Seguidores

quarta-feira, 2 de janeiro de 2013

A ARITIMETICA DE FELIPE

Pr. Manoel Barbosa da Silva
 
João 6: 1-15 Mateus 14: 13-21

Dois fatos precederam este milagre
O primeiro em relação aos apóstolos, o segundo de alcance nacional.
O primeiro foi o regresso dos apóstolos de sua primeira viagem missionária sem a presença de Jesus.
Em dado momento do aprendizado dos apóstolos, Cristo os enviou em missão de treinamento, espécie de estagio, e os recomendou que não levassem nem comida, nem dinheiro; que anunciassem o evangelho e sobrevivessem à custa da caridade dos ouvintes.
Orientou-os que na cidade que não fossem recebidos, que batessem a poeira dos sapatos e procurassem outra cidade.
Eles foram. Fizeram tudo como lhes fora ordenado. Agora estavam de volta, cheios de novidades e ansiosos para contar a Jesus, as experiências da viagem. Marcos 6: 7-13
Na semana em que os discípulos regressaram da viagem, aconteceu algo que abalou o país. João batista foi assassinado.
João batista era a pessoa mais respeitada da palestina, tanto pelo povo como pelos líderes religiosos e políticos do país. O povo que via em João a esperança de libertação da opressão política de Roma ficou desapontado, sem ter para quem apelar, ficou como ovelhas sem pastor, pois a morte deste, era o fim de suas esperanças.
Agora restava Jesus. Onde encontra-lo? Jesus estava sempre viajando por alguma cidade do interior, era difícil encontrá-lo. Porem, naquela semana correu a notícia, que ele acabara de chegar de viagem e havia saído para um retiro com seus discípulos, foram de barco lá para bandas das montanhas de Betsáida.
Uma grande multidão saiu em busca de Jesus. Foram a pé. E quando Jesus chegou ou luar do retiro, muitas pessoas já o aguardava, gente de todas as cidades da vizinhança.Marcos 6:33.
Jesus ficou com dó daquele povo, pois era como ovelhas sem pastor, curou todas as enfermidades deles e em seguida passou a ensiná-los.
 V. 34
Ao aproximar-se o meio dia, os discípulos que estavam cansados e vendo que o culto estava demorando muito, chamou a atenção de Jesus para o avançar da hora, lembrou-lhe que o povo estava com fome e que nas imediações não havia onde comprar alimentos, portanto devia ele encerrar a reunião e liberar o povo para voltar para casa.
Jesus respondeu. Dai-lhes vós mesmos de comer. Mc 6:37.
Filipe argumentou ainda que se comprassem duzentos denários de pão não seria suficiente para cada um ganhar um pedaço. Porem Jesus não mais lhe deu atenção e continuou o seu trabalho.
João informa que Jesus queria apenas o experimentar, pois bem sabia o que estava para fazer. Jô. 6:6.
É possível que Felipe tenha saído da presença de Jesus, reunidos alguns dos companheiros e lhes deu o recado.
       O mestre ordenou-nos que alimentemos o povo
       Como? – alguém deve ter perguntado – onde vamos conseguir alimento para tanto gente?
       Não sei – respondeu Felipe – já argumentei com ele que duzentos denários, não seriam suficientes para comprar pão para cada um ganhar um pedaço.  Ele não me deu mais atenção e agora temos que fazer alguma coisa, pois vocês sabem que quando ele dá uma ordem tem que ser obedecida.
       São quantos? Quantas pessoas?- Outro perguntou.
       Não sei. Temos que contar.
Para facilitar resolveram contar apenas os homens, depois faria um calculo estimativo das mulheres e crianças,
         Terminada a contagem encontraram quatro mil novecentos e alguma coisa, quase cinco mil. Se fosse no nordeste do Brasil seriam cinqüenta mil pessoas, porque ali cada homem é pai de pelo menos dez.
Suponhamos que, em média, cada homem tenha comparecido ali levando apenas a mulher e um filho, teríamos aproximadamente quinze mil pessoas.
-         Quanto dinheiro tem? -Alguém deve ter perguntado.
-         Não sabemos. Vamos perguntar ao tesoureiro.
Dos milagres que Jesus fazia, ele não cobrava nada, porem o povo agradecido, trazia ofertas voluntárias, que eram usadas na alimentação do grupo, e Judas era quem estava encarregado de guardar a bolsa do dinheiro. Foram perguntar a ele.
       Judas o mestre nos ordenou comprar alimento para o povo e queremos saber quanto dinheiro tem em caixa.
       Não tem dinheiro nenhum. -Respondeu ele.
E não tinha mesmo, pois naquela bolsa não parava nenhum dinheiro; e João que o conhecia bem, diz ate o motivo.
Ele era ladrão e roubava o dinheiro que o povo doava. João 12:6.
Felipe deve ter dito ao secretário da reunião que fazia o relatório. Anota aí.
1.    Não tem dinheiro
2.    É gente demais.
3.    Estar muito tarde para irmos a cidade comprar e voltarmos trazendo os pães
4.    Não encontraremos nenhuma padaria com tanto pão disponível para vendermos. Qualquer padaria levaria pelo menos um mês para fabricar tanto pão
5.    Mesmo que tivéssemos dinheiro e encontrássemos os pães para comprar, não teríamos como trazer. Portanto só há uma saída. Terminar a reunião e dispensar o povo para que cada um saia pelas aldeias e comprem eles mesmos o que comer. Mc. 6:36.
Enquanto discutiam a impossibilidade de cumprir a ordem de Jesus, André resolveu, ele mesmo, resolver o problema. Saiu entre a multidão procurando saber se alguém ali havia trazido algum lanche.
Encontrou um menino que trouxe de casa um lanche, cinco pães e dois peixinhos e tão absorto estava em ouvir Jesus pregar que até se esqueceu de comer. Ao ser perguntado por André se daria aquele lanche a Jesus, e o fez de boa vontade.
Então André se aproxima de Jesus e diz.
“Esta aí um rapaz que tem cinco pães de cevada e dois peixinhos, mas, isto que é para tanta gente? Jô. 6:9”.
Disse Jesus. Fazei o povo assentar-se; pois havia naquele lugar muita relva. Assentaram-se, pois os homens em numero de quase cinco mil. Então tomou Jesus os pães e, tendo dado graças, distribuí-os entre eles e também igualmente os peixes, quanto queriam. E quando já estavam fartos, disse Jesus aos seus discípulos: recolhei os pedaços que sobraram, para que nada se perca. Assim, pois, o fizeram e encherem doze cestos de pedaços dos cinco pães de cevada, que sobraram aos que haviam comido. Jô 6:10-13.

Lições

Deste episódio aprendemos algumas preciosas lições espirituais

Aritmética

O homem soma. Deus multiplica.
O que o homem soma nunca dá.
O que Deus soma dá e sobra.
A aritmética do homem diz. 2+2 = 4
A aritmética de Divina é: 2 x 2 = 4 Ou igual ao que for necessário

Dar.

Quando doamos para Jesus todos são beneficiados. O garoto bem poderia ter ficado com o lanche, afinal, era dele mesmo. Porém não foi egoísta. Doou e todos foram alimentados, inclusive ele. Muitos há que deixam de devolver a Deus, os dízimos e ofertas, com medo de que isto venha lhes faltar; porem esquecem que quando nós doamos a Deus, ele nos devolve o que doamos multiplicados.

Obedecer
Deus ordena nosso dever é obedecer sem discutir, mesmo que nos pareça difícil ou sem lógica. Pois há nas ordens de Cristo algumas exigências, que ao homem carnal, parece sem sentido. Alimentar uma multidão com apenas cinco pães e dois peixes é uma delas. Felipe discutiu ficou envergonhado. André obedeceu ficou satisfeito.

Simplicidade

Cristo poderia ter proporcionado ao povo uma rica refeição. Um variado cardápio com as mais finas iguarias. Mas comida preparada meramente para satisfação do apetite, não lhes teria trazido nenhuma lição. Por meio deste milagre cristo desejava lhes ensinar a lição da simplicidade.
Se os homens de hoje fossem de hábitos simples, vivendo de acordo com as leis da natureza, haveria abundante provisão de alimentos para todas as famílias da terra. É o egoísmo e a extravagância de uns que traz escassez e miséria para outros. Enquanto uns acumulam bens e alimentos além do necessário, falta estes mesmos bens e alimentos, para outros.
Cristo também desejava ensinar aos seus seguidores que a vida cristã não é uma vida de luxos. Ao proporcionar uma simples refeição desejava ensinar-nos a viver uma vida simples, sem excessos ou extravagâncias.

Desperdício

     Depois de a multidão ser alimentada restou ainda abundancia de comida. Jesus ordenou: “Recolhei os pedaços que sobraram para que nada se perca”.Jô. 6:12.
Estas palavras queriam dizer muito mais que por o alimento nos cestos. Estas palavras queriam nos ensinar que coisa alguma deve ser desperdiçada.
O Brasil é considerado o país do desperdício. Em uma construção, por exemplo, perde-se ate vinte por cento do material usado. Os seja, em um gasto de cinqüenta mil reais, dez mil vira entulho. Famílias há, muitas delas pobres, que cozinham alem do que necessitam e jogam no lixo o que sobra. Quando a obra de Deus necessita de auxilio, nunca podem ajudar por que não aprenderam a economizar.
Para que nada se perca. Significa isto, que não devemos desperdiçar o tempo. Precisamos aproveitar os retalhos do tempo. Com eles, poderemos aprender uma língua nova, uma nova profissão, fazer um curso, ler um bom livro, etc. Poderemos também visitar um amigo, um doente no hospital, ou dar um estudo. Com os retalhos do tempo poderemos fazer mais do que assistir televisão.

Confiança


O milagre dos pães nos ensina confiar em Deus. Quando Jesus alimentou a multidão a comida não estava ali, à mão. Ele nem sabia de onde tirar. Mas confiou em Deus e o milagre aconteceu.
Assim acontece ainda. Muitas vezes nos achamos em uma situação que parece não haver saída, às vezes falta o dinheiro, o próprio alimento, e a saúde, porém Deus intervem e o milagre acontece. Quando somos levados a situações críticas devemos confiar em Deus. Em toda emergência, devemos buscar auxilio Daquele que tem à sua disposição recursos ilimitados.

Repartir

Neste milagre Cristo recebeu do garoto os pães e do Pai o poder de multiplica-los. Transmitia aos discípulos, os discípulos ao povo, e o povo uns aos outros. Assim todos que se acham unidos com Cristo receberão dele o pão da vida e o transmitirão a outros.

Pequenas coisas

Quando os discípulos ouvirão a ordem ‘dai-lhes de comer “toda sorte de dificuldades lhes surgiram na mente. Perguntaram: Aonde iremos e compraremos pães?”.
Mas que disse Jesus? “Dai-lhes de comer”. Eles levaram o pouco que tinham a Jesus, Jesus abençoou e todos comeram ate sobrar.
Assim acontece hoje. Você ver uma necessidade e se pergunta: que eu posso fazer? Como resolver? Jesus deixa bem claro que o seu pequeno esforço será multiplicado, pois Deus fará o milagre.
Lembrem disto: quem planta pouco colhe pouco; quem planta muito colhe muito”.
 Que cada um dê a sua oferta conforme resolveu no seu coração, não com tristeza nem por obrigação, pois Deus ama quem dá com alegria.
  E Deus pode dar muito mais do que vocês precisam para que vocês tenham sempre tudo o que necessitam e ainda mais do que o necessário para fazerem todo tipo de boas obras.
 Como dizem as Escrituras Sagradas: “Ele dá generosamente aos pobres, e a sua bondade dura para sempre”.
 E Deus, que dá a semente para semear e o pão para comer, também dará a vocês todas as sementes que vocês precisam. Ele fará com que elas cresçam e dêem uma grande colheita, como resultado da generosidade de vocês.
 Ele fará com que vocês sejam sempre ricos para que possam dar com generosidade. E assim muitos agradecerão a Deus a oferta que vocês estão mandando por meio de nós.
 Porque isso que vocês fazem não somente ajuda o povo de Deus que está necessitado, mas também faz com que eles façam muitas orações de gratidão a Deus “. 2. Cor. 9: 6-12.

Nenhum comentário:

Postagens de Destaque