Seguidores

domingo, 20 de janeiro de 2013

RELACIONAMENTOS



Adelâine Batista 

Bom dia, caros navegantes do Blog do Nezin!

Hoje pela manhã em meu devocional, pude perceber que, geralmente Deus fala conosco, mas às vezes existem assuntos que Ele nos fala, torna-se interessante compartilharmos, até porque, quando conhecemos situações de igrejas ou empresas e até pessoas individuais que passam por situações inerentes ao que Deus nos propôs, torna-se obrigação levar até estas pessoas e lugares algo para refinar seus sentidos.
Observei do texto em que li, o quanto  “relacionamento” é a base de tudo, não somente porque os “marketeiros” empresariais falam, mas Deus já deixou isso bem definido desde a criação. Relacionar é a base forte de todas as coisas e, relacionar-se bem é a base forte do sucesso em todas as áreas da vida.

Navegando pelas águas dos relacionamentos (texto Stormie Omartian, Editora Mundo Cristão).

“Pode ser difícil navegar pelos relacionamentos por causa de uma variável importante: a outra pessoa!
Devido a essa grande incógnita, podemos estar seguindo alegremente nosso curso, fazendo o melhor possível, quando de repente nos encontramos em meio a uma crise de relacionamento. Algumas das horas mais difíceis de nossa vida podem ser exatamente àquelas em que temos problemas com as pessoas.
Qualquer tipo de relacionamento pode fazer-nos sofrer. Conflito com a mãe ou com o pai, com um irmão ou uma irmã, com o marido ou a esposa, com o filho ou a filha, com um parente, um amigo, um pastor, um chefe, um vizinho, o namorado, a namorada ou com o colaborador, talvez nos provoque dor de estômago, um nó na garganta ou insônia. Isso acontece porque, que reconheçamos ou não, os relacionamentos são muito importantes para cada indivíduo. Não é possível viver sem eles. Nem Deus quis isso para nós. Ele nunca planejou que vivêssemos completamente separados de outras pessoas. Muito do que Deus quer realizar em nós, ocorrerá à medida que crescemos nos relacionamentos com as pessoas que ele coloca em nossa vida.
Todo relacionamento requer um sacrifício. Todo sacrifício tem uma recompensa. Se conhecêssemos as recompensas, não hesitaríamos em fazer os sacrifícios. Parte do sacrifício que devemos fazer em um relacionamento é confessar o orgulho e as necessidades. Precisamos (como pessoas), ser amadas, cuidadas, valorizadas e respeitadas, mas essas necessidades jamais serão satisfeitas quando as exigirmos e, sim, quando abrimos mão delas. Humilhar-nos e considerar as necessidades do outro, superiores às nossas, pode ressuscitar um relacionamento que sofreu ferimentos mortais.
Manter-se no caminho certo, em qualquer relacionamento, significa livrar-se do excesso de bagagem pessoal. Falta de perdão e inveja são exemplos dessa bagagem. Essas atitudes negativas criam ruptura em qualquer relacionamento e ficam sempre evidentes, mesmo que os demais não reconheçam exatamente o que estão vendo. Os momentos críticos dos relacionamentos podem ser minimizados se nos humilharmos diante de Deus e pedirmos que ele nos guie, passo a passo, sempre que a inveja e a falta de perdão se fizerem presentes. Trata-se de um sacrifício que sempre resulta em grande recompensa.
A melhor maneira de proteger seus relacionamentos é certificar-se de que o principal deles é com o Senhor. Então peça que Deus seja o Senhor de todos os seus relacionamentos. Ore por eles e busque a mão reconciliatória de Deus onde for necessário. Embora possamos fazer muito ao oferecer nosso amor e perdão a outros, só Deus pode abrandar suficientemente o coração das pessoas para que possam recebê-los. Peça-lhE também isso.
Visando aparar as “arestas” dos relacionamentos, creio que o melhor é lembrar duas coisas: liberte as pessoas e agarre-se a Deus. Essa perspectiva pode ajudá-los a superar as falhas da carne e elevá-los à esfera dos milagres. Quanto mais forte for seu relacionamento com o Senhor, tanto melhor serão os demais relacionamentos. Os momentos difíceis de qualquer relação podem fortalecer sua caminhada com o Senhor à medida que você se aproxima mais dele. Portanto torne Deus o foco de sua atenção e confie em que fará brilhar uma luz especial quando seu caminho cruzar o caminho de outras pessoas.

Após essa rica leitura, só posso compreender que, não nos falta matéria prima para crescermos como pessoa ou como igreja, o que nos falta e sabermos relacionar bem.

 (Adelaine Batista-  colaboradora do Blog do Nezin).

A Dra. Adelaine Batista é advogada, secretária do forum da cidade de Natividade do Tocantins e colaboradora deste blog

Nenhum comentário:

Postagens de Destaque