ele tinha ido embora, resolveu abrir a porta. Era tarde. Saiu outra vez à procura dele, não o encontrou, e os guardas na rua bateram nela e lhe tomara a capa. Isto é uma lição a todo o casal. Noivo. Não provoque sua esposa. Não saia de casa quando estiver aborrecido. Atitudes assim não resolvem problemas E quando for sair, diga a aonde vai e que horas chega. Não a deixe ansiosa. Se tiver que chegar atrasado, telefone, avise, dê noticia Se souber que ela não gosta de determinado atitude, não faça. Maridos, não provoquem suas esposas nem as deixe aflitas. Não faça nada que você sabe que a esposa não gosta. Procure chegar no horário combinado. Noiva não faça chantagem com o seu esposo Mulheres, não façam chantagem com vossos maridos. Algumas não se recusam a abrir a porta da casa, fecham é a porta do quarto e põe o coitado pra dormir no sofá.

5. Empreendedorismo. A outra mulher mencionada por Salomão, aquela do capítulo 31 do livro dos provérbios, não tem nada a ver com a mulher oriental, pelo menos aqueles estereótipos que conhecemos. Mulher submissa, vestida em uma burca, que se prostra ante o marido, o chama de senhor e casa-se contra a vontade, com quem o pai escolhe. A mulher idealizada por Salomão é uma mulher moderna, atual.

Comerciante no ramos de produtos importados. “É como os navios do negociante; de longe traz o seu pão”. Verso 14 “Prova e vê que é boa a sua mercadoria; e a sua lâmpada não se apaga de noite”.verso 18
Agricultora de grandes projetos agrícolas “Considera um campo, e compra-o; planta uma vinha com o fruto de suas mãos”. Verso 16 3.
Tinha uma industria no ramos de confecções “Faz para si cobertas; de linho fino e de púrpura é o seu vestido”. Verso 22 “Faz vestidos de linho, e vende-os, e entrega cintas aos mercadores”.verso 24 4.
É oradora brilhante “Abre a sua boca com sabedoria, e o ensino da benevolência está na sua língua”. Verso 26 5.
Tem um projeto social “Abre a mão para o pobre; sim, ao necessitado estende as suas mãos”. Verso 20 6.
Dona de casa dedicada “Olha pelo governo de sua casa, e nao come o pão da preguiça”. Verso 27 “Levantam-se seus filhos, e lhe chamam bem-aventurada, como também seu marido, que a louva": verso 28.

Estou citando isto para vocês a fim de lembrar que um casal moderno, os dois sente orgulho em ver as realizações pessoais um do outro e entre eles não há competição, mais esforço conjunto e desejo de crescer. Na visão bíblica de Salomão, a mulher nunca foi submissa, mas atuante em todas as esferas da vida do marido. Não há a mulher submissa ao homem nem o homem submisso à mulher, porém os dois são parceiros da jornada e amantes apaixonados.

6. Cuidado com as raposinhas 15 Apanhai-nos as raposas, as raposinhas, que fazem mal às vinhas; pois as nossas vinhas estão em flor. Cap. 2: 15 Na vida conjugal o que atrapalha não é grandes maldades feitas um ao outro, por que isto não acontece, são pequenas coisas: falta de atenção, indiferença, falta de romantismo, falta de cortesia, coisinhas pequenas, ou seja, as raposinhas. Cuidado com elas, queridos noivos. Vocês estão começando uma nova vida a partir de hoje.

Muita coisa vocês terão que aprender. Algumas são fundamentais:
a- O valor do elogio
b- A importância da auto-estima alta
c- Simplicidade
d- Não provocar um ao outro
e- Empreendedorismo. Disposição para o trabalho. Desejo de crescer. Dever de ambos
f- Ter cuidado com as raposinhas

A aplicação principal deixei para o final:

6. Aplicação espiritual. O livro de Cantares, por ser o poema de amor mais intenso da bíblia, e descrever a beleza do verdadeiro amor que deve existir entre um homem, e uma mulher; representa o verdadeiro amor que deve existir entre a igreja e Jesus. É uma alegoria. Uma parábola. O noivo, Jesus. A noiva a igreja. O lar de vocês deve ser uma igreja. Uma micro igreja e Jesus o noivo. Assim como a Sulamita buscou com todo empenho o noivo, até encontrá-lo, vocês devem buscar a Jesus diariamente. Nunca deixem Jesus de fora de vossa vida, vossos planos, vossos negócios, vossos sonhos E quando Jesus bater à porta, abram-na imediatamente, pois Ele mesmo o diz. “Eis que estou a porta e bato, se alguém ouvir a minha voz e abrir a porta, entrarei em sua casa, cearei com ele e ele comigo”.

Que Deus vos abençoe.

domingo, 25 de dezembro de 2011

Eis aqui o Homem!

Recebi a matéria abaixo da Dra. Aurinélia Martins Ribeiro, advogada e amiga minha lá de Colinas do Tocantins. A matéria chegou-me através de mensagens enviadas, dessas que circulam na nternet. Não me consta o autor da mesma, suponho até que seja da própria. O que sei é que é muito apropriada para a época natalina e tomo a liberdade de publicá-la neste espaço.

FELIZ NATAL A TODOS OS LEITORES DO BLOG DO NEZIN!


Você precisa de uma renovação, uma regeneração interior em seu ser? O Natal é isso. Mas que é Natal?

Pilatos, prefeito da província romana da Judeia dos anos 26 à 36 depois de Cristo, foi o juiz que, de acordo com a Bíblia, condenou Jesus a morrer na cruz, mesmo não encontrando nEle nenhuma culpa. Após avaliar Jesus, Pilatos mandou açoitá-Lo gratuita e injustamente, apresentou Cristo à multidão, com a coroa de espinhos na cabeça e um vestido de púrpura, dizendo: "Eis aqui o Homem."

Natal tem o sentido de "nascer", "originalmente destinado a celebrar o nascimento anual do Deus Sol no solstício de inverno (natalis invicti Solis), e adaptado pela Igreja Católica no terceiro século d.C., para permitir a conversão dos povos pagãos sob o domínio do Império Romano, passando a comemorar o nascimento de Jesus de Nazaré." http://pt.wikipedia.org/wiki/Natal

Mesmo não sendo 25 de dezembro a data oficial do nascimento de Jesus Cristo, reflita no significado deste Homem para os habitantes do planeta Terra. Na Bíblia, em Isaías capítulo 9 e verso 6 lemos: "Porque um Menino nos nasceu, um Filho se nos deu; e o principado (governo) está sobre os Seus ombros; e o Seu nome será: Maravilhoso, Conselheiro, Deus forte, Pai da eternidade, Príncipe da paz [Sar-Shalom]." A palavra “Maravilhoso” no hebraico em Isaías 9:6 denota algo extraordinário, inefável, além da compreensão humana.

Espiritualmente falando, Natal é, na verdade, uma experiência pessoal diária na qual ocorre uma mudança em nosso ser que nenhum psicólogo, psiquiatra, psicanalista, neurologista, neurocirurgião pode produzir. Carl Jung, citado pelo psicanalista Erich Fromm, diz que a religião, e eu diria, a religião do Natal verdadeiro, é uma experiência ligada ao, como diz Jung, "luminosum", uma referência à esta fantástica vivência que ilumina nosso ser e o eleva que é o Natal, como o despertar espiritual que certos membros do grupo dos Alcoólicos Anônimos conhecem muito bem. Quando o Natal é verdadeiro para eles, então podem dizer o que eu ouvi de uma ex-alcoólica que andava pelas ruas do Rio de Janeiro bêbada: “Não me pergunte como eu consegui parar de beber. Só sei que consegui.” Ela se referia ao Natal vivido dentro do AA. Este tipo de Natal liberta.

Você precisa de alguma libertação que nenhum médico pode lhe dar? O “Natal Pessoa”, Jesus Cristo lhe diz: "Vinde à Mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e Eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o Meu jugo, e aprendei de Mim, que Sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para as vossas almas (mentes). Porque o Meu jugo é suave e o Meu fardo é leve." Mateus 11:28-30.

A cruz tem dois paus. Um vertical e outro horizontal. Podemos inferir que o horizontal significa que há coisas que podem ser resolvidas pela intervenção humana, ou seja, o homem ajudando o homem. Isto pode ser numa relação médico-paciente, psicólogo-cliente, etc. Mas o pau vertical da cruz indica que há certas coisas em nossa vida, em nossa pessoa, que só podem ser resolvidas pela intervenção divina. Só através da Pessoa do Natal espiritual. Enquanto você não descobrir isto, provavelmente estará buscando meios e métodos humanos que se mostram impotentes.

Se é o seu caso, então seja humilde e aceite que você precisa do Natal, de um novo nascimento, de ser feito uma pessoa diferente e melhor e que há algo além do consciente seu, além do psicológico, que vai até o espiritual, que a Bíblia chama figurativamente de “coração”, que precisa de renovação, regeneração.

Como conseguir viver este tipo de Natal? Depende de três passos simples: (1) “Vinde a Mim”, diz Deus a você. Vá a Ele, diretamente, sem intercessores; (2) Converse espontaneamente com Ele (“Vinde e arrazoemos.” Isaías 1:18) e (3) Entregue-se totalmente a Ele, dizendo como o rei Davi: "Cria em mim, ó Deus, um coração puro, e renova em mim um espírito reto." Salmo 51:5.

Desejo um Natal deste tipo para você, um momento de cada vez, um dia de cada vez, sempre. Feliz Natal!

sábado, 24 de dezembro de 2011

Celebrando o Natal

Ellen White


E um anjo do Senhor desceu aonde eles estavam, e a glória do Senhor brilhou ao redor deles; e ficaram tomados de grande temor. O anjo, porém, lhes disse: Não temais; eis aqui vos trago boa nova de grande alegria, que o será para todo o povo. Luc. 2:9 e 10.

25 de dezembro há muito tempo tem sido comemorado como o dia do nascimento de Jesus, e... não é meu propósito afirmar ou pôr em dúvida a conveniência de celebrar esse acontecimento nesse dia, e, sim, demorar-me sobre a infância e a vida de nosso Salvador. É meu desígnio chamar a atenção das crianças para a maneira humilde pela qual o Redentor veio ao mundo.
Todo o Céu estava interessado no grande acontecimento da vinda de Cristo à Terra. Mensageiros celestiais vieram tornar conhecido o nascimento do Salvador por muito tempo prometido e esperado, aos humildes pastores que cuidavam de seus rebanhos durante a noite, nas planícies de Belém. A primeira manifestação que atraiu a atenção dos pastores por ocasião do nascimento do Salvador foi uma luz fulgurante nos céus estrelados, que os encheu de espanto e admiração. ...
Os pastores estupefatos quase não puderam compreender a preciosa mensagem que lhes foi transmitida pelos anjos, e quando a fulgurante luz se dissipara, disseram uns aos outros: "Vamos até Belém e vejamos os acontecimentos que o Senhor nos deu a conhecer. Foram apressadamente e acharam Maria e José e a criança deitada na manjedoura. E, vendo-O, divulgaram o que lhes tinha sido dito a respeito deste menino." Luc. 2:15-17.
Que incomparável amor Jesus manifestou por um mundo caído! Se os anjos cantaram porque o Salvador nasceu em Belém, nosso coração não há de ecoar o alegre estribilho: "Glória a Deus nas alturas, paz na Terra, boa vontade para com os homens"? Luc. 2:14. Conquanto não saibamos o dia exato do nascimento de Cristo, queremos honrar esse acontecimento sagrado. Não permita Deus que alguém seja tão curto de vistas que passe por alto esse acontecimento por haver incerteza a respeito do tempo exato. Façamos o que estiver ao nosso alcance para firmar a mente das crianças nessas coisas que são preciosas para todo aquele que ama a Jesus. Ensinemos-lhes como Jesus veio ao mundo trazer esperança, conforto, paz e felicidade a todos. ... Corresponda o coração de todos com mui grande alegria pelo inestimável dom do Filho de Deus. Review and Herald, 17 de dezembro de 1889.

sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

A primavera Árabe

Manuel Xavier de Lima

A primavera Árabe

O que é? Trata-se do movimento popular pró abertura os países árabes islâmicos. Eu diria que não só entre os povos árabes, mas entre os de regime político totalitário. O termo surgiu na Tunísia. Eu diria que não só entre os povos árabes, mas a primavera é uma tendência planetária. O periódico, Vida Nova, jornal dos obreiros jubilados da União Central Brasileira, já fez menção ao tema, abertura políticas em países totalitários, cujo título foi O efeito Gorbatchev. Vida Nova N° 01 ano 14, Pag. 02
O periódico citado referiu-se à queda da ditadura comunista no leste europeu nos anos oitenta, cujo resultado prático foi a liberdade em suas múltiplas formas, notadamente a liberdade de culto
Vitorias da Primavera
Na atual temporada, após o Egito, a Tunísia e agora a Líbia, a primavera avança em direção às próximas bolas da vez: Iêmen e Síria. No dia 20 de outubro último, com a captura do Cel. Muammar Kadafi ou Gaddafi, 69 anos 42 de ditadura de ferro, a Líbia tornou-se livre. As demais ditaduras no mundo precisam colocar as barbas de molho; a primavera merece respeito, porque emana do povo, e o povo unido vence.
Islamismo Radical x Moderado
O que impede a plenitude da primavera democrática entre as nações mulçumanas? É exatamente a ação radical daquela ala islamita terrorista criada Por Osama Bin Ladem e seus discípulos. Essa ala extremista representa apenas uma minoria dentre os cerca de 1 Bilhão e meio de seguidores no mundo. O Islamismo moderado é de paz (shalom). No Brasil, o melhor exemplo de convivência pacífica é visto na famosa rua 25 de março, SP, onde Árabes islâmicos ou não, Judeus, Brasileiros, outras etnias, um mosaico de crenças e filosofias convivem e se abraçam. O islamismo radical aplica na prática a letra e não o espírito da Sharia (conjunto de leis Islâmicas), visando a expansão islã pela força e a violência
Continuemos orando por liberdade de culto no planeta. Deus Se vale da primavera democrática para semear sua primavera do evangelho


Manuel Xavier de Lima é Teólogo, (Mestre em Teologia), Educador, Jornalista
adminstrador, foi presidente da igreja adventista de tres áreas administrativa. Associaão Brasil Central Goias, Associação do Mato Grosso e Associação Planalto Central em Brasilia. Foi pastor de vários distritos pastorais e por treze anos dedicou-se ao ensino como preceptor e diretor interno em nossos internatos

domingo, 11 de dezembro de 2011

Feliz Natal de Novo

Dra. Adelâine Batista

Foram quase 365 dias com 24 horas sem nenhum atraso.
Mais um ano está prestes a terminar e mais um natal para comemorar.
O natal já começa a ser iluminado por luzes brilhantes a piscar, indicando grandes festas, reencontros e muita alegria, além da principal comemoração o “nascimento” de Jesus.
Mas é assim mesmo o natal?
Que bom se fosse só festa e alegria, e, melhor fosse a principal comemoração uma realidade do natal.
Natal significa nascimento, e mais comum, conhecido mundialmente como o nascimento de Jesus. É, portanto comemorado no dia 25 de dezembro, não há como esquecer.
Indiscutível informação é que não há registro algum que aponta exatamente essa data como o nascimento de Jesus, mas também não vamos aqui “no nosso feliz natal” fazer estudos de quem nasceu mesmo nessa data ou ainda, se é certo ou errado comemorar o natal.
Não importa se um deus pagão ou Jesus Cristo nosso Salvador nasceu no dia 25 de dezembro, o importante é saber ser e estar feliz todos os dias do ano e chegar nesse dia de natal poder ser mais feliz ainda.
O Natal na verdade, deveria começar no dia em que nascemos, pelos cuidados especiais, amor e carinho que recebemos de nossos pais, avós, parentes e amigos.
A alegria do natal não deveria começar somente no fim de novembro quando pessoas decoram casas, ruas, praças, lojas e todos os ambientes se voltam para a perspectiva do Natal.
As pessoa deveriam buscar o espírito natalino no primeiro dia de cada ano, é esse o dia mais ideal para se planejar um natal feliz. Aproveitando o longo período e usar diversas formas para se ter um natal realmente feliz.
Você pode escolher fazer o bem o ano todo e chegar no dia de natal saturado de boas obras, feliz por completo. Você pode optar por: não fazer muitas dívidas durante o ano; não magoar pessoas; não desejar o mal; ser obediente as regras gerais da vida; firme em seus propósitos; pontual em suas obrigações; temente a Deus; leal com seu próximo; amante da vida, da paz, da alegria e das boas virtudes; manter uma saúde bem zelada, dentre muitas outras coisas.
Se durante todo o ano você conseguir se disciplinar, com certeza não precisará perder tempo planejando como ter um natal feliz, pois você já habituou a ser feliz, não perderá noites de sono pensando como encarar aquele parente ou amigo que você detesta ou que você magoou e, provavelmente, o mesmo estará no jantar de natal com a família.
Se encher seu coração de bons frutos durante todo o ano, você não precisará copiar na internet frases bonitas para escrever nos cartões de natal, pois seu coração estará cheio de verdades transbordantes em felicitações para oferecer à alguém.
Natal para muitos tem sido sinônimo de violência, desastre no trânsito, muitos gastos, muitas dívidas, recheado ainda de embriagues, envolto de desentendimentos profundos, brigas e mortes.
Para outros uma simples reunião de rotina anual com a família ou com os amigos.
Mas há aqueles que aproveitam o momento para falar do amor de Deus, fazer lindas peças teatrais e entoadas cantatas sobre Jesus, evangelismos, presentear familiares e amigos, brincadeiras diversas, ajudar pessoas carentes com cestas básicas, demonstrar gestos de caridade fraternal multiforme.
Mas saibamos, natal feliz de verdade é estar bem consigo mesmo, com Deus e com o próximo, e essa comunhão triuna não se adquire com um cartão de natal, nem com uma cesta básica, não se conquista com aquele aperto de mão ou abraço seguido da repetida frase “feliz natal”, não se conquista sequer com o mais caro dos presentes, não se conquista de uma noite para o
dia. FELIZ NATAL se conquista todos os dias que antecede ao dia 25 de dezembro!
FELIZ NATAL se conquista diuturnamente todos os dias de nossas vidas!
A felicidade é uma conquista diária, não há como se conquistar por completo em um só dia, menos ainda, fazer com que esse dia dure para sempre. Por isso, saibamos preparar nosso natal, fazendo o bem o ano inteiro, sendo prestativo com as pessoas, evitando fazer o mal, e não nos eximindo de fazer o bem, respeitando as pessoas, elogiando, reconhecendo,
perdoando, e acima de tudo, amando sem medida todos à nossa volta o ano inteiro!
Assim teremos um natal feliz, faremos um natal feliz e de coração aberto poderemos dizer e até gritar alto de consciência limpa e sem falsidade,

FELIZ NATALLLLLLLLLLLL. HÔ! HÔ! HÔ! HÔ!

Dra. Adelâine Batista é advogada e colaboradora deste

sábado, 10 de dezembro de 2011

QUEM É O ESPÍRITO SANTO ?

Billy Grahan

QUEM É O ESPÍRITO SANTO ?

Alguns anos atrás um professor de quinto ano perguntou aos alunos de sua classe se alguém poderia explicar o eletricidade. Um rapaz levantou a mão. O professor, perguntou: – Como você poderia explicar, Jimmy?
Jimmy coçou a cabeça, pensou, e respondeu: – Ontem à noite eu ainda sabia, mas agora esqueci!
O professor sacudiu tristemente a cabeça e disse para a classe: – Que tragédia! A única pessoa no mundo que já entendeu a eletricidade, e ele esqueceu!
Este professor está na mesma situação que você e eu quando estudamos a doutrina da Trindade. Aceitamos o fato de que a Espírito Santo é Deus, assim como o Pai e o Filho são Deus. Mas quando temos de explicar, estamos num beco sem saída. Nos últimos anos foi falado e escrito sobre a Espírito Santo possivelmente mais do que sobre qualquer outro terna religioso, excetuando o ocultismo. Isto aconteceu principalmente por causa da influência do movimento carismático, que tem sido chamado de "a terceira força" do cristianismo, ao lado do catolicismo e protestantismo. O movimento carismático mais recente, que tem algumas de suas origens no pentecostalismo histórico e dá ênfase ao Espírito Santo, este atualmente permeando profundamente a maioria das principais denominações, bem como o catolicismo. Podemos sentir como o assunto é vasto, e como sabemos pouco sobre ele. Mesmo assim, Deus revelou em Sua Palavra tudo que devermos saber.
Surgirão neste livro muitas perguntas que crentes confusos e às vezes incultos tentaram responder. De fato, milhões de cristãos em todos os continentes estão fazendo estas perguntas. Estão procurando e merecem respostas bíblicas.
Por exemplo: O que é o batismo da Espírito santo? Quando ocorre? Falar em línguas é possível ou necessário hoje em dia? Existe urna experiência chamada "segunda bênção"?
Para iniciar nosso estudo, temos de colocar bem no começo uma pergunta crítica: Quem é o Espírito santo?

O Espírito Santo é uma Pessoa

A Bíblia ensina que o Espírito Santo é uma pessoa. Jesus nunca chamou o Espírito Santo de "isto" quando falava dEle. Em João 14, 15 e 16, por exemplo, Jesus falou do Espírito Santo como "Ele", porque Ele não é uma força ou uma coisa, mas uma pessoa. Falta instrução ou mesmo discernimento a alguém que trata o Espírito Santo como "isto".
Na Bíblia vermos que o Espírito Santo tem intelecto, emoções e vontade. Além disto, a Bíblia diz que Ele faz coisas que uma força não faria, somente uma pessoa real.
Ele fala: "Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas, Ao vencedor dar-lhe-ei que se alimente da árvore da vida que se encontra no paraíso de Deus" (Apoc. 2:7).
"E, servindo eles ao Senhor, e jejuando, disse o Espírito Santo: separai-me agora a Barnabé e a Saulo para a obra a que os tenho chamado" (Atos 13:2).
Ele intercede: "Do mesmo modo também o Espírito nos ajuda na fraqueza; porque não sabemos o que havermos de pedir como convém, mas o Espírito mesmo intercede por nós com gemidos inexprimíveis" (Rom. 8:26, IBB).
Ele testifica: "Quando, porém, vier o Consolador, que eu vos enviarei do parte do Pai, o Espírito da verdade, que dele procede, esse dará testemunho de mim" (João 15:26).
Ele guia: "Então disse o Espírito a Filipe: Aproxima-te desse carro, acompanha-o" (Atos 8:29).
"Pois todos os que são guiados pelo Espírito de Deus são filhos de Deus." (Rom, 8:14).
Ele ordena: "E percorrendo a região frígio-gálata, tendo sido impedidos pelo Espírito santo de pregar a palavra na Ásia, defrontando Mísia, tentavam ir para Bitínia, mas a Espírita de Jesus não o permitiu" (Atos 16:6, 7).
Ele conduz: "Quando vier o Espírito da verdade, Ele vos guiará a toda a verdade; porque não falará por si mesmo, mas dirá tudo o que tiver ouvido, e vos anunciará as coisas que hão de vir" (João 16:13).
Ele nomeia: "Cuidem de vocês mesmos e de todo o rebanho. Pois o Espírito Santo os pôs como guardiães do rebanho, para pastorear a Igreja de Deus, que ele comprou por meio do sangue do Seu própria Filho" (Atos 20:28, BLH).
Pode-se mentir para Ele: "Então disse Pedro: Ananias, por que encheu Satanás o teu coração, para que mentisses ao Espírito Santo, reservando parte do valor do campo? Conservando-o, porventura, não seria teu? E, vendido, não estaria em teu poder? Como, pois, assentaste no coração este desígnio? Não mentiste aos homens, mas a Deus" (Atos 5:3, 4).
Pode-se insultá-Lo: "De quanto mais severo castigo julgais vós será considerado digno aquele que calcou aos rés o Filho de Deus, e profanou o sangue da aliança com o qual foi santificado, e ultrajou o Espírito da graça?" (Heb. 10:29).
Pode-se blasfemar contra Ele: "Por isso vos declaro: Todo pecado e blasfêmia serão perdoados aos homens; mas a blasfêmia contra a Espírito Santo não será perdoada. Se alguém proferir alguma palavra contra o Filho do homem ser-lhe-á isto perdoado; mas se alguém falar contra o Espírito Santo, não lhe será isto perdoado, nem neste mundo, nem no porvir" (Mat. 12:31, 32).
Pode-se entristecê-Lo: "E não entristeçais o Espírito de Deus, no qual fostes seladas para o dia da redenção" (Efés. 4:30).
Cada uma das emoções e atitudes que alistarmos são características de uma pessoa. O Espírito Santo não é uma força impessoal, como a gravidade e o magnetismo. Ele é uma Pessoa, com todos os atributos de uma personalidade. Mas não é só Pessoa; também é divino.

O Espírito Santo é uma Pessoa Divina: Ele é Deus

Em toda a Bíblia poremos ver claramente que o Espírito Santo é o próprio Deus. Isto poremos deduzir dos atributos que a Escritura Lhe confere. Estes atributos, sem exceção, são os da próprio Deus.
Ele é eterno: Isto significa que nunca houve um momento em que Ele não existiu. "Muito mais o sangue de Cristo que, pelo Espírito eterno, a si mesmo se ofereceu sem mácula a Deus, purificará a nossa consciência de obras mortas para servirmos ao Deus vivo!" (Heb. 9:14).
Ele é Todo-Poderoso: "Respondeu-lhe o anjo: Descerá sobre ti o Espírito Santo, e a poder do Altíssimo te envolverá com a sua sombra; por isso também o ente santo que há de nascer, será chamada Filho de Deus" (Lucas 1:35).
Ele é Onipresente (está em todo lugar ao mesmo tempo): "Para onde me irei do teu Espírito, ou para onde fugirei da tua presença?" (Salmo 139:7, IBB).
Ele sabe tudo (é onisciente): "Mas Deus no-lo revelou pelo Espírito; parque o Espírito a todas estas coisas perscruta, até mesmo as profundezas de Deus. Porque, qual dos homens sabe as coisas do homem, senão o seu próprio espírito que nele está? Assim também as coisas de Deus ninguém as conhece, senão o Espírito de Deus" (I Cor. 2:10, 11).
Ele é chamado Deus: "Então disse Pedro: Ananias, por que encheu Satanás o teu coração, para que mentisses ao Espírito Santo, reservando parte do valor do campo? Conservando-o, porventura, não seria teu? E, vendido, não estaria em teu poder? Como, pois, assentaste no coração este desígnio? Não mentiste aos homens, mas a Deus" (Atos 5:3, 4, grifo meu).
"E todos nós com o rosto desvendado, contemplando, como por espelho, a glória do Senhor, somos transformados de glória em glória, na sua própria imagem, como pelo Senhor, o Espírito" (2 Cor. 3:18).
Ele é o Criador: A primeira referência bíblica ao Espírito Santo está em Gênesis 1:2, onde lemos: "O Espírito de Deus pairava por sobre as águas". No entanto, Gên. 1:1 diz: "No princípio criou Deus os céus e a terra". E em Colossenses 1, escrevendo à Igreja de Colossos sobre o Senhor Jesus Cristo, no meio de outras grandes verdades Paulo nos diz. "Nele foram criadas todas as coisas, nos céus e sobre a terra, as visíveis e as invisíveis, sejam tronos, sejam soberanias, quer principados, quer potestades. Tudo foi criado por meio dele e para ele. Ele é antes de todas as coisas. Nele tudo subsiste" (é conservado em ordem e harmonia, BLH) (Col. 1:16, 17).
Assim, Deus Pai, Deus Filho e Deus Espírito Santo estavam juntos criando o mundo. É da máxima importância para todos os cristãos compreender e aceitar estes fatos, tanto na teologia como na prática.
Certa vez eu fiz algumas destas afirmações diante de seminaristas. Um deles perguntou: "Geralmente Ele é mencionado por último. Isto não implica em inferioridade?" Só que em Romanos 15:20 Ele não é mencionado por último: "Rogo-vos, pois, irmãos, por nosso Senhor Jesus Cristo e também pelo amor do Espírito, que luteis juntamente comigo nas orações a Deus a meu favor." E em Efésios 4:4 Paulo diz: "Há somente um corpo e um Espírito, como também fostes chamados numa só esperança da vossa vocação".
Mais que isto, a colocação usual das três pessoas da Trindade no Novo Testamento tem a ver com sua seqüência e função. Dizemos, por exemplo, que oramos ao Pai, através do Filho, no poder do Espírito Santo. Eu já mostrei antes que, em termos de função, o Pai veio primeiro, depois a Filho se encarnou, morreu e ressuscitou. Agora, o Espírito atua nesta era do Espírito. A seqüência não prejudica a igualdade, só tem a ver com função e cronologia.

Do livro O ESPIRITO SANTO Pags 11 a 15

domingo, 4 de dezembro de 2011

Enfrentar os Enganos com a Verdade

Ellen white

Enfrentar os Enganos com a Verdade


Fui instruída a dizer-vos que não é o melhor demorar-nos sobre sentimentos espiritualistas, as teorias estranhas, desconcertantes, que têm estado por anos a introduzir-se em nosso meio.
Não é o melhor pregar sobre o panteísmo ou ler citações de autores que escrevem acerca desse assunto, e dos erros capciosos, falsos, que a ele conduzem. As declarações feitas nos Testimonies, vol. 8, são suficientes para advertir nosso povo a evitar tais erros. Essas declarações farão mais para esclarecer o espírito do que todas as explanações ou teorias que nossos pastores e professores possam apresentar quanto a esses assuntos.
Se tentardes lidar com esses assuntos, sereis levados a repetir os enganos de Satanás, e ajudá-lo-eis assim a apresentar suas falsas teorias ao povo. Resolvei nunca, nunca repetir o erro, mas sempre ensinar a verdade. Enchei o coração e a mente com a solene e sagrada verdade para este tempo.
Demorai na verdade presente, na segunda vinda de Cristo. O Senhor virá muito em breve. Temos apenas um poucochinho de tempo em que apresentar a verdade para este tempo - a verdade que há de converter almas. Essa verdade deve ser apresentada na máxima simplicidade, da mesma maneira que Cristo a apresentou, de modo que o povo possa compreender o que seja a verdade. Ela dissipará as nuvens do erro.
Dai ao povo a verdade presente. Falai a verdade. Enchei-lhes a mente com a verdade. Edificai as fortalezas da verdade. E não apresenteis as teorias de Satanás a espíritos que não devem ouvir falar a respeito delas. O que o povo necessita não é uma apresentação das sedutoras artes de Satanás, mas uma apresentação da verdade como é em Jesus. Lembrai-vos de que o diabo pode ser servido por uma repetição de suas mentiras. Quanto menos lidarmos com esses assuntos objetáveis, tanto mais puros, limpos e menos manchados estarão nosso espírito e nossos princípios. ...
Foi-me mostrado que não devemos entrar em debates acerca dessas teorias espiritualistas, pois tais polêmicas só servirão para confundir a mente. Estas coisas não devem ser levadas a nossas reuniões. Não devemos trabalhar a fim de refutá-las. Caso nossos pastores e professores se entreguem ao estudo dessas teorias errôneas, alguns se desviarão da fé, dando ouvidos a espíritos enganadores e a doutrinas de demônios. Não é a obra do ministro evangélico dar voz às teorias de Satanás. ...

Exaltai a verdade; engrandecei-a; dizei: "Está escrito." Mat. 4:10. Carta 175, 1904

As Falsidades Devem Ser Desmascaradas

Adverte-nos o apóstolo Paulo de que "apostatarão alguns da fé, dando ouvidos a espíritos enganadores e a doutrinas de demônios". I Tim. 4:1. Isto é o que podemos esperar. Nossas maiores provações serão ocasionadas por aqueles que uma vez advogaram a verdade, mas que se voltam dela para o mundo, e a pisam a pés com ódio e escárnio.
Deus tem uma obra para Seus servos fiéis. Os ataques do inimigo precisam ser enfrentados com a verdade de Sua Palavra. A mentira precisa ser desmascarada, revelado seu verdadeiro caráter, e a luz da lei de Jeová precisa resplandecer por entre a escuridão moral do mundo. Cumpre-nos apresentar as reivindicações de Sua Palavra. Não seremos considerados inocentes se negligenciarmos este solene dever. Ao passo que nos levantamos em defesa da verdade, entretanto, não o façamos pela defesa do próprio eu, fazendo grande alvoroço por ser chamados a suportar injúria e ser falsamente apresentados. Não nos compadeçamos de nós mesmos, mas sejamos mui zelosos da lei do Altíssimo.
Diz o apóstolo: "Virá tempo em que não sofrerão a sã doutrina; mas, tendo comichão nos ouvidos, amontoarão para si doutores conforme as suas próprias concupiscências; e desviarão os ouvidos da verdade, voltando às fábulas." II Tim. 4:3 e 4. Vemos por todo lado homens sendo facilmente levados cativos pelas enganadoras imaginações dos que fazem de nenhum efeito a Palavra de Deus; quando, porém, a verdade lhes é apresentada, enchem-se de impaciência e de ira. A exortação do apóstolo ao servo de Deus, todavia, é: "Mas tu sê sóbrio em tudo, sofre as aflições, faze a obra de um evangelista, cumpre o teu ministério." ... II Tim. 4:5.
Precisamos acalentar cuidadosamente as palavras de nosso Deus, para que não sejamos contaminados pela enganadora operação dos que deixaram a fé. Cumpre-nos resistir-lhes ao espírito e influência com a mesma arma que nosso Mestre empregou quando assaltado pelo príncipe das trevas - "Está escrito". Mat. 4:4. Devemos aprender a usar habilmente a Palavra de Deus. Eis a exortação: "Procura apresentar-te a Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade." II Tim. 2:15. Importa que haja trabalho diligente e fervorosa oração e fé para enfrentar os sinuosos erros dos falsos mestres e sedutores; pois "nos últimos dias sobrevirão tempos trabalhosos". II Tim. 3:1. Review and Herald, 10 de janeiro de 1888.

Livro evangelismo Pags, 624,625

Os Sinceros, Salvos dos Enganos

Ellen White

Os Sinceros, Salvos dos Enganos

O meio por que podemos vencer o maligno, é aquele pelo qual Cristo venceu - o poder da Palavra. Deus não nos rege a mente sem nosso consentimento; mas se desejamos conhecer e fazer a Sua vontade, pertence-nos a promessa: "Conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará." João 8:32. "Se alguém quiser fazer a vontade dEle, pela mesma doutrina, conhecerá." João 7:17. Mediante a fé nessas promessas, todo homem poderá ser libertado dos ardis do erro e do domínio do pecado.
Todo homem é livre para escolher que poder o regerá. Ninguém caiu tão fundo, ninguém é tão vil, que não possa encontrar libertação em Cristo. O endemoninhado, em lugar de uma oração, só pôde proferir as palavras de Satanás; todavia, foi ouvido o mudo apelo do coração. Nenhum grito de uma alma em necessidade, embora deixe de ser expresso em palavras, ficará desatendido. Os que consentirem em entrar com o Deus do Céu num concerto, não serão deixados entregues ao poder de Satanás, ou às fraquezas de sua própria natureza. São convidados pelo Salvador: "Que se apodere da Minha força e faça paz comigo; sim, que faça paz comigo." Isa. 27:5. Os espíritos das trevas hão de combater pela alma que uma vez lhes caiu sob o domínio, mas anjos de Deus hão de contender por aquela alma com predominante poder. O Desejado de Todas as Nações, págs. 258 e 259.

Aos Curiosos, Confessar que não se Sabe Tudo

Têm-nos chegado cartas acerca de assuntos sobre os quais Deus não nos deu nenhuma luz, e de boa vontade dizemos a esses indagadores: Não sabemos. A grande ansiedade que deve haver em todo espírito, deve ser conhecer a Deus e cumprir Seus preceitos. Bem-aventurados os que ouvem a Palavra de Deus e a observam. ...
Os que são tão curiosos de descobrir coisas que não foram dadas a conhecer nas Escrituras, são geralmente os estudantes superficiais no que respeita aos assuntos de importância na vida diária e na prática. ... Temos de revelar ao mundo aquilo que Deus tem achado necessário revelar-nos. Não estamos fazendo a vontade de nosso Pai celeste quando especulamos acerca de coisas que Ele achou por bem não nos revelar. É privilégio de cada um mostrar aos outros que aprecia o valor das verdades divinas, que aprecia os tesouros da vida eterna mediante o fazer todo sacrifício para obter a recompensa. Manuscrito 104, 1898.
Livro evangelismo pags. 626, 627


Os Sinceros, Salvos dos Enganos

Ellen White

Os Sinceros, Salvos dos Enganos


O meio por que podemos vencer o maligno, é aquele pelo qual Cristo venceu - o poder da Palavra. Deus não nos rege a mente sem nosso consentimento; mas se desejamos conhecer e fazer a Sua vontade, pertence-nos a promessa: "Conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará." João 8:32. "Se alguém quiser fazer a vontade dEle, pela mesma doutrina, conhecerá." João 7:17. Mediante a fé nessas promessas, todo homem poderá ser libertado dos ardis do erro e do domínio do pecado.
Todo homem é livre para escolher que poder o regerá. Ninguém caiu tão fundo, ninguém é tão vil, que não possa encontrar libertação em Cristo. O endemoninhado, em lugar de uma oração, só pôde proferir as palavras de Satanás; todavia, foi ouvido o mudo apelo do coração. Nenhum grito de uma alma em necessidade, embora deixe de ser expresso em palavras, ficará desatendido. Os que consentirem em entrar com o Deus do Céu num concerto, não serão deixados entregues ao poder de Satanás, ou às fraquezas de sua própria natureza. São convidados pelo Salvador: "Que se apodere da Minha força e faça paz comigo; sim, que faça paz comigo." Isa. 27:5. Os espíritos das trevas hão de combater pela alma que uma vez lhes caiu sob o domínio, mas anjos de Deus hão de contender por aquela alma com predominante poder. O Desejado de Todas as Nações, págs. 258 e 259.

Aos Curiosos, Confessar que não se Sabe Tudo

Têm-nos chegado cartas acerca de assuntos sobre os quais Deus não nos deu nenhuma luz, e de boa vontade dizemos a esses indagadores: Não sabemos. A grande ansiedade que deve haver em todo espírito, deve ser conhecer a Deus e cumprir Seus preceitos. Bem-aventurados os que ouvem a Palavra de Deus e a observam. ...
Os que são tão curiosos de descobrir coisas que não foram dadas a conhecer nas Escrituras, são geralmente os estudantes superficiais no que respeita aos assuntos de importância na vida diária e na prática. ... Temos de revelar ao mundo aquilo que Deus tem achado necessário revelar-nos. Não estamos fazendo a vontade de nosso Pai celeste quando especulamos acerca de coisas que Ele achou por bem não nos revelar. É privilégio de cada um mostrar aos outros que aprecia o valor das verdades divinas, que aprecia os tesouros da vida eterna mediante o fazer todo sacrifício para obter a recompensa. Manuscrito 104, 1898.

sábado, 3 de dezembro de 2011

Decreto Dominical a Caminho

Do blog versiculododia. wordpress.com

Comentário do Padre Paulo da igreja católica: “Se existe algo que faz a igreja, que faz o cristão é o domingo. Por isto não tem cabimento essa história dos nossos irmãozinhos Adventistas do Sétimo Dia.”


Legislação Dominical Universal

A História se repetirá. A religião falsa será exaltada. O primeiro dia da semana, um dia comum de trabalho que não possui santidade alguma, será estabelecido como o foi a estátua de Babilônia. A todas as nações, línguas e povos se ordenará que venerem esse sábado espúrio. … O decreto impondo a veneração desse dia se estenderá a todo o mundo. SDA Bible Commentary, vol. 7, pág. 976.
Quando os Estados Unidos, o país da liberdade religiosa, se aliar com o papado, a fim de dominar as consciências e impelir os homens a reverenciar o falso sábado, os povos de todos os demais países do mundo hão de ser induzidos a imitar-lhe o exemplo. Testemunhos Seletos, vol. 2, pág. 373.
A questão do sábado será o ponto controverso no grande final conflito em que o mundo inteiro há de ser envolvido. Testemunhos Seletos, vol. 3, pág. 19.
As nações estrangeiras seguirão o exemplo dos Estados Unidos. Posto que ela seja a líder, a mesma crise atingirá todo o nosso povo em toda parte do mundo. Testemunhos Seletos, vol. 3, pág. 46.
A substituição do verdadeiro pelo falso é o último ato do drama. Quando esta substituição se tornar universal, Deus Se revelará. Quando as leis dos homens forem exaltadas acima das leis de Deus, quando os poderes da Terra procurarem obrigar os homens a guardar o primeiro dia da semana, sabei que chegou o tempo para Deus agir. SDA Bible Commentary, vol. 7, pág. 980.
A substituição da lei de Deus pelas dos homens, a exaltação, por autoridade meramente humana, do domingo, posto em lugar do sábado bíblico, é o derradeiro ato do drama. Quando essa substituição se tornar universal, Deus Se revelará. Ele Se erguerá em Sua majestade para sacudir terrivelmente a Terra. Testemunhos Seletos, vol. 3, págs. 142 e 143.

O Mundo Inteiro Apoiará a Legislação Dominical

Os ímpios… declaravam que tinham a verdade, que havia milagres entre eles; que anjos do Céu conversavam e andavam com eles, que grande poder e sinais e maravilhas eram realizados em seu meio, e que isso constituía o milênio temporal que aguardavam há tanto tempo. Todo o mundo se convertera e estava em harmonia com a lei dominical. Mensagens Escolhidas, vol. 3, págs. 427 e 428.
O mundo todo há de ser instigado à inimizade contra os adventistas do sétimo dia, porque eles não rendem homenagem ao papado, honrando o domingo, instituição desse poder anticristão. Testemunhos Para Ministros, pág. 37.
Os que calcam aos pés a lei de Deus fazem leis humanas que eles obrigarão as pessoas a aceitar. Homens imaginarão, deliberarão e planejarão o que irão fazer. O mundo inteiro guarda o domingo, dizem eles, e por que este povo, cujo número é tão pequeno, não haveria de proceder de acordo com as leis do país? Manuscrito 163.

Eventos Finais – Ellen G. White
Veja o link abaixo
http://www.youtube.com/watch?v=klosawMCzTE

quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

A DIVINA TRINDADE

Uma das estratégias de Satanás, para enganar os incautos é tentar anular na mente das pessoas a crença na Trindade. Não importa qual seja a pessoa da Divindade, que ele deseja anular, o objetivo é fazer a pessoa acreditar que um dos três não existe, pois se o crente passa a desacreditar em um dos membros da divindade, fica fácil com o tempo, passar a descrê dos demais.
A uns Satanás convence que Deus não existe. A outros ele faz crer que quem não existe é Jesus, e a outros ele leva a acreditar que é a pessoa do Espírito Santo que não existe
É claro que Satanás sendo sábio como é; tem ele suas maneiras sutis para levar as pessoas à descrença. Exemplo: para os intelectuais ele usa o argumento “científico” de que a criação surgiu do nada e nada foi criado, que as coisas que existem surgiram por acaso, e ensina ainda que a bíblia seja um livro de fábulas e a historia da criação apenas um mito.
Aos religiosos a tentativa do diabo é fazer-los rebaixarem um dos membros da Divindade, a um mero conceito, ou a um semi-deus, no caso Jesus, ou então a uma influencia positiva, como alguns dizem em referencia ao Espírito Santo.
Desde os dias dos apóstolos, circulavam idéias a respeito da divindade de Cristo. Não negavam a sua existência, porem negava ser Ele Deus. Diziam que ele era um iluminado ou um ser especial com poderes especiais, mas não era Deus. A respeito disto escreveu o apóstolo Judas.
“Amados, enquanto eu empregava toda a diligencia para vos escrever acerca da salvação que nos é comum, senti a necessidade de vos escrever exortando-vos a batalhar pela fé que de uma vez por todas foi entregue aos santos”.
“Pois certos homens se introduzirão com dissimulação, os quais desde há muito estavam destinados para este juízo,, homens ímpios, que convertem em dissolução a graça de nosso Deus, e negam o nosso único, Soberano, e Senhor, Jesus Cristo”. Judas 3, 4.
O apóstolo Judas deixa bem claro que quem nega a soberania de Jesus, que quem não o aceita como Deus, é um ímpio, que converte em dissolução a graça desse mesmo Deus. Diz ainda que os tais são falsos mestres, que rejeitam toda autoridade e blasfemam das dignidades. Verso 8.
Estes difamam de tudo o que não entendem v.10, são manchas em vossas festas de amor, são nuvens sem água, levadas pelo o vento, v 12, são ondas furiosas do mar espumando as suas próprias imundícies, v 13, são murmuradores e queixosos. V 16.
Tudo isto, disse o apóstolo a respeito de quem não aceita a soberania de Cristo, e é verdade, pois todo apóstata se torna exatamente assim. Quando passa a negar a doutrina de Cristo, ou qualquer outra doutrina da bíblia, se torna queixoso, malicioso, rabugento, passa a acusar a todo mundo que pensa diferente dele, e o pior, não para mais em lugar nenhum, ora está em uma igreja ora noutra, e sempre termina a vida descrente de tudo e sem religião nenhuma.

O que diz a Bíblia e o Espírito de Profecia a respeito da Trindade?

O Espirito Santo é uma pessoa ou apenas uma energia, uma força, ou poder?

O QUE A BÍBLIA DIZ A RESPEITO DO ESPÍRITO SANTO


O Espírito Santo ensina
Lucas 12:12 Pois naquela hora o Espírito Santo lhes ensinará o que devem dizer.
João 14:26 Mas o Auxiliador, o Espírito Santo, que o Pai vai enviar em meu nome, ensinará a vocês todas as coisas e fará com que lembrem de tudo o que eu disse a vocês.
O Espírito Santo é uma testemunha, ou seja, alguém que viu alguma coisa.
Atos 5:32 Nós somos testemunhas de tudo isso—nós e o Espírito Santo, que Deus dá aos que lhe obedecem.
O Espírito Santo fala.
Atos 8:29 Então o Espírito Santo disse a Filipe: —Chegue perto dessa carruagem e acompanhe-a.
Atos 10:19 Pedro ainda estava pensando na visão, quando o Espírito Santo disse: —Escute! Estão aí três homens procurando você.
O Espírito Santo toma decisões
Atos 15:28 Porque o Espírito Santo e nós mesmos resolvemos não pôr nenhuma carga sobre vocês, a não ser estas proibições que são, de fato, necessárias:
Atos 16:6 Como o Espírito Santo não deixou que anunciassem a palavra na província da Ásia, eles atravessaram a região da Frígia-Galácia.
O Espírito Santo dar ordens.
Atos 20:22 Agora eu vou para Jerusalém, obedecendo ao Espírito Santo, sem saber o que vai me acontecer lá.
O Espírito Santo diz coisas
Atos 21:11 Ele chegou perto de nós, pegou o cinto de Paulo, amarrou os próprios pés e as próprias mãos e disse: —O Espírito Santo diz isto: em Jerusalém o dono deste cinto será amarrado assim pelos judeus e será entregue nas mãos dos não-judeus.
O Espírito sSanto fala através dos profetas
Atos 28:25 Então todos foram embora, conversando entre si. Mas, antes que saíssem, Paulo ainda disse mais uma coisa: —O Espírito Santo tinha razão quando falou por meio do profeta Isaías aos antepassados de vocês.
O Espírito Santo controla a consciência.
Romanos 9:1 O que eu digo é verdade. Sou de Cristo e não minto; pois a minha consciência, que é controlada pelo Espírito Santo, também me afirma que não estou mentindo.
O Espírito Santo não é poder, força, ou energia, como alguns dizem. Ele tem poder.
Romanos 15:13 Que Deus, que nos dá essa esperança, encha vocês de alegria e de paz, por meio da fé que vocês têm nele, a fim de que a esperança de vocês aumente pelo poder do Espírito Santo!
O Espírito Santo dedica os não judeus, como oferta, a Deus o Pai. E o Pai aceita.
Romanos 15:16 de ser servo de Cristo Jesus para trabalhar em favor dos que não são judeus. Eu sirvo como sacerdote ao anunciar o evangelho que vem de Deus. E faço isso para que os não-judeus sejam uma oferta que Deus aceite, dedicada a ele pelo Espírito Santo.
O Espírito Santo fica triste
Efésios 4:30 E não façam com que o Espírito Santo de Deus fique triste. Pois o Espírito é a marca de propriedade de Deus colocada em vocês, a qual é a garantia de que chegará o dia em que Deus os libertará.
O Espírito Santo age.
1 Ts 5:19 Não atrapalhem a ação do Espírito Santo.

O QUE DIZ O ESPÍRITO DE PROFECIA

• Personalidade do Espírito Santo

“Precisamos reconhecer que O Espírito Santo, que é tanto uma pessoa como o próprio Deus, está andando por esses terrenos”. Manuscrito 66, 1899.
“O Espírito Santo é uma pessoa, pois dá testemunho com o nosso espírito de que somos filhos de Deus. Uma vez dado esse testemunho, traz consigo mesmo sua própria evidência. Em tais ocasiões acreditamos e estamos certos de que somos filhos de Deus”. ...
O Espírito Santo tem personalidade, do contrário não poderia testificar ao nosso espírito e com nosso espírito que somos filhos de Deus. Deve ser também uma pessoa divina, do contrário não poderia perscrutar os segredos que jazem ocultos na mente de Deus. “Por que qual dos homens sabe as coisas do homem, senão o espírito do homem, que nele está”? Assim também ninguém sabe as coisas de Deus, senão o Espírito de Deus." I Cor. 2:11. Manuscrito 20, 1906.

• O Poder de Deus na Terceira Pessoa

“O príncipe da potestade do mal só pode ser mantido em sujeição pelo poder de Deus na terceira pessoa da Trindade, o Espírito Santo”. Special Testimonies, Série A, nº 10, pág. 37.
O Consolador que Cristo prometeu enviar depois de ascender ao Céu é O Espírito em toda a plenitude da Divindade, tornando manifesto o poder da graça divina a todos quantos recebem e crêem em Cristo como um Salvador pessoal. Há três pessoas vivas pertencentes à Trindade celeste; em nome destes três grandes poderes - o Pai, o Filho e o Espírito Santo - os que recebem a Cristo por fé viva são batizados, e esses poderes cooperarão com os súditos obedientes do Céu em seus esforços para viver a nova vida em Cristo. Special Testimonies, Série B, Nº 7, págs. 62 e 63.

Em Cooperação com os Três Poderes Mais Altos

“Cumpre-nos cooperar com os três poderes mais altos no Céu - o Pai, o Filho e o Espírito Santo - e esses poderes atuarão por nosso intermédio, fazendo-nos coobreiros de Deus”. Special Testimonies, Série B, nº 7, pág. 51.
“O príncipe da potestade do mal só pode ser mantido em sujeição pelo poder de Deus na terceira pessoa da Trindade, o Espírito Santo”. Special Testimonies, Série A, nº 10, pág. 37.
“O poder do mal se estivera fortalecendo por séculos, e alarmante era a submissão dos homens a esse cativeiro satânico”. Ao pecado só se poderia resistir e vencer por meio da poderosa operação da terceira pessoa da Trindade, a qual viria, não com energia modificada, mas na plenitude do divino poder. É o Espírito que torna eficaz o que foi realizado pelo Redentor do mundo. É por meio do Espírito que o coração é purificado. Por Ele, torna-se o crente participante da natureza divina. Cristo deu Seu Espírito como um poder divino para vencer toda tendência hereditária e cultivada para o mal, e gravar Seu próprio caráter em Sua igreja.
“E quando Ele o Espírito de verdade vier, convencerá o mundo do pecado, e da justiça e do juízo.” João 16:8. A pregação da Palavra não será de nenhum proveito sem a contínua presença e ajuda do Espírito Santo. Este é o único Mestre eficaz da verdade divina.
Como você pode ver, o espírito santo é chamado de único mestre eficaz.
Como pode uma energia ser chamada de único mestre eficaz?
A Bíblia afirma que o Espírito Santo ensina, fala, toma decisões, guia, impede, diz coisas, tem poder, fica triste, etc.
Afirma também que Jesus é um com o pai, e nunca foi criado. Que existe desde tempos eternos, que todas as coisas foram criadas por Ele e sem ele nada do que foi feito se fez.
O Espírito de Profecia confirma que o Espírito Santo é uma pessoa, que ele tem personalidade, faz parte da Trindade, que é um dos três poderes do céu, e ainda há quem não acredite?
Com tantas evidencia, como vamos nós acreditar que o Espírito Santo é uma força e não uma pessoa? Como vamos nós deixar de crer na trindade divina?
Eliminar o Espírito Santo, da Divindade e ficar com apenas dois poderes no céu?
Só mesmo os ignorantes, ou mal intencionados para advogar uma idéia destas. Quem assim o faz esta sendo agente de satanás, pois ele, satanás, é quem deseja que as pessoas não creiam no Espírito Santo. Pois ele sabe que quem blasfemar contra o Pai tem perdão, contra o Filho tem perdão, mas quem blasfemar contra o Espírito Santo não tem perdão nem neste mundo nem no porvir.
Está mais do claro a firmação de 1. João 5: v.7 “pois há três que dão testemunho no céu. O pai, a Palavra e o Espírito Santo. E estes três são um”.

Que Deus tenha misericórdia dos incrédulos.

Postagens de Destaque