Seguidores

quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

É preciso continuar

Felipe Reis

É preciso continuar

"Reavivamento e Reforma" tem sido, provavelmente, a noção que mais tem sido escutada nas Igrejas Adventistas ao longo dos últimos meses (pelo menos, assim espero que tenha sido!). Várias iniciativas tem sido promovidas no sentido de suscitar na igreja - melhor dizendo, individualmente nos membros - um espírito de renovação das faculdades espirituais que os leve a uma reconversão e reconsagração que os capacite para sermos a luz que Deus terá nos últimos dias da História da Terra.

Confesso que me sinto entusiasmado ao perceber que isso tem sido atingido sem quaisquer tipo de excitamento desmesurado ou fanatismo descontrolado (não digo que isso nunca ocorrerá, mas até ao momento não o temos constatado). Em vários lugares, um pouco por todo o mundo, nota-se um saudável despertamento da mornidão que nos tinha vindo a atrofiar o espírito.

Não é de admirar que se esteja a notar isso especialmente entre as faixas etárias mais jovens. Adolescentes e jovens adultos estão a perceber que devem ser mais dinâmicos, eficazes e produtivos no seu testemunho. Eles querem, estão dispostos e vão fazê-lo!

O problema aqui seria menorizar, desvalorizar esse renovar de vontade e compromisso com a missão. Ainda que alguma falha exista, algum melhoramento seja aconselhável, não deve isso ser potenciado a uma dimensão que não tem e que abafaria o empenho que se tem demonstrado ser produzido por Deus.

Igualmente, não creio que seja importante, nesta fase crucial, olhar demasiado para trás e perder muito tempo a diagnosticar erros e falhas, que normalmente descambam para um desculpar pessoal que nada nem ninguém beneficia. Pelo contrário, o tempo é de ação, não de reação.

Assim, a enorme tarefa que temos pela frente é: continuar! E continuar mais ainda a receber a Santa influência do Espírito do Senhor que nos renova e insta a uma consagração permanente, constante e crescente, que se projete numa prática viva e não simplesmente em palavras (como é o curto alcance deste espaço...).
 

segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Jesus é Jeová?


Por Elton Hermes de Oliveira


Por dois sábados estivemos envolvidos em estudar a Bíblia com as Testemunhas de
Jeová. Introduzir no lar os inimigos de Jesus e do Espírito Santo é um atraso de vida, um perigo. No afã de conquistá-los para Jesus, minha doce esposa depois da primeira visita agendou para que eles retornassem novamente. Que decepção! Existe um ditado que diz: “água mole em pedra dura bate até fura” isto realmente pode acontecer no mundo natural, a água verdadeiramente consegue operar esse milagre, mas aqueles que não acreditam em Jesus como sendo Deus e no Espírito Santo como uma pessoa, não acredito que exista alguma coisa a ser feito por elas.

Curiosamente pesquisei em algumas Igrejas e para confirmar aquilo que eu já sabia: todos me informaram que não existe registrado no rol de membros das igrejas (contactadas) a conversão de um único Testemunha de Jeová. Por quê que não existe? Falta de interesse de nossa parte? Falta de paciência? Você acredita realmente que pode demovê-los das suas crenças?

Este trabalho de converter as pessoas é obra do Espírito Santo. Portanto, se um indivíduo não acredita na pessoa do Espírito Santo, eu pergunto: O que Ele, o Espírito
Santo, pode fazer por essa pessoa?

O material de estudo que eles deixam com você é o livro: "O que a Bíblia realmente ensina?" Nele encontram-se os seus ensinamentos. É dividido em 19 estudos. Inicialmente eles começam falando sobre Jeová (Deus) e o faz com propriedade, enaltecendo esse Ser maravilhoso.


O capítulo 02 fala sobre a Bíblia e o capítulo 03 sobre qual é o propósito de Deus para a Terra. No capítulo 04 eles falam de Jesus e curiosamente pergunta, parênteses para tirar do fundo do baú fatos históricos que ajudarão na compreensão de onde, eles tiraram estes ensinamentos estranhos.

Sobre a pessoa de Jesus existem vários pontos de vista:


1º) Não existência: no passado, como hoje, muitos descrêem na existência de Jesus. Chegam a afirmar que essa idéia de um salvador é fruto da imaginação dos essênios. Outros afirmam que o Jesus anelado pelos israelitas era um personagem lendário.
Engrossa a fila dos que defendem a não existência de Jesus o teólogo alemão David Strauss, em seu livro "Vida de Jesus" ele escreve: "a história de Jesus é quase toda mitológica."


Author Drews escreveu: "o culto ao salvador foi tomado emprestado de cultos anteriores a sua existência."
Outros afirmam que os evangelhos foram narrativas feitas por zelotes maníacos, não sendo fidedignos como sendo documentos históricos. Muitos psicólogos modernos afirmam: de “cumprimento do desejo”, como resposta a uma necessidade psíquica dos seres humanos.


 2º) Gnósticos: Negavam a verdadeira humanidade de Jesus, “...Jesus Cristo não “...deve mesmo ser adorado?” intencionalmente abro um isto é uma espécie veio em carne...”, segundo eles Jesus não participa da deidade, da divindade, portanto ele é um anjo controlado por um ser celestial, que foi adotado como filho por ocasião do batismo.


3º) Docetismo: Termo grego “dokeo” que significa “parecer”. Cerinto foi o defensor da idéia que a humanidade de Jesus era ilusória, ou seja, apenas parecia ser real. Segundo ele, um homem por nome Jesus, não gerado pelo Espírito Santo, foi agraciado com o Espírito de Cristo. Esse fato ocorreu por ocasião do batismo e durante seu ministério esse espírito o controlava. Mas por ocasião do seu sofrimento e da sua morte, o espírito o abandonou.Para Cerinto o homem Jesus em momento algum seria Deus, ele era um homem um pouco melhor, mais sábio que os outros de sua época.


4º) Arianismo: Ario, presbítero de Alexandria ensinou que o “logos (Jesus)” seria uma emanação ou expressão de Deus, mas não podia ser identificado com o Deus altíssimo.


O “logos” era uma perfeita criatura do Deus altíssimo, portanto ele não possui deidade essencial, ele era a primeira criatura e a maior de todas tornando uma espécie de Deus por adoção. Este Deus que foi criado, pelo Deus altíssimo, em algum momento recebeu poderes para criar o que vemos hoje.



Voltemos agora ao início do estudo. A pergunta é: Quem é Jesus? Unigênito, Primogênito, Alfa, Omega... O que isso significa para você ?

Oseías 4:6 diz que o povo perece por falta de conhecimento. Talvez essa seja a explicação do porque de muitos adventistas saírem da igreja indo frequentar por exemplo, o salão das Testemunhas de Jeová.

O que significa o termo “unigênito”? Esta palavra aparece na Bíblia 07 vezes. Três vezes é usada para referir-se a Jesus. João 1: 18; 3:16,18; I João 4:9.
As outras 4 vezes, indica filho único. Lc. 4:12; 8:42; 9:38 e Hb. 11:17. A palavra primogênito aparece 8 vezes no N. Testamento. Lc. 2:7. Rm. 8:29. Cl. 1:15 e 18. Hb. 1: 6; 11:28; 12:23. Apoc. 1:5.

Não vou me ater em explicar os detalhes que envolvem as palavras primogênito e unigênito, (todavia, ressalto a importância de você leitor conhecer sobre os detalhes que envolve as palavras primogênito e unigênito).  Mas em exemplificar usando passagens bíblicas que comprovem que Jesus é o próprio Jeová.

Eles dizem que Jesus não é Jeová, que Jeová nunca foi visto por ninguém. Todavia, não conseguem explicar por exemplo os seguintes textos: Gn 18:1-33; 32:30. Nm. 12: 7-9. Ex. 33:11. Dt. 34:10. Js. 5: 13 e 14; 6: 1 e 2. Jz. 13: 18 e 22. IICr. 18:18. Jó 42: 1, 5 e 7. Is. 6: 1 e 5. Amos 9:1. Zac. 11:13. (estes textos aparecem na Bíblia Tradução do Novo Mundo das Escrituras Sagradas ‘Bíblia usada por eles’ como sendo Jeová).

 Como então explicar “...ninguém viu a Deus...” João 1:18. É simples. O Jeová mencionado nos livros citados acima é o próprio Jesus.

Portanto querido leitor não se perturbem quando alguém o abordar dizendo que Jesus não é Deus. Os textos acima confirmam que o Jesus mencionado em todo o Novo Testamento possui essência divina ou seja Ele é Deus.

Corroborando com esta assertiva o livro do Apocalipse na sua introdução diz: “Revelação do Senhor Jesus Cristo...” Apoc. 1:1. Portanto o objetivo do livro do Apocalipse é revelar o Senhor Jesus, e o seu plano salvífico. Se assim o é, ao lermos o Apoc. 1:8, quando fala do Alfa e o Ômega, João reconhece que Aquele que ele conheceu pessoalmente era Deus (Jeová). Outros textos neste mesmo livro reconhecem Jesus como sendo Deus (Jeová), Apoc. 4: 8 e 11; 11:17; 15:3; 19:6; 22:6.

Portanto se deleite nesta verdade, e faça uso da mesma para a sua própria salvação. “Crê em Jesus e será salvo tu e tua casa...”

Um Abraço.

Elton H. Oliveira é teólogo, reside em São Paulo, e é colaborador deste Blog

sábado, 25 de fevereiro de 2012

É pecado comer carne?

Alguns acham que a reforma de saúde é condição para entrar no céu. Outros saem pelas Igrejas criando nos crentes desavisados complexo de culpa porque ainda não aderiram à reforma de saúde. O pior, é que muitos destes fanáticos usam esse argumento - de que quem come carne está em pecado -, para condenar a Igreja Adventista do Sétimo Dia de apostatada e Babilônia, por aceitar pessoas que comem carne em sua membresia. Por esta razão foi que resolvi publicar outra vez esse mesmo artigo.

É pecado comer carne?

Comer ou não comer carne. Esse é um assunto muito discutido em nosso meio. Há quem ache que isto não tem nada a ver com salvação, e comem carne à vontade, já outros ensinam que quem come carne não vai para o céu, e citam um famoso trecho de Ellen White onde ela parece afirmar isto, que quem come carne, não entra no céu de forma nenhuma.

“Devem ser vistas maiores reformas entre o povo que pretende estar aguardando o breve aparecimento de Cristo. A reforma de saúde deve realizar uma obra entre o nosso povo que ela ainda não realizou. Há os que devem estar atentos para o perigo de comer carnes, pois ainda estão ingerindo a carne de animais, arriscando assim a saúde física, mental e espiritual. Muitos que agora estão apenas meio convertidos no tocante à questão de comer carne, se afastarão do povo de Deus para não mais andar com eles”. Review and Herald, 27 de maio de 1902.

Seria Ellen White extremista, a ponto de fechar o céu a quem come um bom bife acebolado, ou há exagero e má interpretação do texto mencionado? É pecado comer carne? Os carnívoros estarão no céu, palitando os dentes, ao lado dos magricelas naturistas? Vejamos o que diz o Espírito de Profecia:

“Nunca julguei ser meu dever dizer que ninguém deveria provar carne sob quaisquer circunstancia”. Csra. 462.
“À luz que me fora comunicada era que a carne, em condições de saúde, não devia ser cortada imediatamente”. Crsa. 413

Como se pode ver pelos textos acima, era que Ellen White não era extremista em relação a comer carne. Apesar de que a sua orientação principal era a favor do regime vegetariano.
Não precisa ser adventista para saber que o regime vegetariano é o melhor para saúde. Hoje ser vegetariano é moda. Qualquer médico explica com riqueza de detalhes, os perigos da carne vermelha. Toda mídia, hoje, faz campanha a favor da alimentação natural e a bandeira vegetariana, que era nossa, hoje já não é mais só nossa. Ela pertence a todos os que são esclarecidos e lutam por uma boa saúde.

Quanto ao texto citado no início, muitos deixaram de andar com o povo de Deus não é apenas por que comem carne, mas porque não são convertidos. E Ellen não diz que todos deixarão a igreja, diz que ‘muitos’ deixarão o povo de Deus. E isto é uma verdade. Assim como já vi muitos vegetarianos deixarem a igreja apesar de serem ‘convertidos’ à alimentação vegetariana. Em suma. Muitos que comem carne deixarão o povo de Deus, assim como muitos vegetarianos já o deixaram.
O que não acreditamos é que quem come carne, esteja definitivamente fora do céu, e que os vegetarianos sejam mais santos que os carnívoros. Primeiro, porque Ellen White não disse isto, ela nunca pôs seus escritos acima da Bíblia, e a Bíblia, em nenhum lugar condena quem come carne limpa. Ao contrario, a Bíblia tanto orienta comer carne como exemplifica na pessoa dos patriarcas e do próprio Jesus.

“Porém, segundo o desejo da tua alma, poderás matar e comer carne nas tuas cidades, segundo a benção do senhor, teu Deus; o imundo e limpo dela comerão, assim como se come da corsa e do veado” Deut, 12: 15.

Quando Jesus veio a terra em missão especial, para destruir as cidades de Sodoma e Gomorra, ele hospedou-se na casa de Abraão, e ali ele comeu carne.

“Tomou também coalhada e leite e o novilho que mandara preparar, e pôs tudo diante deles; e permaneceu de pé, junto a eles, debaixo da árvore, e eles comeram”. Gen. 18: 8.

Cristo celebrava a páscoa com seus discípulos e comia carne, pois a páscoa era, nada mais, nada menos, que um bom carneiro assado no fogo.

“Naquela noite, comerão a carne assada no fogo; com pães asmos e ervas amargas a comerão”. Êxodo, 12: 8. E Jesus disse: “Ide prepara-nos a páscoa para que a comamos” Lucas 22: 8. “E disse-lhes: Tenho desejado ansiosamente comer convosco esta páscoa” v. 15.

A páscoa era um carneiro assado no fogo, e não no forno, portanto era um (para desespero dos fanáticos) churrasco.

Quando Elias fugia da terrível Jezabel, foi esconder-se bem distante, às margens do ribeiro querite, e ali os corvos lhe traziam diariamente, um bom sanduíche, pela manhã, e outro à tarde.

“Os corvos lhe traziam pela manhã pão e carne, como também pão e carne ao anoitecer; e bebia da Torrente. 1 Reis. 12:6”.

Jesus abençoou e multiplicou pães e peixes:

S. Mat. 14:19-21; após a ressurreição comeu peixe, Luc. 24:41-43. Pedro só não comia carnes imundas. Atos 10:14.

Não queremos com isto diminuir a importância do regime natural, nem desanimar aqueles que estão começando a se tornar vegetarianos; pelo contrário, desejamos que cada adventista procure o melhor alimento para saúde, pois a serva de Deus foi muito clara em orientar sobre os perigos da alimentação de origem animal.

“Os hábitos e práticas dos homens, levaram a Terra a tal condição que algum outro alimento precisa substituir a carne para a família humana... Devem ser preparados alimentos saudáveis e nutritivos para que os homens e mulheres, não tenham que comer carne”. Csra. 404.
“Cereais, frutas, nozes e verduras constituem o regime dietético escolhido por nosso criador”. Csra. 81
‘Deus está atuando em favor de Seu povo. Ele não quer que fiquem sem recursos. Está reconduzindo-os ao regime alimentar fornecido originalmente ao homem. Esse regime deve consistir em alimentos feitos com produtos que Ele proveu. Os produtos principais usados na confecção desses alimentos serão frutas, cereais e frutos oleaginosos, mas várias raízes também serão usadas.

Devemos ser cuidadosos, em não criar nas pessoas um sentimento de culpa por ingerir carne, porque a carne, apesar de não ser o melhor alimento para a saúde, não é ponto de salvação, nem prova de comunhão.

“Não nos compete fazer do uso da alimentação cárnea, uma prova de comunhão. Csra. 404”.

Carne pode ser comida em caso de doença, e em lugares onde falta alimento para substituí-la.

“Em certos casos de doença ou exaustão, poderá ser considerado melhor usar alguma carne, maior cuidado deve ser tomado para adquirir carne de animais sadios... o regime cárneo não é o mais são, e, todavia eu não tomaria a atitude de que ele deva ser rejeitado por toda pessoa. Os que têm fracos órgãos digestivos, podem muitas vezes comer carne, quando não lhes é possível ingerir verduras, frutas e mingaus”. Csra. 394, e 395.

Também se deve considerar a cultura e o poder aquisitivo do povo. Pois muitos têm dificuldade de aderir a alimentação vejetariana, por que a carne se torna mais barata que as verduras

‘Em alguns países em que é comum a pobreza, é a carne o alimento mais barato. Sob estas circunstâncias a mudança se efetuará sob maiores dificuldades; pode, no entanto ser operada. Devemos, porém, considerar a situação do povo e o poder de um hábito de toda a vida, sendo cautelosos em não insistir indevidamente, mesmo quanto a idéias justas. Ninguém deve ser solicitado a fazer abruptamente a mudança. A Ciência do Bom Viver, págs. 316 e 317.

A mudança deve ser feita com alimentos baratos, nutritivos e saborosos.

"O lugar da carne deve ser preenchido com alimento saudável e pouco dispendioso. A esse respeito, muito depende da cozinheira. Com cuidado e habilidade se podem preparar pratos que sejam nutritivos e ao mesmo tempo saborosos, substituindo, em grande parte, alimentos cárneos". Csra 398

Se não for possível conciliar estas coisas, pode-se comer carne, pois a própria serva de Deus comia quando não conseguia.

“Quando não me foi possível obter o alimento de que necessitava, comi um pouco de carne, algumas vezes, mas estou ficando cada vez mais atemorizada de fazê-lo. Csra. 394”.
“Cortei imediatamente a carne de meu cardápio. Depois disto fui por vezes colocada em situações em que me senti compelida a comer um pouco de carne”. Csra. 48, {carta escrita em 1901. Em 1894 havia resolvido deixa-la de vez.}.
“Tenho visto famílias cujas circunstancias não lhes permitiam suprir a mesa com alimento saudável. Vizinhos incrédulos mandavam-lhes porções de carnes de animais mortos recentemente. Faziam sopa dessa carne, suprindo suas famílias grandes, de muitos filhos, refeições de sopa e pão. Não era meu dever, nem julgo de ter sido dever de quem quer fosse fazer-lhe conferencias sobre os males do comer carne... não é meu dever fazer-lhes discursos sobre o comer saudável”.Csra. 463.

Os advogados da alimentação natural chegam, às vezes, a condenar leite e ovos, como sendo proibido por Deus, e um empecilho à salvação. Afirmam categoricamente que estes itens devem ser banidos da alimentação, antes da porta da graça fechar, pois quando isto acontecer, quem os usa, estará definitivamente fora do céu.

Felizmente a serva de Deus não era fanática e não ousou fechar o céu a quem usasse leite, ovos, manteiga, ou qualquer outro produto de origem limpa. O que ela orientou, foi sobre os perigos destes alimentos, pois qualquer um hoje em dia, já sabe dos perigos que estes produtos podem trazer ao organismo devido às doenças que podem transmitir. Mas quem disse que as verduras de hoje são 100% saudáveis?... Quantas toneladas de venenos não são lançadas nas hortas de hoje diariamente?...

Mas voltando aos ovos, leite e manteiga. Veja o que ela diz.

"Conquanto eu rejeite os alimentos cárneos como nocivos, pode-se usar alguma coisa menos objetável, e isto se encontra nos ovos. Não retire da mesa o leite, nem proibais seu uso no cozimento de alimentos. O leite que se usa deve ser conseguido de vacas sadias, e ser esterilizado.
Os que assumem um ponto de vista extremo quanto à reforma de saúde correm o risco de preparar pratos insípidos. Isto se tem feito repetidamente. O alimento ficou tão insípido que era recusado pelo estômago. O alimento dado aos doentes deve ser variado. Não lhes devem ser dados os mesmos pratos vez após vez. ...
Tenho-vos dito estas coisas porque fui instruída de que estais prejudicando vosso corpo mediante um regime de miséria. Devo dizer-vos que não convirá instruirdes os estudantes como tendes feito, acerca da questão do regime, porque vossas idéias acerca de descartar certas coisas não serão para benefício dos que carecem de auxílio. Csra 203.
“Leite e ovos não devem ser classificados entre os alimentos cárneos”. Csra. 402
“Obtende ovos de galinhas sadias, usai estes ovos cozidos ou crus... Leite e ovos devem ser incluídos em vosso regime”. Csra. 205.
“Não lhes posso dizer: não deveis comer ovos, nem leite, nem creme; não deveis usar manteiga no preparo do alimento... não chegou o tempo de prescrever o regime mais estrito”.Csra. 206.
“Não julgue ninguém que deva apresentar uma mensagem pormenorizada quanto aos artigos que nosso povo deva por á mesa. Os que assumem uma atitude extrema verão afinal que os resultados não são o que julgavam fossem”.Csra. 210.
“A reforma dietética deve ser progressiva”. CBV. 321.

Os fanáticos da reforma da saúde põem os alimentos de origem animal no mesmo nível dos alimentos tóxicos como, álcool, café fumo etc. Já vi alguns ensinando que comer um churrasco é equivalente a fumar 600 cigarros. Bobagens como esta levam algumas pessoas simples a sentirem remorsos quando comem algum alimento de origem animal. Não tem como deixar os alimentos cárneos, por não terem condições de mudar de hábitos, porém se sentem "crentes de segunda classe" porque ainda usam esses produtos. Felizmente a serva de Deus pensava diferente e deixou instruções para que não devêssemos colocar alimentos de origem animal em pé de igualdade com produtos tóxicos.

“Chá, café, fumo e álcool precisam ser apresentados como condescendências pecaminosas. Não podemos pôr a carne, os ovos, a manteiga e o queijo em pé de igualdade com esses artigos colocados sobre a mesa. Estes não devem ser postos na frente, como o tema principal de nossa obra. Os primeiros - chá, café, fumo, cerveja, vinho e todas as bebidas alcoólicas - não devem ser ingeridos moderadamente, mas rejeitados. Mensagens Escolhidas, vol. 3, pág. 287”.

Ninguém deve ser critério para os outros. Se você não deseja comer, o que quer que seja, é um direito seu. O que você não deve é sair por aí atanazando a vida dos outros porque ainda comem alimentos que você considera pecado. Nunca faz mal, uma leitura atenciosa de Romanos 14, onde o apóstolo insiste que respeitemos os direitos dos outros, e prezemos a liberdade alheia.

Ellen White falava a mesma linguagem

“Os que não tem, senão, parcial compreensão dos princípios da reforma, são, muitas vezes, os mais rígidos, não somente em viver segundo as suas próprias idéias, como em insistir nas mesmas para com a família e os vizinhos... ninguém devia criticar outros porque não esteja, em todas as coisas, agindo de acordo com seu ponto de vista”.CBV. 316-319.
“Não me ponho como critério para eles,... uma pessoa não pode ser critério para outros em questão de comida. Impossível é fazer uma regra para ser seguida por todos”. Csra. 491. Carta 127. 1904 .

A Sra. White era tão equilibrada que, a alguém cujo estômago não digeria bem outros alimentos, ela serviu carne.

“ Instantes alegações foram feitas de que alguém não podia comer isto ou aquilo, e que seu estômago podia digerir carne melhor que qualquer outra coisa. Assim fui incitada a pô-la na minha mesa”. Csra. 489. Carta 73a 1896. [três anos após a resolução de não mais tocar em carne]

Para concluir, vejamos o que o apóstolo Paulo disse sobre essas disputas envolvendo alimentação.

"Um crê que de tudo se pode comer, e outro, que é fraco, come legumes" Rom. 14: 2.
"O que come não despreze o que não come, e o que não come não julgue o que come, pois Deus o recebeu por seu."
"Quem és tu, que julga o servo alheio? Para seu próprio senhor ele esta em pé, ou cai. E estará firme, pois poderoso é Deus para o firmar." Rom. 14: 3,4.

Com estas palavras, o apóstolo não estava incentivando ninguém a comer carne, muito menos, carne imunda como alguns dizem. O que Paulo queria ensinar é que não é nosso dever sair por aí condenando quem quer que seja por motivo de comida.

Veja mais estes versos:

"Se por causa de comida entristece o teu irmão, já não andas conforme o amor. Não faças perecer por causa da tua comida aquele por quem Cristo morreu.
Pois o reino de Deus não é comida, nem bebida; mas justiça, paz, e alegria no Espírito Santo.
Porque quem nisto serve a Cristo, agradável é a Deus, e aprovado pelos homens.
Sigamos, pois, as coisas que servem para a paz, e para a edificação de uns para com os outros.
Não destrua por causa da comida a obra de Deus. É verdade que tudo è limpo; mas é errado comer com escândalo.
Bom é não comer carne, nem beber vinho, nem fazer outras coisas em que o teu irmão tropece, ou se escandalize, ou se enfraqueça. Tens tu fé? Tem-na em ti mesmo diante de Deus. Bem-aventurado aquele que não se condena naquilo que aprova.
Mas aquele que tem dúvidas se come, está condenado, porque não come por fé; e tudo o que não provem da fé é pecado." Romanos. 14: 15-23.

Como se pode ver pelos que foi exposta acima, a melhor alimentação é a vegetariana, e devemos fazer todo o esforço possível para substituir a alimentação cárnea do nosso cardápio.
Ser vegetariano é mais que um direito, pela luz que temos, é uma obrigação que todos deveríamos seguir.
Porém não devemos ser fanáticos ao extremo de querer fechar o céu a quem ainda come carne. Pois o julgar pertence a Deus. E se Ele, através da Bíblia, não condenou os que comem carne limpa, tampouco o Espírito de Profecia o fez, e não seremos nós que havemos de fazê-lo.

Pr. Manoel Barbosa da Silva



Referências Bibliográficas:

Crsa. -Conselho sobre regime alimentar

CBV -Ciência do bom viver

ME -Mensagens Escolhidas

C -Cartas

O Tempo da Sacudidura

Ellen White


E, por se multiplicar a iniqüidade, o amor se esfriará de quase todos. Mat. 24:12.

Tão logo o povo de Deus seja selado na fronte - não é algum selo ou sinal que possa ser visto, mas uma consolidação da verdade, tanto intelectual como espiritualmente, de modo que não possam ser abalados - tão logo o povo de Deus esteja selado e preparado para a sacudidura, ela virá. Na verdade, ela já começou; os juízos de Deus estão agora sobre a Terra, para advertir-nos, a fim de que saibamos o que virá. SDA Bible Commentary, vol. 4, pág. 1.161.

Aproximam-se rapidamente os dias em que haverá grande perplexidade e confusão. Satanás, vestido em trajes angélicos, enganará, se possível, os próprios eleitos. Haverá muitos deuses e muitos senhores. Estará soprando todo vento de doutrina. ... O sinal da besta, ser-nos-á apresentado com insistência. Os que passo a passo se têm rendido às exigências mundanas e se conformado a mundanos costumes não acharão difícil submeter-se aos poderes existentes em vez de se sujeitarem à zombaria, ao insulto, às ameaças de prisão e morte. A disputa é entre os mandamentos de Deus e os mandamentos dos homens. Nesse tempo o ouro será separado da escória, na igreja. A verdadeira piedade será claramente distinguida da piedade aparente e fictícia. Muitas estrelas que temos admirado por seu brilho tornar-se-ão trevas. A palha, como nuvem, será arrebatada pelo vento, até mesmo de lugares onde só vemos montões de precioso trigo. Todos os que têm cingido os ornamentos do santuário, mas não estão vestidos com a justiça de Cristo, aparecerão na vergonha de sua própria nudez. Testimonies, vol. 1, págs. 80 e 81.

Haverá, porém, homens que aceitarão a verdade, e esses tomarão os lugares abandonados pelos que se ofenderam e deixaram a verdade. ... Homens de genuínos princípios cristãos tomarão seu lugar, tornando-se fiéis e honrados pais de família, para defender a Palavra de Deus em seu verdadeiro sentido e em sua simplicidade. O Senhor atuará para que os dissidentes se separem dos fiéis e leais. ... As fileiras não serão diminuídas. Os que são firmes e fiéis preencherão as lacunas deixadas pelos que ficam ofendidos e apostatam. Manuscrito 97, 1898.

segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

A Incompreensão Moderna

Foto compartilhada pelo usuário

Por Ana Paula Garcia










A Incompreensão Moderna 



Eu queria entender, ver, sentir, 
Ou talvez sumir. 
Não sei qual opção é mais favorável 
Pra essa avalanche estúpida, chamada modernização. 

Tudo o que eu quero é o ser, é ter,  
Queria o dever. 
Eu queria compreender o incompreensível, 
Ver o invisível, 
Fazer o impossível, 
Ser a satisfação do seu sorriso. 

Ouvir o sonho ingênuo do sonhador, 
Sem correr o risco de sofrer uma desforra. 

A migalha que cai, 
Sufoca a garganta de quem canta, 
Deprime o vagabundo, 
Humilha o abastado. 

O Verbo transitório, 
O iludido, perdido, absurdo, 
Vaga na mente da gente, 
“De gente” 
Do executivo transigente, inteligente, 
Do medíocre ignorante ao valente. 

Tudo isso não fecha o buraco profundo 
Que invade a compreensão insana 
Do coração ferido, quebrado, remendado 
Do ser atordoado e magoado.  

Eu queria um momento de glória, 
Uma página nessa história, 
Do ser, ter, querer, do entender... 

A incompreensão não tem limites, 
É vendo e crendo. 
E ao discernir essa metamorfose da “encrenca”, 
Que é este outro ser; 
É ter uma ideia vaga, de que tudo é possível.

Vendo, sabe-se no que vai dar. 
E eu só queria entender...  
Se é que você me entende!

Lutar pra fazer sorrir ao que padece, 
Trazer o amor para quem não tem mais satisfação,  
Tocar na alma do iludido; 
E fazer ver; ao transitório e ignorante, 
A mediocridade que assola as elites, 
Os “barriga verde” 
Os cheios de “autoestima alta” 
Que juram que sabem mais. 

Oh sim, como eu queria o ser e o ter, 
Para entender, essa nossa trajetória de vida. 
Essa “bagunça organizada”, 
Valores  perdidos, na mala,  
Mudou para Somália, acredito, 
E lá morreu de vez.

A compreensão humana resolveu ir junto 
Com os valores e a decência moral. 
O carinho o amor fraternal, ágape, eros... 
Está uma decadência. 

A classe dos magnatas, 
Dos doutores, da elite, 
Dos eruditos, do que é, e não é, 
Do ser ou não ser, idem.

Dói. 
Dói ver a competitividade, 
A desigualdade, 
A corrida pela sobrevivência, 
O luxo desmedido dos imprudentes, 
Incompetentes, corruptos, 
Ante ao escasso pão e água 
Do laborioso homem sofredor.

Dói  sentir a dor da perda, 
Dos amores que não voltam mais. 
Medito na “gentileza”, camuflada no sorriso, 
Pelo olhar, da elegância transvestida de “humildade”, “Generosidade”, “honestidade", 

Medito na deselegância do erro, 
Mudando, florindo, 
Reconhecido e recebendo o perdão. 

Imagino o fingimento banido 
Pela áurea da sinceridade, 
Onde a desconfiança cai, 
E nasce a certeza, a segurança e a satisfação de um ser.

Ter, e querer ser, mais humano e justo; 
É mais justo e mais humano. 

Dói saber, que boas maneiras, 
Só ficam no papel. 
Modernização agora  é outro nível, é falcatrua. 
A decência e o resto foram para o beleléu.
Sinceramente fico aturdida, 
também perdida, 
Com a extinção prazerosa do ser, do ter e do querer, 
Do envolvimento afetivo correto, lindo de ver. 

Fico aturdida com a extinção, da solidariedade, 
Tão rara, da amizade tão cara, 
Valia a pena ter, segurar, ser, querer...  

Não há duvidas que tudo isso ainda exista, 
Estão todos  ali, sendo sufocados, esmagados, 
Mudados pela pressão 
Da “quebra dos paradigmas” 
Entrando a modernização, 
Que está vindo a todo vapor. 

Eles estão ali, escondidos 
Por um número insignificantes 
Dos chamados valores dignos e decididos, 
Que alguns insistem em chamá-los de caretas, 
Desqualificados e ultrapassados 
Por estes novos conceitos da atualidade. 
E a tensão emocional é intensa devido à pressão da sociedade.

Deixamos muitas vezes o ser, o ter, e o querer...
Para, nos
  entregar aos ditames dessa sociedade, 
Tão pouco igualitária, 
Que me enoja, e me faz chorar. 

Há uma luz bruxuleando no meu ser.
Sim, uma luz  tremula e solitária.
Ela quer entender e compreender esta devastação,
Causada pela falta do ser, do ter, do querer o amor,
De querer amar.
De acreditar que podemos muito mais.
Que o importante não é apenas  ter,
É ser, é querer, é amar.
É o amor.  
Ana Paula Garcia é poetisa, mora em Goiania, e é colaboradora deste blog.

Mais que legislador, Deus é triuno e preside os três poderes.

Dra. Adelaine Batista

Quando ainda criança, ouvi por várias vezes um hino onde dizia mais ou menos assim: “quem me dera eu pudesse descrevê-lo pra vocês, mas é tão pobre meu português”, falava de uma visão do céu, da glória e da pessoa de Deus. Hoje eu diria, talvez parafraseando, que o “meu vocabulário além de não atingir a paixão que sinto por Deus, eu não tenho o devido e absoluto conhecimento para expressar”, mas o que posso dizer é que fico maravilhada com a grandeza do nosso Deus.

Na semana anterior, estudamos a lição que nos trouxe como título “Deus, o legislador”. Excelente lição, e creio que é pouco de mais o tempo disponibilizado na escola sabatina para discutirmos o assunto, é pouco de mais os 7 dias por semana, para estudarmos sobre o Legislador Deus, é pouca a minha capacidade compreensiva desse Deus.
Enquanto estudo ou reviso a lição, o meu coração arde e me trás à memória diversos questionamentos, comparações e conclusões sobre esse Deus Legislador.
Deus legisla, executa e julga sem nenhum erro, e ainda nos reeduca, nos redime e nos liberta.
Comparando a teoria Tripartite atribuída a Montesquieu, desenvolvida em sua obra Espírito das Leis de 1748, além de ser político e escritor Francês, é considerado um dos grandes filósofos do Iluminismo. Sem conhecer profundamente sua base religiosa, e não sendo necessário agora falar sobre ele, quero apenas expor o que penso a respeito de sua brilhante e vigente teoria.
A separação, independência e harmonia entre os três poderes de Charles de Montesquieu, certamente consciente ele ou não, essa teoria tem uma base ou retrata os próprios princípios de Deus e de sua administração. Pode e reflete indubitavelmente a nós como pessoas comuns, cristãos, e sem dúvida aos nossos governantes, legisladores e juízes, ou seja, aos três poderes, Executivo, Legislativo e Judiciário.
Mas ao contrário dos líderes humanos, que sempre falham, fracassam, burlam o sistema, omitem em seus atos, de ofício o dever legal, ignoram em suas vidas a essência das leis criadas ou aplicadas por si mesmos, Deus é perfeito, executa desde a criação dos céus, legisla perfeitamente antes da fundação do mundo e julga de forma justa sem corrupção.
Deus não contradiz a seus próprios princípios, administra sem falhar e não nega misericórdia a quem precisa. Ele dá o perdão sem cobrar nenhuma propina e sentencia a nosso favor sem prejudicar a terceiros, quando à Ele recorremos. Ele é brilhante, é adorado, é louvado Eternamente, pois é Digno! Indescritíveis são suas habilidades, qualidades e poderes.Tudo a nossa volta, se olharmos profundamente nos leva a entender os princípios de Deus e nos leva a obedecer de forma imparcial, se quisermos ser prudentes, sábios, puros de mãos limpas, ou melhor, se quisermos ser encontrados sem mancha ou erro.
Quando olhamos a administração pública do poder executivo, do prefeito ao Presidente da república, o que enxergamos é a parcialidade, a corrupção, a negligência, o enriquecimento ilícito, dentre outras coisas, claro, há exceções, mas não as vimos e nem as colocamos em evidência.
Quando analisamos os legisladores, não compreendemos a situação de um deputado que é pego bêbado em um volante, não conseguindo sequer pronunciar uma palavra correta, nem mesmo seu próprio nome por estar totalmente “drogado”. Elabora ou aprova as leis, mas não as cumprem, aliás, cumprem ou exigem-se o cumprimento daquela que lhe é apenas benéfica, como os grandes salários, as muitas benesses em geral.
E o poder judiciário?! O operador maioral das leis!?!! Que decepcionante é! Um juiz que não tem compromisso com seu trabalho, nem com a sociedade, o que deveria ser exemplo da ética, decência, legalidade, moralidade e justiça, fazem geralmente ocontrário, sem nenhum pudor.
Então, são apenas eles, os três poderes através de seus representantes quem são os corruptos?
Claro que não! TODOS NÓS, quando nos beneficiamos ou concordamos, somos cúmplices dessa atroz realidade. Seres humanos errando, descumprindo suas próprias regras.
Não é diferente conosco cristãos. Quando um líder, pastor ou ovelha deixa de cumprir os mandamentos de Deus, somos também vistos, comentados, desprezados e acima de tudo desacreditados pelos ímpios. Tornamo-nos piores que eles, pois eles não tem o devido conhecimento da lei de Deus, ou não creem, por isso erram, mas nós, não devemos errar, afinal, somos na terra os executores da lei de Deus.
Antes de apontarmos os defeitos dos nossos administradores na terra, antes de indignarmos com a corrupção política e judiciária, precisamos nos consertar, cumprirmos a lei de Deus. Cumprindo a lei de Deus as demais regras humanas, englobam naturalmente.
Vejamos que humanamente encontramos erros e fracassos no presidir, no cumprimento e na aplicação das leis humanas, mas na lei de Deus, só teremos erros no cumprimento da nossa parte, pois o grande Deus, Legislador, Executor e Juiz, não erra, não falha e não se corrompe jamais. Ele preside os três poderes sem mácula alguma. Ele é santo, fiel e justo, o líder incomparável, fez uma lei específica em nosso favor, não visou em nenhum momento lucro para si e nem nos escraviza ou nos “rouba”. Apenas visou o nosso bem estar ético, moral, legal e harmonioso com o nosso semelhante, com a natureza e com o criador, Ele próprio, que só quer o nosso bem. Conforme resumo da lição é "A lei de Deus é uma expressão do seu amor, quando amamos como Deus nos ama, realmente revelamos a lei em toda a sua beleza e poder". Vivemos conforme seu caráter.
Portanto, perfeito governador, perfeito legislador e perfeito juiz, Ele é Deus.

A doutora adelaine Batista é advogada, reside em Palmas e é colaboradora deste site

segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

Qual a origem dos movimentos dissidentes?

São muitas as igrejas e movimentos dissidentes do adventismo, e todas as correntes dissidentes, consideram-se os verdadeiros defensores das puras mensagens adventistas, e do Espírito de Profecia.
Argumentam que a igreja adventista tradicional, está apostatada, corrompida, e se tornou Babilônia.
Argumentam ainda, da necessidade de uma nova igreja, mais pura, mais santa, e melhor organizada. Porem não se entendem, pregam normas e doutrinas diferentes uns dos outros e cada grupo cria seu proprio movimento ou sua propria igreja.
Se esses dissidentes acreditassem de fato nos testemunhos de Ellen White, não sairiam da igreja, nem criariam movimentos separatistas, pois Deus deixou bem claro, através de sua serva, que todo movimento separatista  tem origem satánica

Veja o que ela escreveu.

Não Há Necessidade de uma Nova Denominação

Tomais passagens dos Testemunhos que falam do fim do tempo da graça, da sacudidura do povo de Deus, e falais da saída dentre esse povo de um outro povo mais puro, santo, que surgirá. Ora, tudo isso agrada ao inimigo. ... Aceitassem muitos os pontos de vista que avançais, e falassem e agissem baseados nisso, e veríamos uma das maiores exibições de fanatismo jamais testemunhadas entre os adventistas do sétimo dia. Isso é o que Satanás quer. Mensagens Escolhidas, vol. 1, pág. 179.
O Senhor não vos deu uma mensagem para chamar os adventistas do sétimo dia Babilônia, e chamar o povo de Deus a sair dela. Todas as razões que possais apresentar não podem, quanto a mim, ter peso nesse assunto, porque o Senhor me deu decisivo esclarecimento em oposição a tal mensagem.
Sei que o Senhor ama Sua igreja. Ela não deve ser desorganizada ou esfacelada em átomos independentes. Não há nisto a mínima coerência; não existe a mínima evidência de que tal coisa venha a se dar. Mensagens Escolhidas, vol. 2, págs. 63, 68 e 69.
Digo-vos, meus irmãos, que o Senhor tem um corpo organizado por cujo intermédio Ele irá operar. ... Quando alguém se afasta do corpo organizado do povo que observa os mandamentos de Deus, quando começa a pesar a Igreja em suas balanças humanas e a
acusá-la, podeis saber que Deus não o está dirigindo. Ele se encontra no caminho errado.
Mensagens Escolhidas, vol. 3, págs. 17 e 18.

Falando em Babilônia, veja o que ela disse sobre quem fala que esta igreja é Babilônia.

"No mundo só existe uma igreja que presentemente se acha na brecha, tapando o muro e restaurando os lugares assolados; e todo homem que chamar a atenção do mundo e de outras igrejas para esta igreja, denunciando-a como Babilônia, está trabalhando de acordo com aquele que é o acusador dos irmãos". ...Cuidado de Deus Pag. 99
Deus Porá Tudo em Ordem

Não há necessidade de duvidar, de estar temeroso de que a obra não seja bem-sucedida. Deus está à testa da obra, e porá tudo em ordem. Caso haja coisas necessitando serem ajustadas na direção da obra, Deus atenderá a isso, e trabalhará para endireitar todo erro. Tenhamos fé que Deus vai conduzir a nobre nau que transporta o Seu povo, em segurança, para o porto. Mensagens Escolhidas, vol. 2, pág. 390.
Não tem Deus uma igreja viva? Ele tem uma igreja, mas esta é a igreja militante, e não a igreja triunfante. Entristecemo-nos de que haja membros defeituosos, de que haja joio no meio do trigo. ... Embora existam males na igreja, e tenham de existir até ao fim do mundo, a igreja destes últimos dias há de ser a luz do mundo poluído e desmoralizado pelo pecado. A igreja, débil e defeituosa, precisando ser repreendida, advertida e aconselhada, é o único objeto na Terra ao qual Cristo confere Sua suprema consideração. Testemunhos Para Ministros, págs. 45 e 49.
Os baluartes de Satanás nunca hão de triunfar. A vitória acompanhará a terceira mensagem angélica. Como o Capitão do exército do Senhor derribou os muros de Jericó, assim triunfará o povo que guarda os mandamentos do Senhor e serão derrotados todos os elementos oponentes. Testemunhos Para Ministros, pág. 410.

domingo, 5 de fevereiro de 2012

UE/Crise: Igrejas cristãs estão determinadas a trabalhar em conjunto

Veja com atenção esta matéria que foi publicada hoje no site Evidencias Proféticas

UE/Crise: Igrejas cristãs estão determinadas a trabalhar em conjunto

Genebra, Suíça, 30 jan 2012 – As Igrejas cristãs presentes na Europa estão determinadas a trabalhar em conjunto para contrariar os problemas económicos, sociais, políticos e espirituais que assolam o continente.


Este “compromisso”, que se baseia no favorecimento de um esforço cristão verdadeiramente “ecuménico”, foi assumido durante um encontro do comité conjunto do Conselho das Conferências Episcopais da Europa (CCEE) e da Conferência das Igrejas Europeias (CEC), em Genebra, na Suíça.

De acordo com um comunicado enviado hoje à Agência ECCLESIA, o presidente do CCEE, cardeal Péter Erdö, aproveitou o evento para sublinhar que “a Igreja Católica está empenhada neste caminho”, que “implica não só o esforço humano mas também uma ação espiritual que está dependente da oração de todos os cristãos”.

O responsável pelo CEC, Metropolita Emanuel de França, destacou por sua vez o contributo que os fiéis poderão dar, através da evangelização, para o desenvolvimento de “uma política sustentável para a União Europeia”, baseada na “defesa da dignidade humana e no respeito pela diversidade cultural e ambiental”.

Subordinado ao tema “Novos desafios para as Igrejas, testemunhas na Europa”, o encontro entre os dois organismos decorreu entre 26 e 28 de janeiro, mês em que se assinala o 40º aniversário do comité CCEE – CEC.

A iniciativa permitiu ainda verificar que a religião está a ter cada vez menos impacto no domínio público, fortemente influenciado por uma visão secular ou “ateísta” do mundo.

Um dos oradores presentes, Alister McGrath, professor de teologia no King’s College, em Londres, acrescentou ao debate o problema do “extremismo religioso”, que pede uma ação mais efetiva por parte das Igrejas cristãs.

Uma ação “capaz de gerar mais-valias sociais, de promover a tolerância e, acima de tudo, de encorajar uma mentalidade contrária a fanatismos”, sustentou.

Neste campo, os responsáveis pelo comité conjunto “expressaram a sua solidariedade para as comunidades cristãs que estão a passar por dificuldades, particularmente no Médio Oriente, em países como o Egito e a Síria”, e também no continente africano, para “as vítimas de violência na Nigéria”.

O Conselho das Conferências Episcopais da Europa, criado em 1971, é composto pelas 33 conferências episcopais da Europa, representadas pelos seus presidentes, além dos arcebispos do Luxemburgo, Principado do Mónaco, Chipre dos Maronitas e o bispo de Chisinau, na Moldávia.

A Conferência das Igrejas Europeias, estabelecida em 1959, reúne 120 representantes de Igrejas Ortodoxas, Protestantes, Anglicanas e Vetero-Católicas de todos os países da Europa, para além de mais 40 organismos associados.

Agora leia o que Ellen White escreveu a mais de cem anos no passado

"Por um decreto que visará impor uma instituição papal em contraposição à lei de Deus, a nação americana se divorciará por completo dos princípios da justiça. Quando o protestantismo estender os braços através do abismo, a fim de dar uma das mãos ao poder romano e a outra ao espiritismo, quando por influência dessa tríplice aliança os Estados Unidos forem induzidos a repudiar todos os princípios de sua Constituição, que fizeram deles um governo protestante e republicano, e adotarem medidas para a propagação dos erros e falsidades do papado, podemos saber que é chegado o tempo das operações maravilhosas de Satanás e que o fim está próximo. Testemunhos Seletos, vol. 2, págs.150 e 151.


Mediante os dois grandes erros - a imortalidade da alma e a santidade do domingo - Satanás há de enredar o povo em suas malhas. Enquanto o primeiro lança o fundamento do espiritismo, o último cria um laço de simpatia com Roma. Os protestantes dos Estados Unidos serão os primeiros a estender as mãos através do abismo para apanhar a mão do espiritismo; estender-se-ão por sobre o abismo para dar mãos ao poder romano; e, sob a influência desta tríplice união, este país seguirá as pegadas de Roma, desprezando os direitos da consciência. ...

Católicos, protestantes e mundanos juntamente aceitarão a forma de piedade, destituída de sua eficácia, e verão nesta aliança um grandioso movimento para a conversão do mundo, e o começo do milênio há tanto esperado". O Grande Conflito, págs. 588 e 589.




sábado, 4 de fevereiro de 2012

Especulações sobre uma catástrofe global e o fim do mundo

Erton Köhler 

A chegada de 2012 multiplicou as especulações sobre uma catástrofe global e o fim do mundo. Tudo como resultado das previsões do Calendário Maia para 21 de dezembro, indicando a mudança de uma era, interpretada por muitos como o apocalipse final.
Os próximos meses prometem muitas discussões sobre os riscos de um colapso do planeta e das diferentes profecias sobre o fim do mundo. Será o cenário ideal para colocar medo, ansiedade e insegurança na agenda de muita gente. Além de Hollywood, que cada vez mais trata do tema, as notícias também indicam o aumento da construção de abrigos nucleares, a mudança de famílias para regiões tidas como neutras em uma tragédia global e o descontrole ambiental. O povo está se preparando para o pior.
Por outro lado, é interessante observar como as pessoas se envolvem nessas discussões e especulações, quando a verdade é tão simples, clara e acessível. A Bíblia apresenta os sinais, os tempos, as profecias e as interpretações. Por que acreditar em um calendário, quando temos nas mãos as profecias verdadeiras? A realidade é que as pessoas estão carentes, tentando se apegar a algo que lhes traga segurança. Aí está o cenário ideal para apresentarmos o caminho que afasta o medo e traz a verdadeira esperança. Chegou a hora de testemunharmos com poder!
Precisamos avançar comprometidos e não perder nenhuma oportunidade de apresentar a realidade do tempo em que vivemos e os sinais da vinda de Cristo, sempre dando ênfase à salvação e não à destruição. Vamos fazer isso em cada casa, entregando um livro A Grande Esperança, em que “a última mensagem de advertência ao mundo é dada mais distintamente” (Ellen G. White, O Colportor-Evangelista, p. 127). É um sonho ousado, mas chegou a hora. Pelo poder do Espírito Santo e a participação de cada membro da igreja, será realidade.
Temos cerca de 70 milhões de residências na América do Sul e queremos alcançar todas entre 2012 e 2013. A Igreja encomendou 52 milhões de livros apenas para este ano. Isso nunca aconteceu em nossa história. É um verdadeiro despertar! Muitas cidades já serão completamente alcançadas em 2012. Mas vamos continuar até alcançar os 70 milhões de lares, a fim de que a mensagem esteja acessível em todo o nosso continente. Esse é um movimento da Igreja mundial, que vai distribuir 166 milhões de livros, e precisamos fazer nossa parte. No dia 24 de março, vamos às ruas com mapas na mão, começando o movimento de visitação de casa em casa. Nesse dia, queremos entregar a metade dos livros. O restante será entregue até o fim do ano. Enquanto a sociedade discute a grande destruição, vamos espalhar A Grande Esperança como “folhas de outono”.
Esse grande movimento é parte de um projeto ainda maior que deverá envolver toda a Igreja e cada membro. São seis diferentes iniciativas:
1. Reavivamento e Reforma. A ênfase permanente em buscar Deus na primeira hora de cada dia, clamando pelo batismo do Espírito Santo. No dia 10 de março, vamos nos unir num sábado de jejum e oração.
2. Impacto Esperança. Acontecerá no dia 24 de março, com a igreja nas ruas e A Grande Esperança nas mãos. Será o grande dia. Esse movimento também será virtual. No site www.esperanzaweb.com, você pode ajudar na distribuição de 10 milhões de livros online. Ali você também vai encontrar o livro em texto e áudio, além de poder baixá-los para leitura em tablets e smartphones.
3. Amigos da Esperança. Cada adventista convidará um amigo para visitar a igreja no dia 31 de março. No domingo, começaremos o evangelismo da Semana Santa.
4. Semana Santa. Será realizada dos dias 1º a 8 de abril, começando preferencialmente nos lares e encerrando na igreja, de sexta a domingo.
5. Evangelismo via satélite. O pregador será o pastor Alejandro Bullón e a programação será transmitida a partir de Lima, Peru, nos dias 3 a 10 de novembro.
6. Plantio de novas igrejas. Cada distrito pastoral plantando uma igreja durante o ano.
Há poucas semanas, o mundo acompanhou as notícias e imagens do acidente com o navio Costa Concórdia, na Itália. No meio das mais de 4 mil pessoas a bordo, estava a família Paredes. Adventistas do sétimo dia e membros da igreja em Cuzco, no Peru, o irmão Milton, a esposa Edelmira e a filha Diana estavam se preparando para descansar, depois de receber o sábado no culto de pôr do sol, quando o acidente aconteceu. Tentando encontrar resgate, foram empurrados, caíram nas águas frias do Mar Mediterrâneo e nadaram para salvar a vida. De volta ao Peru, foram entrevistados por diferentes meios de comunicação. Foi emocionante ver como eles testemunharam sua fé e aproveitaram a oportunidade para entregar o livro A Grande Esperança (Veja apenas um exemplo.)
Esse é o espírito do projeto A Grande Esperança. Cada membro aproveitando todas as oportunidades para testemunhar, participar e colocar um livro em cada casa, para que, finalmente, possamos ir para nossa verdadeira casa. Chegou a hora!

Erton Köhler é líder sul-americano da Igreja Adventista do Sétimo Dia

 

quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

Dose diária de refrigerante diet aumenta risco de ataque cardíaco e derrame

Se você deseja uma boa saúde, deve repensar seus hábitos alimentares. um deles diz respeito ao consumo de refrigeranres. 

Os refrigerantes ditos "normais" são uma bomba de açucar, e este, é tão prejudicial que os cientistas estão sugerindo o controle do mesmo, assim como se deve controlar o tabaco e as bebidas alcoolicas.

Quanto aos refrigerantes ditos "saudaveis" diet, light, etc,  aumentam o risco de ataques cardíaco e derrame. veja a matéria a seguir que foi publicada no site PortalCT do jornalista Cleber Toledo 

O certo é não usar nenhum tipo de refrigerantes. Beba sucos naturais, são mais saudaveis

Dose diária de refrigerante diet aumenta risco de ataque cardíaco e derrame

02/02/12 17h06

Da Redação

Foto: Publicação
Bebidas diet gaseificadas são comercializadas como uma opção saudável, mas seus benefícios permanecem obscuros
Uma nova pesquisa desenvolvida pela University of Miami Miller School of Medicine e pela Columbia University Medical Center aponta que beber uma única lata de refrigerante diet todos os dias pode aumentar o risco de um ataque cardíaco ou um acidente vascular cerebral. Além disso, as bebidas, que são consideradas teoricamente como mais saudáveis, podem criar danos ao fígado e diabetes. As informações foram publicadas pelo Daily Mail

Segundo o Portal do Terra, os pesquisadores afirmaram que aqueles que bebem refrigerante diet são 43% mais propensos a terem esses problemas de saúde do que aqueles que não bebem. Uma análise prévia dessas bebidas mostrou que esses refrigerantes, que têm uma grande quantidade de adoçantes artificiais, também podem causar doença hepática semelhante à causada pelo alcoolismo crônico.

Bebidas diet gaseificadas são comercializadas como uma opção saudável porque têm menos calorias do que os refrigerantes normais, mas seus benefícios à saúde permanecem obscuros, com algumas pesquisas que sugerem que eles acionam ainda mais o apetite das pessoas.

Pesquisa
A equipe de investigação estudou todos os tipos de refrigerantes consumidos pelos 2.564 participantes, durante um período de 10 anos.

Segundo pesquisadores, os mecanismos pelos quais os refrigerantes podem afetar eventos vasculares não são claro.

Consumo de açúcar deve ser controlado assim como álcool e tabaco

Voce que defende uma reforma alimentar, e é bom que o faça, voce que ja se considera um bom reformador da dieta elimentar, e voce que ainda não começou pra valer, mas pretende cuidar melhor da sua saúde, atente bem para esta matéria publicada na Revista Veja desta semana. não é uma matéria qualquer, é assunto de especialistas, preocupados com a saúde publica.
Se estes que não são "crentes" estão preocupados com os malefícios do açucar,  nós, que advogamos que religião tem muito a ver com o que ingerimos, deveríamos estar muito mais preocupados.
Não esquecendo que Ellen White, escreveu que o açucar é, talvez, mais prejudicial à saúde que as carnes


Veja a matéria da revista se quiser ler na própria fonte clique aqui






Consumo de açúcar deve ser controlado assim como álcool e tabaco
Relatório concluiu que danos provocados pelo excesso de açúcar são tão graves quanto os causados por bebida alcoólica e cigarro 

Açúcar: relatório americano defende que açúcar seja controlado tanto quanto álcool e tabaco (ThinkStock)
Segundo artigo publicado nesta quinta-feira na conceituada revista Nature, o açúcar deve ser controlado da mesma maneira que o álcool e o tabaco como forma de proteger a saúde pública. O relatório, feito por pesquisadores da Universidade da Califórnia, São Francisco (UCSF), nos Estados Unidos, considerou que os prejuízos provocados pelo consumo exagerado do açúcar estão contribuindo para a pandemia global que se tornou a obesidade e, consequentemente, para o aumento da mortalidade por doenças crônicas não transmissíveis.
Saiba mais
DOENÇAS CRÔNICAS NÃO TRANSMISSÍVEIS
São doenças como as cardiovasculares, respiratórias crônicas e o diabetes, que têm como fatores de risco comportamentos modificáveis ou não. Tabagismo, consumo de bebidas alcoólicas, obesidade e maus hábitos alimentares são alguns dos fatores de risco modificáveis. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), essas doenças são responsáveis por 58.5% das mortes mundiais e por 45.9% da carga global de doenças. No Brasil, essa tendência não é diferente: dados do Ministério da Saúde mostram que essas doenças são responsáveis por 75% da receita do Sistema Único de Saúde (SUS).
OBESIDADE
A obesidade é a quinta causa de morte mais comum no mundo, segundo a OMS. Ela atinge cerca de 500 milhões de adultos e 170 milhões de crianças ao redor do mundo. No Brasil, de acordo com dados da Vigilância de Doenças Crônicas (Vigitel) de 2010, 14.4% dos homens e 15.5% das mulheres têm obesidade.
Os dados do relatório revelam que o consumo mundial de açúcar triplicou nos últimos 50 anos e que esse quadro é um dos grandes responsáveis pelo aumento do número de obesos. Mas, segundo os pesquisadores, a obesidade pode ser um marcador para os danos provocados pelos efeitos tóxicos do açúcar, o que ajudaria a explicar o porquê de 40% das pessoas com síndrome metabólica, que pode levar ao diabetes, a doenças cardíacas e ao câncer, não serem clinicamente obesas.
Calorias e toxidade- Os cientistas que desenvolveram o estudo formaram um grupo interdisciplinar composto por especialistas em endocrinologia, saúde pública e sociologia. Segundo os pesquisadores, os prejuízos do açúcar vão além do excesso de calorias e do ganho de peso. Se consumido em grande quantidade, o que não é incomum principalmente nos países ocidentais, ele pode alterar o metabolismo do indivíduo, aumentando sua pressão arterial, interferindo no funcionamento dos hormônios e provocando danos significativos ao fígado. Esses problemas de saúde, de acordo com o relatório, são semelhantes aos provocados pelo excesso de álcool.
“Assim como existem gorduras boas e más, há calorias boas e ruins. O açúcar, além de calórico, é tóxico. Mas, enquanto as pessoas o considerarem apenas como ‘caloria vazia’, não haverá resolução dos problemas vindos do seu excesso de consumo”, afirma Robert Lustig, professor da UCSF e um dos autores do estudo. “Porém, mudar padrões como esse é muito complicado”.
Formas de controle- Os autores do relatório ainda chamam a atenção para o fato de que medidas individuais de redução de açúcar não são suficientes para que o problema acabe. Eles defendem que soluções ambientais e sociais, assim como as que foram tomadas em relação ao álcool e ao tabaco, são fundamentais. Medidas como cobrança de impostos sobre vendas, controle do acesso e maiores exigências em relação ao licenciamento de lugares que vendem alimentos com alto teor de açúcar em escolas, por exemplo, são algumas das sugeridas pelo documento.
“Não estamos falando de proibição e nem defendendo uma imposição maior do governo na vida das pessoas”, afirma Laura Schmidt, professora da UCSF e outra autora do estudo. “Nós estamos considerando maneiras suaves para tornar o consumo de açúcar um pouco menos conveniente. O que buscamos é aumentar as opções e o acesso a alimentos que não sejam tão carregados em açúcar”, diz a professora.

Reavivamento e Reforma 2



Estamos vivendo os últimos dias da história deste mundo.
 Pela profecia, sabemos que antes da volta de Jesus, haveria na igreja, um ”movimento de Reavivamento e reforma da verdadeira piedade” Esse movimento traria o alto clamor, isto é, a  pregação do”evangelho eterno” com maior ênfase que nos dias dos apóstolos. E esta pregação, traria o selamento  e o fechamento da porta da graça, no final.
Graças a Deus, hoje estamos vendo tudo isto acontecer na igreja.
A mensagem está sendo pregada, literalmente, em todo mundo. Milhões de livros estão sendo distribuídos gratuitamente de casa em casa. A televisão e o radio está entrando em todos os lares. Mesmo nos países onde é proibida a entrada de missionários, as ondas do rádio anunciam a mensagem do advento 24 horas por dia na língua destes países. Isto é o alto clamor.
Cumprindo a profecia, que haveria, junto com a pregação da mensagem do advento, um movimento de Reavivamento e reforma, dentro da igreja(veja bem, dentro da igreja, não é fora) a associação geral votou, recentemente, um documento conclamando toda a igreja a se juntar a este movimento. Você está convidado.

Reavivamento e Reforma

Reavivamento e reforma são duas coisas diferentes, mas ao mesmo tempo é uma só. Uma depende da outra. Reavivamento sem reforma é misticismo. Reforma sem reavivamento é fanatismo. As duas andam juntas, uma é seguida da outra. Nesta ordem. Reavivamento e reforma.
Através da oração e comunhão com Deus,  você receberá o poder renovador do Espírito Santo, a chuva serôdia, uma nova vida, um renascer espiritual diário, o reavivamento. 
E assim reavivado você abandonará tudo o que é prejudicial, à sua saúde, física, mental e espiritual. Todos os hábitos nocivos serão deixados, todas as praticas danosas serão abandonadas, todos os maus pensamentos serão subjugados ao poder do Espírito Santo. 
Esta já é uma realidade na vida de muitos, e poderá ser sua também. Basta você querer.


Requisitos para o Reavivamento


1. 1.    Ter necessidade.

Tendes na alma uma sensação de necessidade? Tendes fome e sede de justiça? É isto então evidência de que Cristo operou em vosso coração, criando essa intuição de necessidade, a fim de que O buscásseis para que, mediante o outorgamento de Seu Espírito Santo, fizesse por vós as coisas que vos é impossível fazerdes vós mesmos.

2.  2.   Qual é a condição para receber?

O Salvador continua: "Qual o pai dentre vós que, se o filho lhe pedir pão, lhe dará uma pedra? Ou também, se lhe pedir peixe, lhe dará por peixe uma serpente? Ou também, se lhe pedir um ovo, lhe dará um escorpião? Pois, se vós, sendo maus, sabeis dar boas dádivas aos vossos filhos, quanto mais dará o Pai celestial o Espírito Santo àqueles que Lho pedirem?" Luc. 11:1-13.

O Senhor não especifica condições, a não ser que tenhais fome de Sua misericórdia, desejando o Seu conselho, e aneleis o Seu amor. "Pedi!" O pedir tornará manifesto que reconheceis vossa necessidade, e se pedirdes com fé, recebereis. O Senhor empenhou Sua palavra, que não pode falhar. Sentirdes e saberdes que sois pecador é argumento bastante para pedirdes Sua misericórdia e compaixão. A condição sob a qual podeis chegar-vos a Deus, não é o serdes santos, mas que peçais a Deus que vos purifique de todo o pecado e limpe de toda iniqüidade. Então, por que esperar mais? Por que não tomar a Deus na palavra e dizer: - ME vol. 1 Pag. 332

"Eis, Senhor, a Ti me entrego,
Só isto eu posso fazer"?

3. 3.    O que Deus requer?... Em quem confiar?... A quem dar gloria?...

O que Deus requer? Perfeição; nada menos do que perfeição. Mas se devemos ser perfeitos, não devemos confiar no eu. Diariamente precisamos saber e compreender que o eu não deve ser objeto de confiança. Precisamos apegar-nos às promessas de! Deus com firme fé. Precisamos pedir o Espírito Santo com pleno reconhecimento de nosso próprio desamparo. Então, quando o Espírito Santo operar, não daremos glória ao eu. O Espírito Santo tomará graciosamente o coração à sua guarda, trazendo-lhe os brilhantes raios do Sol da Justiça. Mediante a fé seremos guardados pelo poder de Deus. O cuidado de Deus. MM 1986 pag. 316

4. 4.    O que devemos fazer?...  O que  acontecerá?

Quem está desejoso de se tornar verdadeiramente arrependido? Que deve ele fazer? - Deve ir ter com Jesus, tal qual está, sem demora. Deve crer que a palavra de Cristo é verdadeira e, crendo na promessa, pedir, para que possa receber. Quando o desejo sincero leva os homens a pedir, eles não orarão em vão. O Senhor cumprirá Sua palavra e dará o Espírito Santo para levar ao arrependimento. ...
5.5    Com a oração ele misturará a fé, e não só crerá nos preceitos da lei, mas também lhes obedecerá. ... Renunciará a todos os hábitos e associações que tendam a afastar de Deus o coração.- Mensagens Escolhidas, vol. 1, pág. 390, 392 e 393.

6.     Por que não temos fome nem sede do dom do Espírito, visto como é este o meio pelo qual haveremos de receber poder? Por que não falamos sobre Ele, não oramos por Ele e não pregamos a Seu respeito? O Senhor está mais disposto a dar-nos o Espírito Santo do que os pais terrestres a dar boas dádivas aos filhos. Pelo batismo do Espírito deve todo obreiro estar pleiteando com Deus. Devem reunir-se grupos para pedir auxílio especial, sabedoria celeste, a fim de que saibam como fazer planos e executá-los, com sabedoria. Especialmente devem os homens orar para que Deus batize com o Espírito Santo os Seus missionários.- Test. Sel. vol. 3. pag. 312

Postagens de Destaque