Seguidores

quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

Dramatic collision in Southern Ocean leaves anti-whaling boat damaged


Do Corespondente do Blog do Nezin em Whashington - Joao Viana



Monday, February 25, 2013 10:46am PST

Dramatic collision in Southern Ocean leaves anti-whaling boat damaged

By: Pete Thomas, GrindTV.com

A controversial group opposing Japanese whaling in the Antarctic region on Monday released video showing one of its ships, the Bob Barker, being sandwiched tightly between two larger vessels: a Japanese whaling ship and a Korean refueling tanker. It also shows what's said to be a flash-bang grenade explosion near the stern of the refueling ship, Sun Laurel. The dramatic incident surely ranks as among the most tense in the years-long history of clashes between the whalers and the Sea Shepherd Conservation Society.



The latter group, which annually opposes Japan's whaling effort with harassment techniques, reports that the Bob Barker has been badly damaged but its crew is safe. Sea Shepherd also stated that another of its vessels, the Sam Simon, was dinged during another collision with the Nisshin Maru, and that there was a third collision that involved the Nisshin Maru.

All three Sea Shepherd vessels are experiencing engine room flooding caused by water cannons, the group claims.

"The Bob Barker has sustained major damage from being sandwiched between the Nisshin Maru and the fuel tanker Sun Laurel," Sea Shepherd stated on its Facebook page. "The engine room is now visible through a crack in the floor of the galley. The Sam Simon has massive scratches and dings along their hull, and a smashed satellite dome."

Sea Shepherd's boats, trying to thwart refueling attempts, had been trailing propeller-fouling ropes when the collisions occurred.

This is the second set of collision incidents that occurred during the whalers' attempts to refuel. After last week's incidents, the government of Japan and the Institute of Cetacean Research, which manages the annual minke whale hunts, announced that they had temporarily suspended whaling operations.

The ICR blamed Sea Shepherd for last week's collisions.

Japan annually targets nearly 1,000 whales, claiming the missions are scientific and using a lethal research loophole in the wording of an international moratorium on commercial whaling to skirt the ban.

--Find Pete Thomas on Facebook

quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

2Reavivamento e Reforma Adventistas: Qual o melhor modelo?

May
 

Acredito que a maioria dos adventistas do sétimo dia dá as boas-vindas ao chamado para o reavivamento e a reforma. A maioria de nós sentimos nossa deficiência espiritual, pessoal e coletiva e gostaria de fazer algo para mudar isso.
O reavivamento é, para mim, um retorno a piedade simples, direta e primitiva, o tipo de paz que sentimos quando colocamos nossa confiança em Jesus, e o entusiasmo de dizer aos outros que vieram com ele. Nós gostaríamos de sentir isso de novo. O reavivamento, por essa razão, parece-me situar-se mais no campo individual do que o corporativo: cada um de nós precisa de um coração pessoais e reavivamento de alma.
A palavra "reforma" é um pouco mais difícil. O que imediatamente nos vem à mente é a Reforma Protestante, esse período histórico apoiado pelas 95 Teses de Lutero (1517) e o Tratado de Westphalia (1648) que marcou o renascimento de um cristianismo enraizado na experiência e os ensinamentos da igreja cristã primitiva. Com isso como nosso ponto de partida, sou levado a pensar que a reforma é uma mudança na comunidade mais do que o indivíduo, especificamente, encontrar no passado um ideal que pode ser o modelo para que a reforma da comunidade Adventista do Sétimo Dia de hoje.
A Reforma Protestante pode ser interpretada de várias maneiras. Embora um relacionamento de fé pessoal com Cristo informado pela Escritura é o que nós evangélicos nos referimos a ela, os historiadores têm mostrado que este era mais do que um conflito doutrinário. Alguns até dizem que foi um conflito político e cultural, de que a reforma doutrinária foi um dos componentes, e é sem dúvida verdade que, para alguns dos príncipes europeus descontentes com os exércitos do Papa, ela foi tão motivadora como um desejo de espiritualidade pessoal. Houve mais do que dissonância doutrinária. A página impressa explodiu as formas de comunicação. Curiosidade científica e filosófica criou um público receptivo a novas idéias. E, em muitos aspectos, a igreja romana foi seu pior inimigo, seus excessos auto-destrutivos e hipocrisias coincidindo com uma fome por Deus, em cuja abertura pisaram líderes como Lutero, Knox e Calvino.
Eu não acho que, quando falamos da nossa reforma, que estamos falando de um retorno à Reforma Protestante. Embora ela tenha aberto a porta a uma expansão do cristianismo bíblico, a Reforma Protestante não criou uma igreja que hoje deveríamos ser. Entre outras coisas, a Reforma adotou com poucas críticas muito do estilo da igreja romana de adoração, incluindo os sacramentos. A nova igreja protestante não era aberta e democrática: ela era tão hierárquica (particularmente em Genebra), como a igreja romana tinha sido, e os protestantes nova não hesitaram em perseguir os anabatistas como eles haviam sido perseguidos pelos católicos.
E lembre-se que o resultado dessa reforma foi uma fragmentação do cristianismo em vários grupos concorrentes. Quando chamamos para a reforma aqui, estamos dizendo que estamos dispostos para que isso aconteça para nossa denominação?
Ao buscarmos um modelo de reforma, é melhor voltarmos até a igreja cristã primitiva antes de ela se tornar corrompida. (Que, aliás, começou muito cedo, até a igreja de Jesus teve pelo menos um líder corrupto). As cartas de Paulo às congregações esboçam um quadro importante da igreja cristã. Mas duas coisas a impedem de que ela seja um modelo perfeito: em primeiro lugar, a Igreja à qual Paulo estava escrevendo estava bagunçada, sucumbindo a heresias e mau comportamento geral e se transformou em um monstro político-religioso logo depois que ele morreu e, segundo, ele e os outros apóstolos escreveram sua eclesiologia esperando apenas uma vida curta para a igreja e dificilmente poderiam ter imaginado que a espera por Jesus se estenderia por 20 séculos.
Uma das melhores fotos da igreja primitiva é no final de Atos 2. "Todos os dias eles continuaram a se reunir no templo. Partiam o pão em suas casas e comiam juntos com alegria e singeleza de coração, louvando a Deus e caindo na graça de todo o povo. E o Senhor lhes acrescentava diariamente os que iam sendo salvos "vss [46,47]. Se eu pudesse reformar-nos a qualquer imagem de que a igreja deveria ser, esse seria o melhor modelo.
Existem alguns elementos difíceis, mesmo em Atos 2. Por um lado, a história começa com manifestações carismáticas públicas, que teriam feito muitos dos adventistas do sétimo dia sair correndo. Além disso, parece-me que para entrar na igreja, os requisitos eram menores do que nós os definimos, razão pela qual três mil pessoas que ouviram a mensagem foram batizadas e adicionadas como membros da igreja (se houve de fato uma lista desse tipo) num só dia (vs. 41). Duvido que eles foram instruídos em todas as crenças fundamentais, não houve tempo para eles aceitarem muito mais do que Cristo ressuscitado, o Messias.
E mais, há um elemento comunista aqui, nada atrativo à sensibilidade ocidental: "Todos os crentes viviam unidos e possuíam tudo em comum. Vendiam propriedades e bens para dar a qualquer um que tivesse necessidade "vss [. 44,45]. Vários grupos de notórias conexões adventistas tentaram a abordagem "comunista", e isso deu pano pra manga, e é por isso que eu não vejo a Igreja aprovando esse aspecto da igreja cristã primitiva.
Muitos preferem olhar para o ponto crucial na história de nossa denominação. Há um período que sempre me pareceu particularmente inspirado, o momento imediatamente anterior à grande desapontamento que Ellen White descreve em Life Sketches assim:
"À medida que voltamos para nossas casas através de vários caminhos, uma voz, louvando a Deus que nos chega de um lado, e como se em resposta, as vozes do outro e ainda outro quarto exclamam: "Glória a Deus, o Senhor reina! "Os homens procuraram suas casas com louvores nos lábios, e o som alegre ecoou no ar a noite. Ninguém que participou dessas reuniões pode esquecer aquelas cenas do mais profundo interesse. ... Negócios do mundo foram, na maior parte deixados de lado por algumas semanas. Analisamos cuidadosamente cada pensamento e emoção de nossos corações, como se estivessémos em nosso leito de morte, e em poucas horas prestes a fechar nossos olhos para sempre das cenas terrestres. ["P. 56]
Como Atos 2, é uma experiência que gostaria muito de ter em nossa igreja (mesmo que essa alta espiritual foi seguida por uma baixa). Como Atos 2, ela está firmada sobre uma profissão muito mais simples do que os adventistas de hoje do sétimo dia estão chamado a fazer, porque, além da sua esperança de que Jesus estava voltando em breve, eles estavam perdendo muito do que temos como componentes necessários da verdadeira final do tempo adventismo do sétimo dia. Nós gostaríamos de recuperar sua fé, mas gostaríamos de alterar fortemente sua doutrina.
Então, se estamos reformando volta a um passado bom Adventista, que período deve ser nosso modelo? 1844, quando os fiéis esperaram a ascensão? 1862, quando a igreja foi organizada? 1888, quando Ellen White ratificou a mensagem da Reforma protestante da justificação pela fé para os adventistas do sétimo dia? 1915, depois de Ellen White tinha completado o seu ministério de ensino para a igreja? 1956, antes da publicação de Questions on Doctrine?
Isto pode parecer como tentar complicar demais as coisas e alguns podem dizer, "Eu sei exatamente como eu quero que esta igreja se reforme." Mas parece-me que todos nós precisamos saber o que nós estamos apontando para isso temos imagens de hamornia em mente. Se nós estamos começando uma reforma, como será reformada a Igreja Adventista do Sétimo Dia? E quem decide?
Talvez a palavra "reforma" não significa voltar a um passado ideal. Quando falamos, por exemplo, da reforma do sistema prisional, não significa voltar a um tempo quando as prisões foram melhores, porque as prisões no passado não eram muito boas. Queremos reformar-lhes não a uma prisão ideal do passado, mas de acordo com os princípios da moralidade, da reabilitação, segurança e correção, e tendo em conta as circunstâncias contemporâneas, para fazer prisões mais eficazes do que foram.
Nós certamente poderíamos criar uma lista de princípios sobre os quais podemos basear uma reforma Adventista do Sétimo Dia, mas a diversidade da igreja mostra que haveria propostas demasiado numerosas e detalhadas para alguns e não específicas e abrangentes o suficiente para outros. Tudo o que nós poderíamos provavelmente concordar é que queremos ser uma igreja melhor do que temos sido.
Ainda assim, precisamos falar de uma visão comum para a nossa reforma. Só espero que a nossa igreja reformada ainda terá um lugar para todos nós.
 
Pr. Loren Siebold, Pastor Adventista em Ohio, EUA.

segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

Resgatando nossos valores

Resgatando nossos valores

Comecemos a viver na Terra o estilo de vida do Céu
Vivemos em tempos difíceis! Isso já foi antecipado pela Bíblia (2Tm 3:1), mas é confirmado cada dia pelas notícias. Tenho observado essa realidade com preocupação e oração, analisando sua influência sobre a igreja e o que podemos fazer para minimizar ou eliminar seu efeito. Algumas perguntas surgem naturalmente: Fomos chamados para mudar o mundo ou para adaptar-nos a ele? Vamos permanecer leais à nossa missão como remanescentes ou devemos nos tornar mais condescendentes? Nos últimos dias, seremos mais semelhantes ao mundo ou diferentes dele?
Conhecemos as profecias e sabemos que nestes tempos, mais do que nunca, a Igreja precisa ser a voz de Deus e não o eco da cultura. Entendemos nosso papel como povo remanescente, com um estilo de vida distintivo nos dias finais da história. Mas por que alguns acabam cedendo à pressão para ser mais genéricos e menos adventistas? Por que fecham os olhos para a realidade e escolhem a zona de conforto? Dwight Moody costumava dizer que “a Bíblia não foi dada para aumentar nosso conhecimento, mas para mudar nossa vida”.
Para dispersar essas tensões, preocupações e até desatenções, a Igreja Adventista na América do Sul orou muito antes de elaborar, discutir, aprofundar e aprovar um documento que reforça a visão de nosso estilo de vida. Ele resgata a visão de um povo peculiar, escolhido diretamente por Deus e com uma missão especial para este momento da história. Seu conteúdo é fundamentado na Bíblia, com o apoio dos escritos inspirados de Ellen G. White, e segue a visão oficial da Igreja, publicada no Manual da Igreja e no livro Tratado de Teologia Adventista do Sétimo Dia.
A proposta central é apresentar conceitos e princípios fundamentais, sem necessariamente tocar em detalhes de cada uma das questões envolvidas. Não é fácil elaborar um conteúdo tão profundo e ao mesmo tempo fazê-lo de forma compacta. Mas, depois de um longo período de oração, avaliação e discussão em diferentes fóruns da Igreja, o documento foi votado oficialmente pela Comissão Diretiva da Divisão Sul-Americana, em novembro de 2012. A aprovação envolveu a liderança da Igreja, pastores distritais e membros representando todas as nossas regiões administrativas (Uniões).
Ao apresentar esse tema à igreja, não temos como objetivo incentivar uma visão legalista, nem alimentar excessos ou mesmo criar um ambiente de acusações, mas promover reflexão e aprofundar o processo de santificação e discipulado, envolvendo cada membro. A pessoa que realmente entregou a vida a Jesus, anda em “novidade de vida” (Rm 6:1-11), é “nova criatura; as coisas antigas já passaram; eis que se fizeram novas” (2Co 5:17). Na verdade, “a conversão tira o cristão do mundo, mas a santificação precisa tirar o mundo do cristão” (John Wesley).
Não tenho a ilusão de que um documento, um voto ou um simples pedaço de papel tenha poder para transformar o comportamento das pessoas. Mas acredito que pode ser um grande ponto de partida para resgatar valores que venham do interior para o exterior.
Sem dúvida, tudo começa com a ação do Espírito Santo, mas ela não pode ficar restrita ao coração. Afinal, “cristianismo não tem que ver com o que você faz, mas com quem você conhece. Mas quem você conhece muda o que você faz” (Lee Venden). A conversão ocorre no interior, mas a confirmação precisa aparecer no exterior. Ellen White viu aqueles que “estavam no caminho largo, e, no entanto, professavam pertencer ao número dos que viajavam no caminho estreito. Os que estavam em redor deles diziam: ‘Não há distinção entre nós. Somos iguais; vestimos, falamos e procedemos semelhantemente’” (Mensagens aos Jovens, p. 127).
Estamos preparando um povo para a vinda de Jesus, assim como fez João Batista. Isaías 40 e Malaquias 4 têm profecias específicas sobre essa missão. Portanto, João Batista é um modelo profético da Igreja Adventista. Observe como é grande a ênfase dada ao seu estilo de vida, especialmente em relação à comida, bebida e vestimenta (Mt 3:4; Mc 1:6; Lc 1:15). Isso mostra que o estilo de vida específico e ordenado por Deus é um aspecto importante no cumprimento da missão profética de quem prepara o caminho para a vinda do Senhor.
Temos agora uma grande oportunidade diante de nós. Foram impressas cerca de 500 mil cópias desse documento e cada família receberá um exemplar. A igreja está sendo convidada a separar um tempo especial para ler esse documento no dia 9 de março, quando cada congregação participará do movimento “10 Horas de Jejum e Oração”. Um vídeo foi preparado para ajudar na leitura geral e também uma versão resumida do documento foi produzida na linguagem dos adolescentes (Os materiais estão disponíveis na internet, em portaladventista.org e reavivamentoereforma.com ou em cada Associação/Missão). O objetivo de tudo isso é que o tema seja tratado dentro de um clima de consagração e intercessão, buscando conhecer melhor a vontade do Senhor e lembrando que “Deus não despede ninguém vazio, exceto aqueles que estão cheios de si mesmos” (Dwight Moody).
Esteja certo de que “o Céu pagará qualquer prejuízo que possamos sofrer para ganhá-lo; mas nada pode pagar o prejuízo de perdê-lo” (Richard Baxter). Por isso, “devemos nos desprender constantemente da Terra e apegar-nos ao Céu” (Ellen G. White, Perto do Céu [MM 2013], p. 16). Isso envolve começar a viver ainda na Terra o estilo de vida do Céu. Vamos resgatar juntos nossos valores!

ERTON KÖHLER é presidente da Igreja Adventista do Sétimo Dia para a América do Sul.

Acontecimentos Futuros Claramente Revelados



    "Certamente o Senhor Deus não fará coisa alguma, sem primeiro revelar o Seu segredo aos Seus servos, os profetas". Amós 3:7. 

    Os acontecimentos ligados ao final do tempo da graça e obra de preparo para o período de angústia, acham-se claramente apresentados. Multidões, porém, não possuem maior compreensão destas importantes verdades do que teriam se nunca houvessem sido reveladas. Satanás vigia para impedir toda impressão que os faria sábios para a salvação, e o tempo de angústia os encontrará sem o devido preparo. - GC, 593. 
    A medida que nos aproximamos do termo da história deste mundo, as profecias referentes aos últimos dias exigem nosso estudo especial. O último dos escritos do Novo Testamento está cheio de verdades cuja compreensão nos é necessária. - PJ, 133. 
    As solenes mensagens que foram dadas, em sua ardem, no Apocalipse, devem ocupar o primeiro lugar no espírito do povo de Deus. 
    O precioso tempo está passando rapidamente, e há. perigo de que muitos serão roubados do tempo que deveria ser dado à proclamação das mensagens que Deus enviou a um mundo caído. A Satanás agrada ver a distração das mentes que deveriam estar empenhadas no estudo das verdades que têm que ver com realidades eternas. 
    O testemunho de Cristo, testemunho do mais solene caráter, deve ser apresentado ao mundo. Através de todo o livro do Apocalipse se encontram as mais preciosas e enobrecedoras promessas, assim como advertências da mais tremenda e solene importância. Não quererão os que professam possuir conhecimento da verdade ler o testemunho dado por Cristo a João? Não há aí meras conjeturas, nem enganos científicos. Há, sim, as verdades que dizem respeito a nosso bem-estar presente e futuro. Que valor tem a palha em relação ao trigo? -3TS, 279. 
    Apenas os que forem diligentes estudantes das Escrituras, e receberam o amor da verdade, estarão ao abrigo dos poderosos enganos que dominam o mundo. Pela testemunho da Bíblia estes surpreenderão o enganador em seu disfarce. Para ..todos virá o tempo de prova. Pela cirandagem da tentação, revelar-se-ão os verdadeiros crentes. -GC, 624. 

Ellen White
Maranata, MM pag. 158

Homeless Man’s Honest Deed Rewarded with $16K Donation, and Counting

Enviado por João Mascarenhas Viana, Corespondente do Blog do Nezn em Whashington

A homeless man in Kansas City, Mo., made national headlines more than a week ago when he returned a valuable platinum and diamond engagement ring accidentally dropped into his cup of change by a woman offering some extra cash. Now, hundreds of donors have contributed more than $16,000 to a page on GiveForward.com to help Billy Ray Harris get his life back on track. The man's rewards don't stop with financial help -- the media story helped him connect with a brother in Lubbock, Texas, he hasn't seen in nearly 30 years.
KCTV first did a story on the unintended donation Feb. 9. Sarah Darling had put her engagement ring in her change purse because it was bothering her finger. A chance encounter with Harris on the street led Darling to give the man her loose change. It was only a day later that she realized her engagement ring was missing. When she came back to Harris on the same street, he still had the ring and gave it back to her.
The New York Daily News reveals when the woman and her husband returned, they gave the homeless man all the cash she had on her -- around $40 to $60. Then Bill Krejci, who is a web designer, was inspired by some media outlets' websites where people asked how they could help. Enter GiveForward.com.
For the next 90 days, anyone can donate money for Harris. The homeless man cited his reverend grandfather, who raised him since he was 6 months old, as the reason for his character trait that returned the ring to the woman. Individual donations from as little as $5 up to $500 have poured into GiveForward.com for Harris.
One comment from the Young family, who donated $250, said, "This story was on CNN and it was touching that someone with so little was so thoughtful and understanding. ... This was a unique opportunity to celebrate a good news story and act of kindness." The CNN piece was on Soledad O'Brien's show Monday.
The goal was the raise $1,000 for Harris in three months. Instead, more than $16,000 has been given to the cause in just a few days.
Krejci posts updates on the donation website. The most recent one, dated Wednesday, called all of the donors "awesome... over the past few days." Further, the web designer states he'll be having lunch with Harris in the next few days. Also, the homeless man is staying with a guy who helps run sound for a band. Krejci calls the amount of donations "unreal."
So what will happen to Harris now? MyFoxLubbock.com reports Edwin Harris, Billy Ray's older brother, wants his sibling to come home to Lubbock, Texas. The brothers lost touch and have tried to find each other over the past 27 years. When the older brother saw Billy Ray's story on the Internet, he got in touch and the two talked for 45 minutes. Edwin Harris hopes to bring his brother back to Texas in mid-March.
KCTV reveals Robin Harris, the men's sister, lives in Wichita Falls, Texas. She also saw the national story and got in touch with her homeless brother thanks to Betsy Webster, the original television reporter who broke the story.
Billy Ray Harris hesitates to come home because he doesn't want to be a burden to his family. Perhaps more than $16,000 will help change his mind.

Casamento: um presente dado no Éden - Lição Nº 9

Casamento: um presente dado no Éden






Sábado à tarde
Ano Bíblico: Nm 33, 34

VERSO PARA MEMORIZAR:“Disse mais o Senhor Deus: Não é bom que o homem esteja só; far-­lhe-ei uma auxiliadora que lhe seja idônea” (Gn 2:18).

Leituras da semana: Gn 2:18-25; Mc 10:7-9; Ef 5:22-25; Mt 5:27-30; 2Co 3:18

Pense nas bênçãos de um casamento feliz e de um lar amoroso. Muito felizes são os que têm essa experiência! Infelizmente, para muitas pessoas o casamento tem sido mais uma experiência de dor e raiva do que de alegria e paz. Mas ele não foi planejado para ser assim nem devia ser assim. O triste estado de tantos casamentos é uma forte expressão da degradação que o pecado trouxe à humanidade.

“Deus celebrou o primeiro casamento. Assim, essa instituição tem como seu originador o Criador do Universo. ‘Venerado seja [...] o matrimônio’ (Hb 13:4, RC); ele foi uma das primeiras dádivas de Deus ao homem e é uma das duas instituições que, depois da queda, Adão trouxe consigo para além das portas do Paraíso. Quando os princípios divinos são reconhecidos e obedecidos nesse relacionamento, o casamento é uma bênção, preserva a pureza e felicidade do gênero humano, provê as necessidades sociais do homem e eleva a natureza física, intelectual e moral” (Ellen G. White, Patriarcas e Profetas, p. 46).

Que ideal maravilhoso! A lição desta semana examinará alguns dos princípios por trás do casamento.


Domingo
Ano Bíblico: Nm 35, 36

Não é bom que o homem esteja só


De um primitivo abismo Deus criou nosso mundo pelo poder sobrenatural de Sua Palavra. Ao longo do relato da criação, tudo era “bom”, até a conclusão da obra, quando tudo o que o Senhor havia criado foi declarado como “muito bom” (Gn 1:31).


1. Em meio a tudo isso, no entanto, uma coisa era lo tov [não é bom]. O que não era “bom” e por quê? Quais são as implicações desse texto? Gn 2:18

Deus havia declarado que todos os aspectos da criação eram “bons” até o momento em que Ele criou Adão. Naquele momento, Adão era o único ser humano. Embora tivesse sido feito à imagem de Deus, em sua solidão ele não podia refletir plenamente essa imagem, que existe no relacionamento com as outras partes da Divindade. A Divindade é composta de Pai, Filho e Espírito Santo. Assim, Adão precisava de alguém como ele com quem pudesse formar um relacionamento de mútuo amor e cooperação, refletindo o relacionamento amoroso exemplificado dentro da Divindade.

2. Leia Gênesis 2:19-21. Depois de qual ato Deus fez com que Adão dormisse, para, a partir de sua carne, criar uma esposa? Como o ato anterior pode estar relacionado com a criação de uma companheira para Adão?


Talvez a chave aqui seja encontrada na última frase do verso 20. À medida que dava nome aos animais, Adão deve ter notado que eles passavam em pares, macho e fêmea, diferente dele mesmo, que era uma criatura singular. Podemos ter certeza de que o Senhor, durante todo o tempo havia planejado que Adão tivesse uma esposa. Talvez Ele pretendesse criar um desejo em Adão, a sensação de que faltava algo em sua existência, o que o faria apreciar muito mais o dom que o Senhor lhe daria em uma esposa.

Considere o contraste entre o “bom” do restante da criação, e a declaração de que não era “bom” no que diz respeito à solidão de Adão. O que isso indica sobre o valor dos relacionamentos? O que você pode fazer para fortalecer os valiosos relacionamentos que tem agora?

Segunda
Ano Bíblico: Dt 1–3

Uma companheira para Adão


Gênesis 2:20, texto em que Adão dá nome aos animais, ajuda a revelar a grande diferença entre os seres humanos e outras criaturas terrestres. Não havia animal que fosse comparável a Adão. Nem mesmo entre os macacos havia alguma criatura semelhante a Adão, porque ele não era semelhante a um macaco. Esse é um ponto importante para lembrarmos, porque muitos em nossa sociedade promovem a ideia de que os seres humanos são nada mais do que macacos desenvolvidos. Não somos macacos, e uma macaca não seria uma companheira mais adequada para Adão do que seria para nós.

3. Que significado encontramos no método usado por Deus para criar uma companheira para Adão? Gn 2:21, 22

Assim como Deus havia formado pessoalmente o corpo de Adão a partir do pó da terra, Ele formou pessoalmente o corpo de Eva, usando uma das costelas de Adão. Deus não precisava disso para criar Eva. Ele poderia tê-la criado como havia criado Adão ou até mesmo trazê-la à existência por meio da palavra.

Mas Deus tinha um motivo para formar Eva de uma costela de Adão. Se os dois tivessem sido criados de um modo completamente separado, isso poderia indicar que, por natureza, eles eram indivíduos totalmente independentes. Mas a carne compartilhada pelos dois indicava que deviam estar unidos e foram planejados para ser “uma só carne”.

Depois de ser criada, Eva foi levada a Adão para ser sua auxiliadora (v. 18). Ela foi feita de Adão (v. 22) e dada a Adão (v. 22). O processo pelo qual Deus criou Eva mostrou claramente que Ele poderia prover qualquer companheira que Adão necessitasse. Esse ponto se tornou importante mais tarde, quando Adão enfrentou a tentação de se juntar a Eva em comer o fruto, em vez de confiar no cuidado de Deus naquela situação. Adão tinha ampla razão para acreditar que Deus poderia cuidar dele e isso tornou mais grave seu pecado.

4. Qual foi a resposta de Adão a Eva? Gn 2:23

Adão ficou tão maravilhado quando viu Eva que cantou em poesia. Esse é o primeiro poema na Bíblia e reflete o afeto de Adão por sua esposa e a intimidade de seu relacionamento. Ela deveria ser igual a ele, outro aspecto da criação que foi prejudicado pela queda.

Terça
Ano Bíblico: Dt 4–7


Casamento ideal


O escritor William Faulkner certa vez chamou o casamento de “fracasso” e escreveu que “a única maneira de encontrar alguma paz nele é [...] manter a primeira [esposa] e ficar tão longe dela quanto possível, com a esperança de algum dia sobreviver a ela”. Que comentário triste sobre o estado de muitos casamentos!

5. Leia Marcos 10:7-9. Que texto Jesus citou nessa passagem? Quais características de um bom casamento podemos encontrar nessas palavras de Jesus?

Os benefícios de deixar os pais a fim de formar um lar com um cônjuge são tão bem conhecidos que dificilmente precisam ser mencionados. Problemas com sogros são uma das principais causas de discórdia conjugal. Um dos primeiros passos a tomar ao estabelecer um lar feliz é respeitar a independência dos cônjuges pelo estabelecimento de uma casa separada da casa dos pais, quando possível. Quando não é possível, a privacidade e intimidade do casamento ainda deve ser respeitada.

A unidade é outra característica de um bom casamento. Unidade não significa que os dois parceiros devam desistir de pensar por si mesmos, mas que eles devem estar unidos no propósito de fazer o melhor um pelo outro e por sua união.

Jesus também enfatizou a natureza permanente do casamento. O casamento não é um relacionamento casual a ser celebrado ou descartado à vontade. É um compromisso de vida. Os que não estão preparados para se comprometer por toda a vida devem adiar esse passo até que estejam prontos.

6. Quais são os princípios de um bom casamento? Ef 5:22-25

É privilégio do marido se dedicar à sua esposa no serviço de amor, como Cristo se entregou pela igreja. Por sua vez, a esposa deve respeitar o marido e cooperar no trabalho em direção aos objetivos mútuos. Aqui está a solução para a discórdia que o pecado trouxe ao relacionamento conjugal. Amor abnegado será retribuído com amoroso respeito e felicidade mútua. Nossos lares podem ser uma antecipação do Céu.
 
Quarta
Ano Bíblico: Dt 8–10


Protegendo o que é precioso


Um dos maiores exemplos do amor de Deus pela humanidade pode ser encontrado na sexualidade humana, que é verdadeiramente um dom maravilhoso de Deus. No entanto, assim como com todos os dons que recebemos, ela não vem de modo incondicional. Ou seja, não é algo que podemos simplesmente usar como quisermos. Deus estabeleceu algumas regras. Na verdade, Ele é muito claro: a atividade sexual deve acontecer entre marido e mulher, macho e fêmea, e somente no contexto do casamento. Qualquer coisa fora disso é pecado.

7. Leia Mateus 5:27-30. Considere a seriedade com que Jesus lida com as questões apresentadas nesse texto. Em última análise, o que está em jogo?

Por mais que gostemos de enfatizar (e com razão) toda a graça e perdão que Jesus concede aos pecadores, não podemos esquecer os altos padrões de moralidade que Ele viveu e pregou. É difícil imaginar como Jesus poderia ter expressado com mais força a advertência contra a imoralidade sexual, conforme revelada nesses poucos versos. Arrancar seu olho? Cortar sua mão? Se isso é preciso para ser puro, então vale a pena. Caso contrário você está em perigo de perder a vida eterna.

“Se todos quantos professam obedecer à lei de Deus estivessem isentos de iniquidade, meu coração se sentiria aliviado; não o estão, porém. Mesmo alguns que professam guardar todos os mandamentos de Deus são culpados do pecado de adultério. Que posso eu dizer que lhes desperte as amortecidas sensibilidades? Os princípios morais, estritamente observados, tornam-­se a única salvaguarda da pessoa” (Ellen G. White, Conselhos Sobre Saúde, p. 621, 622).

Por mais forte que seja a advertência de Jesus, não podemos esquecer a história sobre a mulher apanhada no ato de adultério (Jo 8:1-11). Como podemos alcançar o equilíbrio entre promover as normas sobre as quais Jesus falou nos versos acima e ao mesmo tempo mostrar graça e compaixão para com aqueles que caem, conforme o exemplo dessa história?

Quinta
Ano Bíblico: Dt 11–13


Casamento como uma metáfora da igreja


É bem conhecido entre os estudantes da Bíblia que, tanto no Antigo quanto no Novo Testamento, o casamento é usado como símbolo do relacionamento entre Deus e Seu povo da aliança. É por isso que, em numerosas ocasiões, a Bíblia usa a imagem de uma mulher infiel para simbolizar a apostasia e infidelidade que prevaleceu no antigo Israel. Por exemplo, em Êxodo, o Senhor disse aos israelitas que eles não deveriam entrar em nenhum tipo de relacionamento estreito com os pagãos ao seu redor, porque os pagãos eram povos muito perversos que poderiam extraviar Israel.

8. Leia Êxodo 34:15, 16. Que imagem o Senhor usa nessa advertência específica? Como isso pode ser compreendido no contexto do povo de Deus sendo “casado” com Ele? Leia Jr 3:14

Ao mesmo tempo, a imagem da igreja como noiva de Cristo aponta para a unidade entre os crentes e unidade com Cristo, especialmente quando compreendida no contexto do ideal bíblico para o casamento: um homem e uma mulher em um relacionamento amoroso e abnegado.

9. O que os casais devem aprender com o relacionamento entre Cristo e Sua igreja? Ef 5:28-32; Ap 19:5-9

Nesses textos, o relacionamento ideal de casamento é comparado com a ligação entre Deus e Seu povo. Deus convida Seu povo para se unir a Ele em um relacionamento íntimo. Esta é uma imagem maravilhosa do interesse de Deus em Seu povo e Seu desejo de nos levar à comunhão com Ele.

Que escolhas você pode fazer que o levarão para mais perto do Senhor e do ideal representado no conceito bíblico do casamento? Por que essa questão está relacionada com as escolhas que somente você pode fazer?

Sexta
Ano Bíblico: Nm 31, 32

Estudo adicional


Leia de Ellen G. White, O Desejado de Todas as Nações, p. 151.

Em muitos aspectos, uma compreensão adequada da moralidade, especialmente da moralidade sexual, está claramente ligada à compreensão adequada das nossas origens. Por exemplo: a filosofia evolucionista não provê uma base objetiva para nenhuma ligação entre a atividade sexual e a moralidade. Os animais têm muitos diferentes tipos de “sistemas de acasalamento”. Algumas espécies são poligâmicas e muitas são promíscuas. Algumas espécies são, na maior parte das vezes, monogâmicas, mas estudos genéticos revelaram que muitas espécies que parecem ser monogâmicas não são realmente assim. Em muitas espécies, uma fêmea pode dar à luz a um grupo de descendentes que não são todos gerados pelo mesmo indivíduo. Sem o padrão objetivo de moralidade dado pelo Criador, não teríamos nenhuma base para avaliação do comportamento sexual como sendo moralmente bom ou mau. A pressão atual para aprovar uniões homossexuais ilustra esse ponto. É somente à luz da criação que o casamento é devidamente compreendido.


Perguntas para reflexão
1. Quais são alguns exemplos bíblicos de bons casamentos e lares felizes? Cite alguns exemplos bíblicos de casamentos e lares infelizes. O que podemos aprender com esses dois grupos?
2. Examine a descrição da mulher virtuosa em Provérbios 31:10-31. Qual deve ser o caráter do marido de tal esposa?
3. De que forma sua igreja pode ser um lugar que pode ajudar a confirmar e fortalecer os ideais de casamento? Que coisas práticas podem ser feitas para atingir esse objetivo?


Respostas sugestivas: 1. Que o homem estivesse só. O ser humano foi criado para viver em sociedade; Deus fez o homem para amar e ser amado. 2. Deus trouxe os animais para que Adão desse nome a cada um deles. Vendo os pares de animais, o homem sentiu falta de uma companheira. Então o Senhor criou a mulher. 3. Eva foi feita da costela de Adão. Os dois tinham a mesma substância e precisavam um do outro. Eva não foi feita a partir da cabeça nem de uma parte inferior, o que demonstra a igualdade entre eles. Deus criou o ser humano com Seu toque especial. 4. “Esta, sim, é osso dos meus ossos e carne da minha carne! Ela será chamada mulher,porque do homem foi tirada”. 5. Gênesis 2:24: “Por esta razão, o homem deixará pai e mãe e se unirá à sua mulher, e os dois se tornarão uma só carne”. O bom casamento envolve independência dos pais, intimidade e compromisso duradouro. Para Deus, o casamento envolve apenas um homem com uma apenas uma mulher. 6. Submissão. A vida familiar é uma extensão da vida espiritual. Amor abnegado. O relacionamento entre marido e mulher simboliza a ligação entre Deus e a igreja. 7. O que está em jogo é a santidade, fidelidade e pureza sexual. Para alcançar a vitória, vale a pena qualquer sacrifício. 8. Prostituição espiritual. Visto que a nação era casada com o Senhor, o envolvimento com outros deuses ou com idólatras seria infidelidade espiritual. Deus pode converter o coração dos rebeldes. 9. Cristo ama a igreja, a alimenta e dedica-lhe carinho. Ela é o Seu corpo. Assim o marido deve fazer para com a esposa, tratando-a como ao seu próprio corpo. A noiva se prepara para o encontro com o Cordeiro. Os casais precisam se preparar para seu casamento. Felizes serão os participantes das bodas do Cordeiro e felizes são os que contemplam casamentos abençoados.

Movimiento para recuperar el domingo como día de descanso

 Olha o decreto dominical chegando sorrateiramente. Aquilo que pregávamos desde o níco da igreja, e muitos diziam ser fanatismo, que nunca as leis dos países seriam mudadas para apoiar religião, principalmente para apoiar a igreja católica, estão se cumprindo hoje. O foco é outro, o foco é a estabilidade da família, mas as leis opressivas estão chegando. E o Objetivo é um só. Estabelecer o falso sábado em lugar do verdadeiro. O sábado bíblico, aquele estabelecido por Deus, Exodo 20 8-11, cumpre muito bem o papel de unir as famílias, porém o mundo não aceita, tem que ser o dia espúrio, a guarda do domingo que é legislação humana. E quem for contra, será perseguido. Eu, de minha parte, prefiro obedecer a Deus que aos homens. Fico com o santo sábado do Senhor

 Movimiento para recuperar el domingo como día de descanso

El episcopado aplaude la iniciativa de cinco miembros del Europarlamento

25 de febrero de 2009
 
BRUSELAS, miércoles, 25 febrero 2009 (ZENIT.org).- El Secretariado de la Comisión de Conferencias Episcopales de la Unión Europea (COMECE), las Iglesias Protestantes y la Iglesia Anglicana han aplaudido la decisión de cinco miembros del Parlamento Europeo, que apoyarán la iniciativa lanzada por numerosos episcopados para solicitar el pronunciamiento del Parlamento sobre la declaración escrita acerca de "la protección del Domingo como pilar esencial de la herencia y del modelo social Europeo".

En un comunicado publicado en los días pasados, los obispos de la Unión Europea han indicado que la Declaración para la Protección del Domingo "puede constituir un importante compromiso de cara a la Europa Social".

En el documento, que fue lanzado por los parlamentarios europeos Anna Záborska, Martin Kastler, Jean Louis Cottigny, Patrizia Toia, y Konrad Szymanski, el pasado 2 de febrero, los obispos de la Unión Europea afirman que "la actual crisis económica y financiera ha hecho aún más evidente que no todos los aspectos de la vida humana pueden estar sujetos a las leyes del mercado".

De hecho, añaden, el consumismo no representa un modelo ni para la economía sostenible ni para un sano desarrollo humano.

El texto precisa que el trabajo dominical coloca a quienes lo realizan en una situación de desventaja social: desde la vida familiar hasta las condiciones de salud.

"El domingo libre de trabajo es un factor decisivo en el equilibrio entre el trabajo y la vida familiar. Es de fundamental importancia para las relaciones familiares, pero también para la vida social y cultural", advierten.

Según las escuelas de la Unión Europea, el domingo es el día del descanso semanal para los niños y para los adolescentes, por lo que los obispos aseguraron que "es necesario respetarlo también para los padres, para que puedan disfrutar con su familia".

En este sentido, el episcopado de la Unión Europea alerta que es necesario proteger el domingo y dejar de lado "los objetivos que únicamente buscan aumentar la producción y el consumo".

"Los trabajadores experimentan una fragmentación en sus vidas privadas" por lo que es necesario apoyarlos, para que puedan defender sus intereses familiares.

Para que la declaración sea aceptada es necesario que sea firmada por la mayoría de los miembros del Parlamento Europeo, es decir 394 miembros, antes del próximo 7 de mayo de 2009.


.

quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

Bolas de fogo são vistas no céu de Vitória e do Rio de Janeiro

Bolas de fogo são vistas no céu de Vitória e do Rio de Janeiro

Veja as Reportagens do G1

do Jornal Hoje

e do Jornal Nacional

bola de fogo brasil

Após relatos de moradores de várias cidades do interior do Rio, o Clube da Astronomia de Campos dos Goytacazes, no Norte Fluminense, comentou a passagem de um meteoro pelo céu da cidade na manhã desta quarta-feira (20/02/2013).

Visão de Ellen White:
Na última sexta-feira, pela manhã, pouco antes de acordar, uma cena muito impressionante me foi apresentada. Parecia que eu havia acordado, mas não estava em meu lar. Das janelas eu podia avistar um terrível incêndio. 
Grandes bolas de fogo caíam sobre as casas e dessas bolas voavam flechas incandescentes em todas as direções. Era impossível apagar os fogos que se acendiam, e muitos lugares estavam sendo destruídos. Eventos Finais p. 24-25
Vi uma imensa bola de fogo cair no meio de algumas lindas habitações, destruindo-as imediatamente. Ouvi alguns dizerem: “Sabíamos que os juízos de Deus sobreviriam à Terra, mas não sabíamos que viriam tão cedo.” Outros, com acento de voz agoniante, diziam: “Os senhores sabiam! Por que, então, não nos disseram? Nós não sabíamos.” Testemunhos Seletos, vol. 3, pág. 296.

Meteoros, Supertempestade solar, Migração de cem mil Golfinhos, Renúncia do Papa... O que está acontecendo com o mundo?



Por Hermes C. Fernandes
O que está acontecendo com o mundo? Serão sinais do fim dos tempos?
O Papa renuncia. Leis são modificadas às pressas para que o conclave para eleger o novo pontífice aconteça bem antes do previsto. Meteoros rasgam o céu de várias partes do mundo, inclusive do Brasil. Um deles cai na Rússia causando grande estrago e ferindo mais de mil pessoas.  Cientistas anunciam a chegada de uma supertempestade solar que poderá danificar um em cada dez satélites e provocar sérios problemas na comunicação e nas redes elétricas. Poderão ocorrer apagões em todo o mundo. A supertempestade será avisada com apenas meia hora de antecedência.  E para completar o cenário, esta semana cem mil golfinhos foram flagrados migrando da região próxima de San Diego, Califórnia. É comum vê-los em grupos de até 200 indivíduos. Mas nunca se registrou uma migração tão grande. Ainda não se sabe para onde estariam indo. Sabendo que eles são dotados de sensibilidade ímpar, fica a pergunta: o que eles sabem que nós ainda não percebemos? O que estariam avisando? De quê estariam fugindo? É intrigante recordar do Tsunami de 2004 na Tailândia, que causou a morte de 285 mil pessoas. Pouco antes do cataclismo, os elefantes da região, se comportaram de maneira muito estranha, saindo em disparada, fugiram para as colinas, onde ficaram seguros. Há tempo que autoridades americanas aguardam um grande terremoto que atingiria a Califórnia. Seria isso que os golfinhos estariam prevendo?
Muitos enxergam nesses eventos sinais que indicam a proximidade do fim dos tempos. Porém, prefiro crer que eles sejam o que Paulo chamou de “gemidos da criação”, “dores de parto” de uma criação prenha, prestes a dar à luz a nova terra profetizada nas Escrituras (Rm.8:22).
Não há com o que se preocupar em se tratando do futuro da criação. Deus a está conduzindo com Suas habilidosas mãos. Ele mesmo será o obstetra que fará o parto do novo céu e da nova terra, cuja gestação já dura quase dois mil anos, desde que o espírito de Cristo se rendeu na cruz e o seu corpo foi semeado na terra. Em Cristo, terra e céu contraíram núpcias e aguardam ansiosamente a chegada do fruto desta união (Ef.1:10).
Não sabemos ainda quanto tempo falta. Mas pela intensidade das contrações e os intervalos cada vez menores entre elas, pode-se dizer que o parto está mais próximo do que nunca.
O retorno glorioso de Jesus a este planeta coincidirá com o momento do parto.
A qualquer momento a bolsa se romperá. Os filhos de Deus se revelarão (Rm.8:19). A glória do Senhor será vista em toda a terra.
Não há como precisar quando se dará isso. Talvez daqui alguns milhares de anos, ou quem sabe um par de dias. De qualquer forma, para os que deixam esta existência, o momento é imediato. Somos removidos da dimensão espaço-temporal, e remetidos como que num túnel do tempo, direto para o mais esperado dia da história, o Dia do Senhor.
Engana-se quem imagina que tal evento será o fim do mundo. Cristo não virá para destruir o cosmos, mas para restaurá-lo (At.3:31). Quem serão destruídos são os que destroem a terra (Ap.11:18). 
Para os que ainda insistem em ficar aterrorizados, deixo um dos meus salmos prediletos: 
“Deus é o nosso refúgio e fortaleza, socorro bem presente na angústia. Portanto não temeremos, ainda que a terra se mude, e ainda que os montes se transportem para o meio dos mares. Ainda que as águas rujam e se perturbem, ainda que os montes se abalem pela sua braveza. Há um rio cujas correntes alegram a cidade de Deus, o santuário das moradas do Altíssimo. Deus está no meio dela; não se abalará. Deus a ajudará, já ao romper da manhã.” Salmos 46:1-5
As trevas não prevalecerão! Estamos a caminho do romper da manhã! O caminho estabelecido por Deus para que o percorramos é como a luz da aurora, que vai brilhando cada vez mais até ser dia perfeito (Pv.4:18).

quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

Missionários brasileiros estão presos há 3 meses no Senegal


Não são apenas missionários brasileiros que são perseguidos por cumprir a ordem de Cristo em evangelizar outras tribos e povos. Esses missionários presbiteriano estão recebendo sua cota de sofrimento por cumprir o "IDE" Mat. 28 Mar 16, Oremos por eles. que logo eles possam ter de volta sua lberdade e também para que seus colegas encarrcerados recebam a liberdade espiritual. Que a prova dura desses missionários resulte em bençãos para o evangelho.

Missionários brasileiros estão presos há 3 meses no Senegal
José DilsonO pastor presbiteriano José Dilson, e a missionária da Missão Servos Zeneide Moreira estão detidos desde o dia 6 de novembro de 2012 no Senegal. Eles trabalham com o Projeto Obadias, que acolhe e cuida de crianças em situação de risco, mas foram acusados de alojá-las sem permissão dos pais ou da justiça. Dilson informou que o processo de pedido de legalização do projeto já foi iniciado há algum tempo, mas as explicações não foram suficientes.

Segundo o executivo da APMT (Agência Presbiteriana de Missões Transculturais), Marcos Agripino, “o processo contra os missionários está correndo dentro das ‘normalidades da lei’ senegalesa. Não existe, até o momento, nenhuma acusação formal por parte do Ministério Público do país. O que há é apenas uma denúncia”. Em visita recente ao projeto Obadias, José Dilson, Zeneide e os missionários Gerson e Marília Troquez acompanharam o juiz e sua equipe até o Projeto Obadias. Cada criança foi ouvida individualmente pelos oficiais da justiça, que também avaliaram as instalações. Segundo Gerson, “os oficiais da justiça ficaram bem impressionados com a estrutura do Projeto, mas questionaram a orientação religiosa que as crianças recebem”.

A expectativa era que a justiça do Senegal concedesse a liberdade provisória aos missionários na última segunda-feira, dia 11, mas isso não ocorreu. “Aguardamos que isto aconteça nos próximos dias. O pai do menino que fez a denúncia será ouvido na próxima sexta-feira, dia 15”, informou Gerson. Segundo a lei do Senegal, a resolução do processo pode demorar até seis meses.
A APMT informou ainda que já acionou o Itamaraty quanto à situação dos missionários e solicitou providências à Embaixada Brasileira no Senegal, ao Ministério das Relações Exteriores, à Câmara dos Deputados e ao Senado Federal.

Cristo “algemado”
Em carta enviada ao Brasil, no dia 6 de fevereiro, o pastor José Dilson demostrava confiança em Deus e certeza de que a privação da liberdade era parte da sua missão. “Por 31 anos tenho compartilhado as boas novas, não só no Brasil, mas há 22 anos aqui na África. Agora este juiz me deu um novo público. Fui preso com pessoas às quais jamais teria acesso. Nunca teria sido possível compartilhar com elas em outra situação. E, com certeza, eu jamais estaria aqui por minha livre e espontânea vontade. Oremos para que a Palavra pregada encontre guarida nestes corações sedentos — que nenhum ‘pássaro’, ‘espinho’ ou ‘pedra’ atrapalhem o crescimento dessas sementes. O nosso consolo é que temos um Cristo ‘algemado’ conosco”, disse ele. Dilson está junto com 43 outros presos na mesma cela.

Zeneide também tem demostrado convicções do trabalho que Deus está fazendo por meio dela. “Quando cheguei aqui os dias pareciam não ter fim, as noites eram ainda piores. Dormir por três horas em uma noite só me foi possível a partir do segundo mês. Agora os dias parecem pequenos. Tenho que me organizar para saber dividir a minha atenção. É uma palavra de encorajamento aqui, uma oração ali, uma aula de francês. Mesmo com as minhas limitações tenho arrancado sorrisos das mulheres ao fazê-las expressar frases na língua oficial do seu país. Ver a alegria de poder reconhecer uma palavra, alguém que antes não conhecia uma letra, é algo realmente incrível, indescritível. Olhar outras receberem um dinheiro, fruto do seu trabalho com artesanatos dentro da prisão... Ah! queridos parceiros, isto não tem preço”. Ela divide sua cela com mais 33 mulheres.

Leia mais
Lembrem-se dos perseguidos (Antonia Leonora van der Meer)
Embaixadores em cadeias: cristãos aprisionados por causa da fé (Alderi de Souza Matos)
Campanha encoraja oração por cristãs perseguidas

Agora também em Santa Catarina: Meteoros no céu






Imagens registradas neste final de semana em Balneário Piçarras, Norte de SC, circulam pela internet e chamam a atenção dos moradores. O internauta Daniel Bahiense foi um dos que registraram o fenômeno, uma espécie de bola de fogo. Ele postou as imagens no Facebook.

De acordo com o professor José Fernando Fragalli, do Departamento de Física da Udesc, em entrevista à RBS TV, não é possível confirmar, por enquanto, a origem do fato. Analisando as imagens, Fragalli elaborou três hipóteses: poderia ser um cometa, o fragmento de um satélite ou até meteoro. Mesmo assim, nada foi confirmado.

Leia Mais em: http://www.genizahvirtual.com/2013/02/agora-tembem-em-santa-catarina-meteoros.html#ixzz2LTHJwwx5

Para qum acredita em Ellen White, não fica surpreso ao ler uma notícias dessa. Ellen viu visões de bolas de fogo cainda do céu a 100 anos no passado. Coisa piors acontecerão, antes do retorn de Jesus. Fique alerta 

segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

Russian Meteor Blast Bigger Than Thought, NASA Says

The meteor that exploded over Russia Friday was slightly larger than previously thought and more powerful, too, NASA scientists say.
The Russian meteor explosion over the city of Chelyabinsk, on Friday (Feb. 15), injured more than 1,000 people and blew out windows across the region in a massive blast captured on cameras by frightened witnesses. Friday afternoon, NASA scientists estimated the meteor was space rock about 50 feet (15 meters) and sparked a blast equivalent of a 300-kiloton explosion. The energy estimate was later increased to 470 kilotons.
But late Friday, NASA revised its estimates on the size and power of the devastating meteor explosion. The meteor's size is now thought to be slightly larger — about 55 feet (17 m) wide — with the power of the blast estimate of about 500 kilotons, 30 kilotons higher than before, NASA officials said in a statement. [See video of the intense meteor explosion]
The meteor was also substantially more massive than thought as well. Initial estimated pegged the space rock's mass at about 7,000 tons. Scientists at NASA's Jet Propulsion Laboratory in Pasadena, Calif., now say the meteor weighed about 10,000 tons and was travelling 40,000 mph (64,373 km/h) when it exploded.
"These new estimates were generated using new data that had been collected by five additional infrasound stations located around the world - the first recording of the event being in Alaska, over 6,500 kilometers away from Chelyabinsk," JPL officials explained in the statement. The infrasound stations detect low-frequency sound waves that accompany exploding meteors, known as bolides.

The meteor entered Earth's atmosphere and blew apart over Chelyabinsk at 10:20 p.m. EST on Feb. 14 (03:20:26 GMT on Feb. 15). The meteor briefly outshined the sun during the event, which occurred just hours before a larger space rock — the 150-foot-wide (45 meters) asteroid 2012 DA14 — zoomed by Earth in an extremely close flyby.
Asteroid 2012 DA14 approached within 17,200 miles (27,000 kilometers) of Earth Friday, but never posed an impact threat to the planet. The asteroid flyby and Russian meteor explosion had significantly different trajectories, showing that they were completely unrelated events, NASA officials said.
Late Friday, another fireball was spotted over the San Francisco Bay Area in California. That event, also unrelated, occurred at about 7:45 p.m. PST (10:45 p.m. EST/0345 Feb. 16 GMT) and lit up the nighttime sky. Aside from the unexpected light show, the fireball over San Francisco had little other effect.
NASA scientists said the Russian meteor event, however, is a rare occurrence. Not since 1908, when a space rock exploded over Russia's Tunguska River in Siberia and flattened 825 square miles (2,137 square km) of uninhabited forest land, has a meteor event been so devastating.
"We would expect an event of this magnitude to occur once every 100 years on average," Paul Chodas of NASA's Near-Earth Object Program Office at JPL said. "When you have a fireball of this size we would expect a large number of meteorites to reach the surface and in this case there were probably some large ones."
According to the Associated Press, search teams have recovered small objects that might be meteorite fragments and divers are searching the bottom of a lake where a meteorite is thought to have landed.
You can follow SPACE.com Managing Editor Tariq Malik on Twitter @tariqjmalik. Follow SPACE.com on Twitter @Spacedotcom. We're also on Facebook & Google+
Copyright 2013 SPACE.com, a TechMediaNetwork company. All rights reserved. This material may not be published, broadcast, rewritten or redistributed.

Supertempestade solar poderá atingir Planeta a qualquer momento

Publiquei aqui neste Blog, nos meados do ano passado, matéria da revista Geográfica Universal, intitulada Fúria Solar. A mesma fala de uma grande "chuva" de poeira cósmica, que poderá atingir o sistema elétrico mundial, e os meios de comunicação em massa. Apreseitei alí, que esse fenômeno seria o cumprimento de uma profecia da Escritora Norte Americana, Ellen White.  Essa Semana, Caiu na Russia, um desse meteoritos que atingiu mais de duas mil pessoas, e a previsão é que haverá outros que cairão, atengindo maior números de vítimas. É bom lembrar que Elen White a mais de cem anos antes viu Bolas de foga caindo do céu nas grandes cidades. "Grandes bolas de fogo caíam sobre as casas e dessas bolas voavam flechas incandescentes em todas as direções. Era impossível apagar os fogos que se acendiam, e muitos lugares estavam sendo destruídos. O terror do povo era indescritível. Depois de algum tempo, acordei e vi que estava em casa". Evangelismo, pág. 29. 
 
Pelo visto, a profecia está se cumprindo. Devemos nos prepara pois coisas piores virão, até Jesus regressar
 
Supertempestade solar poderá atingir Planeta a qualquer momento
 
O alerta é da Academia Real de Engenharia do Reino Unido. Cientistas só saberão 30 minutos antes de acontecer 15/02/2013
Um alerta da Academia Real de Engenharia do Reino Unido causa preocupação ao redor do mundo. Uma supertempestade solar pode atingir a Terra a qualquer momento. A previsão assusta porque os cientistas só vão saber 30 minutos antes.
O Sol tem ciclos de atividade de cerca de 11 anos, com períodos mais intensos. O auge desse ciclo acontece agora, em 2013. As supertempestades são causadas por manchas solares, relacionadas ao seu campo magnético.
O efeito pode ser devastador. Segundo o autor do estudo, uma tempestade dessas dimensões ocorre a cada 150 anos. O cientista também afirma que os governos precisam ter um plano de emergência para enfrentar um apagão longo e de grandes proporções.
Essas tempestades são causadas por manchas solares, regiões onde há uma redução de temperatura e pressão das massas gasosas no Sol, relacionadas ao seu campo magnético. O Sol tem ciclos de atividade de cerca de 11 anos, com períodos mais intensos. O auge desse ciclo acontece agora, em 2013. Por isso, muitos países já começam a buscar maneiras de se preparar para uma grande tempestade solar.

Segundo o jornal "Huffington Post", os pesquisadores anunciaram que essa supertempestade é um evento de proporções raras. Isso porque erupções solares responsáveis por causar tempestades na Terra são muito comuns. Mas essa que se aproxima deve ser parecida com o Evento de Carrington, que aconteceu em 1º de setembro de 1859. Na ocasião, postos de telégrafo pegaram fogo e as redes tiveram grandes interrupções. Também foram registrados distúrbios no campo magnético da Terra.

É provável que a próxima tempestade seja intensa como a ocorrida há mais de 150 anos. Porém, os cientistas alertam que os efeitos na Terra podem ser mais impactantes agora por causa da grande dependência tecnológi- ca atual. A próxima tempestade solar traria consequências para equipamentos eletrônicos, como satélites, comunicações por rádio, GPS, transformadores e linhas de transmissão de alta tensão, segundo especialistas.
Tudo isso é causado pelas partículas carregadas pelas tempestades solares, que afetam os eletrônicos. Isso causa picos de correntes capazes de danificar aparelhos ou queimar transformadores. Como consequência, pode acontecer um colapso nos sistemas de comunicação, nos automóveis e na aviação.
Somente nos EUA, o dano econômico de uma tempestade nessas proporções pode ser entre 1 e 2 trilhões de dólares no primeiro ano. A recuperação completa de todas os perdas causadas pode demorar de 4 a 10 anos, de acordo com um relatório de 2008 do Conselho Nacional de Pesquisa dos Estados Unidos.
Segundo Adriana Valio, astrofísica e presidente da Sociedade Astronômica Brasileira, vale lembrar que essas tempestades não causam riscos imediatos para a saúde de quem está na Terra. De acordo com ela, apenas os astronautas fora da estação espacial e pilotos de aviões de caça ou de voos com rota transpolar podem ser prejudicados.

O papado e a profecia de Apocalipse 17

Fonte. Site Criacionismo

Como entender a profecia de Apocalipse 17:9-11?

Vem sendo apresentada em nossas igrejas uma abordagem profética de Apocalipse 17:9-11 distinta da linha tradicional historicista de interpretação que, por anos, sustentamos. O texto contém a explicação dada pelo anjo a João, das sete cabeças da besta escarlate: “Aqui está o sentido, que tem sabedoria: as sete cabeças são sete montes, nos quais a mulher está sentada. São também sete reis, dos quais caíram cinco, um existe, e o outro ainda não chegou; e, quando chegar, tem de durar pouco. E a besta, que era e não é, também é ele, o oitavo rei, e procede dos sete, e caminha para a destruição.” A abordagem tenta identificar os sete reis aí referidos, e é de fato uma interpretação da interpretação feita pelo anjo, esta, sem dúvida, com o aval divino, o que não se pode garantir quanto àquela.

A mulher é identificada, no verso 18, como a cidade que domina sobre a Terra. Por implicação, temos que admitir que Roma está sendo referida. Esse fato é confirmado na interpretação do anjo, quando ele afirma que as sete cabeças da besta “são sete montes, nos quais a mulher está assentada”. Que Roma é a cidade das sete colinas não é novidade para ninguém. Mas, e quanto aos sete reis, também representados pelas sete cabeças?

Segundo essa abordagem, os sete reis são os sete papas que governam a Igreja Católica a partir de 11 de fevereiro de 1929, quando o Cardeal Gasparri e Benito Mussolini assinaram o Tratado de Latrão, estabelecendo o Estado do Vaticano e assegurando à Santa Sé independência absoluta e soberania de caráter civil e político. A abordagem se fundamenta em três premissas básicas:

1. A cura da ferida mortal requer a volta ao papa da soberania religiosa e secular, tal como ele detinha antes de receber a ferida. Assim a ferida começou a ser curada em 1929.

2. O contexto de tempo de Apocalipse 17 é este final de milênio, pois desde 1929 passaram cinco papas. A Igreja hoje é conduzida por João Paulo II, o “sexto rei” da profecia. [Este artigo foi escrito em 1999; portanto, segundo essa compreensão da profecia, Bento XVI seria o sétimo rei.]

3. O sucessor de João Paulo II deverá “reinar” por “pouco tempo”, não porque morrerá logo, mas porque convidará o “oitavo rei” a que ocupe o trono do Vaticano. O “oitavo rei” é o diabo, personificando Jesus. Obviamente, o papa não continuará conduzindo a Igreja se aquele que ele pensa tratar-se de Jesus, o fundador dela, está presente pessoalmente e visivelmente no mundo. Esse oitavo papa naturalmente contará com a admiração e sujeição do mundo todo, e o levará finalmente a combater a igreja remanescente na intenção de destruí-la na batalha do Armagedon.

O assunto é explorado pelo Dr. Robert N. Smith Jr., adventista leigo do Texas, em seu livro The Sixth King – “666” and The New World Order, obra publicada em 1993. Outros autores norte-americanos, todavia, se anteciparam ao Dr. Smith Jr., entre eles o Dr. Robert Hauser, da Califórnia, autor de Give Glory to Him – The Sanctuary in the Book of Revelation, publicado dez anos antes. Os referidos autores participam de ministérios independentes na América, alguns dos quais operam à revelia da organização adventista, e livros dessa natureza, em geral, não contam com o apoio oficial da Igreja, havendo razões para isso.

Algumas inquietudes

Podemos, por exemplo, imaginar a reação imediata a essa interpretação: muito interesse, excitação, e até mesmo alvoroço. Afinal, não podemos esperar outra coisa, considerando que: (1) o atual papa [João Paulo II], com quase 80 anos, está com a saúde muito debilitada e poderá morrer a qualquer momento; (2) segundo a interpretação, o próximo papa vai durar pouco [o que ocorreu de fato], e será o último antes de o diabo contrafazer a volta de Jesus; e (3) quando tal contrafação acontecer, a porta da graça seguramente já terá sido fechada. Fascinante!!!

Mas há questões que precisam ser encaradas: É de excitação que necessitamos, ou de um reavivamento que nos leve a uma completa consagração a Deus? Considerando que os proponentes dessas “novas luzes” acabam reinterpretando períodos proféticos (tais como os 1.260, 1.290 e 1.335 dias de Daniel 12), com uma aplicação futurista (portanto, contrariando o critério historicista adotado pela Igreja), aplicação que os leva automaticamente a tentativas de cálculo do tempo para a volta de Jesus, seria correto que os líderes da Igreja aplaudissem essas interpretações e escancarassem as portas para acolhê-las? Não é verdade também que esses proponentes geralmente criticam a organização e nossos pastores, afirmando que são negligentes por ocultar ao povo as “verdades”?

E no que respeita à interpretação propriamente dita, conta ela com um claro “assim diz o Senhor”? Se sim, onde se encontra? Se não, é um risco a Igreja acatar como verdade a interpretação meramente humana de uma profecia ainda por cumprir. E depois, se os fatos tomam outra direção, como fica a Igreja? Que desculpa dará ao mundo e aos próprios membros, pelos equívocos da mensagem anunciada?

E as interpretações alternativas? Não deveriam igualmente ser consideradas? São os proponentes da “nova interpretação” os donos da verdade? É toda ela coerente com o sentido geral das profecias bíblicas?

A trajetória papal desde 1798

Um breve levantamento de fatos que marcaram a trajetória do papado, desde que a ferida mortal de Apocalipse 13:3 foi aplicada, ajuda-nos a notar a evolução da cura. Entendemos que a ferida se deu em 20 de fevereiro de 1798, quando Bertier, a mando de Napoleão Bonaparte, aprisionou Pio VI e o desterrou. Pio VI morreu no exílio no ano seguinte. A Igreja Católica ficou sem um chefe supremo até 14 de março de 1800, quando o conclave de Veneza apontou um novo papa, Pio VII, que governou até 20 de agosto de 1823.

Embora o primado de Pio VII tenha sido marcado por altos e baixos, é possível entrever na posse do novo papa o começo da recuperação do poder antes desfrutado pelo mandatário da Igreja, recuperação profeticamente conhecida como a cura da ferida mortal.

Em 15 de agosto de 1801, Pio VII assinou a concordata com Napoleão, garantindo o restabelecimento da Igreja na França, embora submissa ao Estado. Em 2 de dezembro de 1804, o papa esteve presente em Paris para a proclamação de Napoleão como imperador da França. Foi aprisionado em Roma, em 1809, e retido em Savona e Fontainebleau. Retornou, porém, para Roma em 1814, exatamente quando Napoleão era obrigado a renunciar à coroa. No ano seguinte, no congresso de Viena, foram recuperados os Estados pontificais, antes anexados à França por Napoleão. O papa, assim, voltava a exercer igualmente o poder temporal de que estava investido desde 756, quando Pepino o Breve, rei dos Francos, doou à Igreja o conhecido patrimônio de São Pedro, mais tarde também reconhecido por Carlos Magno. Esse patrimônio reunia dois Exarcados: o de Ravena e o de Pentápole.

De 28 de agosto de 1823 a 10 de fevereiro de 1829, Leão XII assumiu o governo da Igreja, e estabeleceu concordatas com vários países, entre eles a Alemanha, a Suíça e a Holanda, todos protestantes. Os dois papas seguintes, Pio VIII e Gregório XVI, combateram determinadas pressões anticlericais, como a maçonaria e o liberalismo. Pio IX acabou perdendo os estados pontificais em 1870 com a derrota das tropas papais para os piemonteses que lutavam pela unificação da Itália. A partir desse ano, o poder temporal do papa esteve restringido ao palácio do Vaticano. Pio IX, e os quatro papas seguintes, Leão XIII, Pio X, Benedito XV e Pio XI, passaram então a ser considerados virtualmente prisioneiros do Vaticano, até que em 11 de fevereiro de 1929, através do Tratado de Latrão, ficava estabelecido o Estado do Vaticano, e concedia-se à Igreja, através da concordata italiana, plenos direitos de cooperação e participação na vida militar, social e na educação.

Devemos notar que mesmo os papas que foram considerados prisioneiros do Vaticano exerceram decidida influência não só na Igreja mas também no mundo. Leão XIII empenhou-se na restauração do prestígio da Igreja por uma tomada de posição em favor da classe operária e da abolição da escravatura. Buscou também a plena reconciliação com a França. Benedito XV, com seu denodado esforço de intermediar com as nações em conflito na I Grande Guerra, promoveu a troca de prisioneiros e incentivou, com a encíclica Pacem Dei, de 23 de maio de 1920, a reconciliação entre beligerantes. Isso pode significar que a ferida mortal não passou a ser curada apenas a partir de 1929. Nesse ano foi dado um importantíssimo passo no processo de cura, que, entretanto, foi iniciada antes.

Após o Tratado de Latrão, a Igreja se envolveu mais e mais em assuntos sociais. Em 1931 e 1937, Pio XI emitiu as encíclicas Non abbiamo bisogno e Mit brennender Sorge, em que condenou os abusos do fascismo e do nazismo, embora tivesse abençoado as tropas italianas que partiam para a guerra em apoio à Alemanha. Também em 1937 foi lançada a encíclica Divini Redemptoris, em que o comunismo foi condenado.

Pio XII revelou-se um profundo conhecedor dos problemas internacionais, pronunciando vários discursos sobre questões de natureza social. João XXIII se destacou pela convocação do Concílio Vaticano II, em que a união da cristandade foi um ponto de referência. A partir especialmente de João XXIII, a Igreja adquiriu uma feição renovada e moderna, em que o antigo radicalismo cedeu lugar a um sentimento de tolerância e abertura a grupos não católicos, inclusive os de fora da cristandade.

Paulo VI deu continuidade ao plano de expansão da atuação católica no mundo, e a abertura proposta pelo referido Concílio, enquanto que o papa seguinte, João Paulo I, não teve tempo de atuar, pois permaneceu no poder de 21 de junho a 6 de agosto de 1978, apenas.

Finalmente, o papa atual [em 1999], João Paulo II, desde 16 de outubro de 1978, tem-se tornado o Estadista dos Estadistas. Polonês de nascimento, seu primado, sem sombra de dúvida, contribuiu substancialmente para o fim do império soviético. Cada vez mais reconhecido em todo o mundo pelas famosas “peregrinações”, suas viagens a diversos países, incluindo a nação mais protestante do mundo, os Estados Unidos, ele, com seu carisma, tem-se imposto como um elemento de impacto, movendo a opinião pública, e incentivando profundas reformas de caráter político, social e religioso, que [priorizaram] o homem, seus valores e direitos. Não é por mero acaso que, mesmo governantes não cristãos, como Saddam Hussein, do Iraque, busca[ra]m o apoio e a intermediação papal em assuntos internacionais.

[Era] visto como o líder mundial por excelência, que encarna[va] os anseios e direitos dos oprimidos, e [tinha] possíveis respostas para as inquietações de uma sociedade cada vez menos segura de seu destino. E tudo sem o mínimo afastamento das prerrogativas que a Igreja tradicionalmente advoga e sustenta, e que exigem uma unidade de pensamento e ensino teológico, e também o reconhecimento. A Igreja apenas se adapta a uma nova realidade, mas continua sendo o que sempre foi: a única, da qual membros de outras agremiações são apenas irmãos separados, que devem ser reconduzidos à liderança do único pastor.

Daí o empenho pela união da cristandade, tão claramente definida na encíclica Ut unun sint, para cuja efetivação a guarda do domingo seria um fator primordial e imprescindível, como se observa nas entrelinhas de sua Carta Apostólica Dies Domini. E da união cristã, partir então para a união fraterna do mundo, para o que João Paulo II [propôs], no grande jubileu que [marcou] a abertura do terceiro milênio, uma coalizão de forças.

“Nova interpretação”

A interpretação que aponta o papa [João Paulo II] como o sexto rei de Apocalipse 17:9 e 10 exige, para ser correta, que o processo de cura da ferida mortal comece em 1929. É crido que isso aconteceu, considerando-se que o Tratado de Latrão proveu a formação do Estado do Vaticano, e consequentemente a volta do poder temporal ao papa, e que isso é um passo decisivo inicial para conduzir o papado ao domínio do mundo.

Mas essa ideia esbarra no fato de que a cura restaura uma supremacia que não implica necessariamente a posse do poder temporal, já que a mesma, anteriormente exercida por 1.260 anos, de 538 a 1798, nem sempre contou com esse tipo de poder. De fato, o papado obteve o poder temporal, como já se viu, só em 756. Em outras palavras, por quase 220 anos, exatamente de 538 a 756, o papado exerceu a supremacia sem contar com o poder temporal. Por que, então, seria necessário agora, para se iniciar o processo de recuperação da supremacia perdida, que o poder temporal fosse reassumido? Assim, é questionável que o processo tenha se iniciado em 1929. Seria mais natural admitir que isso tenha acontecido com a ascensão de Pio VII, em 1800.

Ademais, Pio VII retomou os estados pontificais em 1815. Por que então não adotar esse ano em lugar de 1929? Seria porque em 1870 o papado tornou a perder o poder temporal? Nesse caso, de quantas feridas mortais nos fala a profecia? Uma, duas, quantas? E teria ocorrido o começo de um segundo processo em 1929?

Além disso, parece que Ellen G. White via em andamento, já em seus dias, o processo da cura. Ela escreveu em 1888: “A influência de Roma [...] está ainda longe de ser destruída. E a profecia prevê uma restauração de seu poder: [Apocalipse 13:3 é citado]. A inflição da chaga mortal indica a queda do papado em 1798. Depois disto, diz o profeta: [a segunda parte de Apocalipse 13:3 é citada]. Paulo declara expressamente que o homem do pecado perdurará até ao segundo advento (2Ts 2:8). Até mesmo ao final do tempo prosseguirá com a sua obra de engano. E diz o escritor do Apocalipse, referindo-se também ao papado: ‘Adoraram-na todos os que habitam sobre a Terra, esses cujos nomes não estão escritos no livro da vida’ (Ap 13:8). Tanto no Velho como no Novo Mundo o papado receberá homenagem pela honra prestada à instituição do domingo, que repousa unicamente na autoridade da Igreja de Roma. [...]

“Nos acontecimentos que ora estão a ocorrer, percebe-se rápido progresso no sentido do cumprimento da profecia. Com os ensinadores protestantes há a mesma pretensão de autoridade divina para a guarda do domingo, e a mesma falta de provas bíblicas, que há com os chefes papais. [...] A asserção de que os juízos divinos caem sobre os homens por motivos de violarem o repouso dominical será repetida. Já se ouvem vozes nesse sentido. E o movimento para impor a observância do domingo está rapidamente ganhando terreno.

“A sagacidade e astúcia da Igreja de Roma são surpreendentes. Ela sabe ler o futuro. Aguarda o seu tempo, vendo que as igrejas protestantes lhe estão prestando homenagem com o aceitar do falso sábado, e se preparam para impô-lo pelos mesmos meios que ela própria empregou em tempos passados” (O Grande Conflito, p. 578, 579). Os meios que ela empregou no passado são a força do poder civil.

Os tempos são solenes

O decreto dominical culminará na cura da ferida. Algumas das organizações protestantes que já propuseram ou estão hoje propondo uma legislação dominical de caráter civil nos Estados Unidos, são: National Reform Association (Associação Nacional de Reforma), International Reform Bureau (Associação Internacional de Reforma), e Lord’s Day Alliance of Christ in America (Aliança Cristã do Dia do Senhor na América).

Certas entidades de direita, como Christian Coalition (Coalizão Cristã) e Focus on the Family (Focalizando a Família), cada vez mais se empenham junto ao governo pelo apoio a projetos de natureza sócio-religiosa. Para alguns, o ideal seria uma vinculação Igreja/Estado, para que as demandas fossem efetivamente atendidas e cumpridas. Se isso acontecer, não há dúvida, o cumprimento, por força de lei, de deveres religiosos, incluindo a observância do domingo, se tornará logo uma realidade. Os dias atuais, no que respeita às previsões proféticas, são de solene importância. Estejamos atentos.

Como, então, encarar essa nova linha de interpretação dos sete reis? Não com incredulidade. Mas também não com entusiasmo tal que a consideremos uma verdade infalível. O próprio Dr. Smith Jr. recomenda cautela: “A inspiração tem estado silente quanto à identificação das sete cabeças. Absolutamente não existe indicação alguma de que essas cabeças representam nações ou indivíduos dentro de um sistema organizado de forças antideus. É imperativo, portanto, que procedamos com cautela em qualquer tempo em que venhamos predizer uma profecia não cumprida. Ninguém pode fazer uma declaração dogmática sobre o que está para vir” (The Sixth King, p. 120).

Não nos esqueçamos de que essa nova interpretação é, para todos os efeitos, uma simples hipótese e nada mais que isso; só o tempo a comprovará como verdade ou equívoco. Se lhe fecharmos o coração e ela finalmente for comprovada, poderemos nos prejudicar. Mas se a anunciarmos aos quatro ventos como verdade e então se comprovar que ela foi um grande equívoco, será uma pedra de tropeço.

A Igreja e o mundo não precisam nem de alarmismo nem de sensacionalismo. Afinal, temos tantas verdades que contam com um claro “assim diz o Senhor”, e que devem ser estudadas e proclamadas, que qualquer empenho com simples hipóteses é simplesmente irrelevante. E vivamos de tal forma que, se Cristo vier amanhã, ou ainda hoje, louvado seja o Seu nome. Estejamos prontos para saudá-Lo e para nos reunir com Ele.

O tempo para o qual a visão se aplica

Há claros indícios de que a profecia de Apocalipse 17 se cumpre nos dias finais:

1. É um dos sete anjos que portam as sete pragas que se comunica com João (v. 1).

2. A visão alude a um evento escatológico, o “julgamento” da meretriz (v. 1). Devemos notar que a palavra grega para julgamento aqui é kríma, que significa “sentença, veredito”, em contraste com krísis, “juízo”, em Apocalipse 18:10, que se aplica mais à execução do julgamento.

Naturalmente, a sentença vem antes da execução. A primeira é dado algum tempo antes da volta de Jesus, através do juízo investigativo iniciado em 1844. Entendemos que nesse ano começou o julgamento do povo de Deus e não dos poderes iníquos, mas não devemos esquecer que a absolvição dos santos resulta em simultânea condenação de seus opressores. Apocalipse 18:24 diz que em Babilônia “se achou sangue de profetas, de santos, e de todos os que foram mortos sobre a terra”. A expressão “se achou” evoca a ideia de um juízo investigativo, a exemplo de Daniel 12:1 e Apocalipse 20:12 (ver O Grande Conflito, p. 480-482).

A execução da sentença contra a mulher, no contexto desse capítulo, é dada imediatamente antes da volta de Jesus (v. 16). Talvez devêssemos considerá-la uma execução preliminar, já que é no fim do milênio que o mundo ímpio será definitivamente destruído (Ap 20:9).

3. O pleno domínio das nações da Terra, por parte da besta, no capítulo 13 (o que corresponde, no capítulo 17, à mulher assentada “sobre muitas águas”, ou cavalgando a besta escarlate, veja o tópico seguinte) ocorre com a cura da ferida mortal (v. 3, 7, 8), tornada possível com o auxílio da segunda besta (v. 12-17). Esta representa a maior nação protestante do mundo, os Estados Unidos.

A ferida mortal foi aplicada no papado em 1798, ao Bertier, sob Napoleão Bonaparte, aprisionar Pio VI, como vimos. Considerando que o romanismo ainda não tem o domínio total das nações, temos que convir que a cura completa aguarda pelo futuro próximo. Apocalipse 17:8 afirma que a besta “era” (indica o papado como elemento perseguidor antes de 1798), “não é” (indica o papado impossibilitado de exercer um domínio opressor durante o tempo em que a ferida mortal não está totalmente curada), “mas aparecerá” (indica o governo papal plenamente restaurado, de posse agora do domínio mundial e exercendo novamente o poder de perseguição).

4. É-nos dito também que a besta “está para emergir do abismo” (v. 8). Há dois modos de interpretarmos essa afirmação: o primeiro é considerá-la na perspectiva da cura da ferida mortal, o que estabeleceria o ponto focal de tempo do cumprimento profético como aquele que antecede imediatamente a restauração papal. O segundo será referido adiante.

5. A mulher é identificada como “a mãe das meretrizes” (v. 5). Se a mulher representa o poder religioso romano, suas “filhas”, também mulheres, devem representar outros sistemas religiosos que, no contexto desta profecia, se lhe submetem e a apoiam.

Na verdade, várias dessas “filhas” nem sempre foram filhas, pois houve uma época em que o protestantismo era fiel ao seu legado. É a partir do verão de 1844, quando a segunda mensagem angélica (“caiu, caiu Babilônia”) começou a ser pregada (ver O Grande Conflito, p. 602), que as igrejas evangélicas nominais passam a se desviar da verdade, apostatam e acabam finalmente se submetendo ao domínio maternal de Babilônia. Sabemos que uma combinação de espiritismo, protestantismo apostatado e catolicismo (com a provável adesão de outras forças religiosas da Terra, como o judaísmo, o islã e religiões do extremo oriente) em apoio ao papado concorrerá para a culminação da cura da ferida mortal. Isso resultará na supremacia romana com força total, isto é, de forma muito mais ampla que aquela que ocorreu antes que a ferida mortal fosse aplicada.

6. Finalmente, a besta de Apocalipse 17, representando as nações da Terra sobre as quais o poder romano religioso efetivará seu poder político, não se assemelha apenas à primeira besta do capítulo 13, mas também ao dragão do capítulo 12. Enquanto a besta semelhante ao cordeiro, a segunda do capítulo 13, seduz o mundo todo a que façam “uma imagem à [primeira] besta” (v. 14), identificada como imagem da besta no verso 15 e em Apocalipse 14:9, 15:2, 16:2, 19:20 e 20:4, é evidente que as nações do mundo só serão semelhantes ao dragão quando a porta da graça se fechar, pois só aí a humanidade estará dividida em dois grupos: os salvos, que refletirão plenamente a imagem de Jesus, e os perdidos, que refletirão plenamente a imagem de satanás. Isso será assim, mesmo porque a imagem da besta é na realidade a imagem do dragão. Formar a imagem de um é, na verdade, formar a imagem do outro.

Portanto, a visão do capítulo 17 aponta especificamente para o tempo do fim como ocasião do seu cumprimento, com ênfase no momento em que o poder representado pela primeira besta de Apocalipse 13, plenamente restabelecido de sua ferida mortal, domina sobre os reinos da Terra, agora desfigurados na imagem do dragão e comportando seu caráter.

Não deveríamos, entretanto, radicalizar o aspecto de tempo da profecia, julgando que nada do que é dito em Apocalipse 17 se aplique à época do escritor. Talvez a melhor atitude seria considerar o tempo com duas aplicações, uma ligada à transmissão da profecia, e outra ao seu cumprimento. Parece impróprio, por exemplo, que a declaração do verso 18 não deva ser entendida na perspectiva da época do profeta.

Identificação da besta e da mulher

A descrição dessa besta é praticamente idêntica à do dragão do capítulo 12 e da besta semelhante ao leopardo do capítulo 13, com apenas uma aparente diferença: os chifres da besta do capítulo 13 estão ornados com coroas, o que não é dito da besta do capítulo 17. Todavia, o anjo, neste capítulo, interpreta esses chifres como sendo “dez reis” que exercerão autoridade com a besta por um tempo bastante curto (v. 12).

Embora a não menção de coroas no capítulo 17 possa comportar algum significado profético específico (alguns acham que isso seria um indício de que o regime político que caracterizará o maior número de nações no final da História será a democracia), seria normal considerar o detalhe das “coroas”, em 13, como estando em paralelo com o detalhe dos “reis”, em 17. Quanto ao dragão do capítulo 12, as coroas aparecem sobre as cabeças e não sobre os chifres, como em 13. Mas devemos notar que o anjo do capítulo 17 igualmente interpreta as cabeças como “reis” (v. 9), o que estabeleceria o mesmo paralelo. Além do mais, “vermelho”, a cor do dragão em 12:3, estaria em paralelo com “escarlate”, a cor da besta em 17:4.

A identificação do dragão é dada pelo próprio Apocalipse. Ele é “a antiga serpente, que se chama diabo e satanás” (12:9). Tradicionalmente, temos interpretado a primeira besta do capítulo 13 como uma figuração profética do sistema romano de governo eclesiástico, especificamente o papado. A besta do capítulo 17, a nosso ver, aponta basicamente para o próprio Satanás em distintas manifestações que vão desde a forma mais usual, através de indivíduos, regimes religiosos e políticos, e nações, que se consagram ao seu serviço, até o clímax da manifestação pessoal e direta. Na verdade, a manifestação de Satanás quando velada em seu verdadeiro caráter, aparece na forma de bestas, e quando declaradamente demoníaca, na forma de dragão. Por exemplo, no fim do milênio, apenas o dragão estará de volta. Nenhuma besta marcará presença porque a volta de Jesus, ocorrida mil anos antes, terá desmascarado toda a pretensão e forma velada de engano utilizadas por Satanás em seus seis mil anos de domínio na Terra. É por isso que é declarado que “a besta e o falso profeta” (o mesmo poder representado pela segunda besta do capítulo 13) são lançados no lago de fogo por ocasião da segunda vinda, e não no fim do milênio (Ap 19:21).

Inicialmente, a besta do capítulo 17 representa as diferentes nações que compõem o imenso mar da humanidade, e que, num futuro não muito distante, estarão sendo conduzidas pelo poder religioso representado pela mulher cavalgando a besta. Essa conclusão naturalmente emerge quando alguns pontos desse capítulo são considerados:

1. É dito que a mulher se assenta “sobre muitas águas” (v. 1).

2. Somos informados de que essas águas representam “povos, multidões, nações e línguas” (v. 15).

3. Ao João ser transportado em visão “a um deserto” para ver o que o anjo disse que veria, isto é, uma mulher assentada “sobre muitas águas”, ele vê, sim, uma mulher, mas assentada sobre uma “besta escarlate” (v. 3). Logo, a besta desse verso está em paralelo com “muitas águas”, dos versos 1 e 15. Vista por esse ângulo, a besta significa o que águas significam, a humanidade dividida em “povos, multidões, nações e línguas”, unidos sob um poder maligno. E nesse tempo, como já vimos, as nações serão o reflexo de satanás.

4. Na visão, a mulher aparece conduzindo a besta, pois a está cavalgando (o que corresponde à mulher assentada sobre muitas águas). Na interpretação o anjo diz que a mulher é “a grande cidade que domina sobre os reis [reinos] da terra” (v. 18). Observe que o verbo “dominar” aparece no presente do indicativo, “domina”. Se perguntarmos qual era a cidade que reinava sobre as nações da Terra quando o Apocalipse foi escrito, uma só resposta é possível: Roma. E se Roma é representada pela primeira besta do capítulo 13, temos que convir que essa besta equivale, em sua dimensão religiosa, à mulher do capítulo 17, e, em sua dimensão política, à besta desse capítulo. Em outras palavras, interpretando a mulher, o Apocalipse nos sugere igualmente esse aspecto da identidade da besta, os reinos da Terra onde a mulher efetiva o seu domínio.

Mas a besta aponta, particularmente no que respeita às suas cabeças, também a poderes na História que se colocaram nas mãos do diabo para o cumprimento de seus propósitos. Ao falar que a besta é o oitavo rei, quando de fato a profecia menciona sete reis e não oito, ficamos com a impressão de que a besta é a própria corporificação deles, e que ao final o maligno estará de volta para dominar com força total.

Assim, tanto a mulher como a besta representam a dominação romana, correspondendo a primeira, como diz o Comentário Bíblico Adventista, ao poder religioso, e a segunda ao poder político ou civil (CBA, v. 7, p. 851), tornado efetivo, naturalmente, em seu domínio das nações. A figura do oitavo rei também é sugestiva da restauração desse domínio.

Finalmente, essa besta representa Satanás em sua manifestação direta e pessoal no mundo, para executar sua derradeira obra de engano. O anjo afirma que ela emergirá do abismo e caminhará para a perdição (v. 8). A segunda maneira de interpretar essa afirmação é considerar a besta como o próprio dragão que, durante o milênio, estará retido no “abismo” e de lá será solto ao final para novamente exercer o domínio das nações, enganá-las, e então caminhar com elas para a destruição (Ap 20:1-3, 7-10).

A identidade dos sete reis

Tradicionalmente, sustentamos duas maneiras de interpretar os sete reis de Apocalipse 17:9 e 10. A primeira considera esses reis como representativos de sete diferentes formas de governo empregadas pelos romanos no transcurso de sua história: realeza, consulado, decenvirato, ditadura, triunvirato, império e papado. A segunda considera as sete cabeças como representações de poderes terrestres que historicamente exerceram domínio no mundo e oprimiram o povo de Deus: Egito, Assíria, Babilônia, Medo-Pérsia, Grécia, Roma Imperial e Roma Papal.

As duas formas de interpretação coincidem no significado do verso 10. O tempo aí referido deve ser considerado do ponto de vista da comunicação profética e não do seu cumprimento. Seria, então, o tempo do próprio profeta, quando cinco formas do governo romano ou cinco reinos que oprimiram o povo de Deus eram coisa do passado, um existia, Roma Imperial, e a seguinte, Roma Papal, ainda viria. O oitavo rei seria o papado plenamente curado de sua ferida mortal, o que conforma com a declaração de que ele “procede dos sete” (v. 11).

A afirmação de que o sétimo rei, “quando chegar, tem de durar pouco” (v. 10) aparentemente contraria as duas formas de interpretação acima, pois 1.260 anos, o tempo da supremacia papal de 538 a 1798, seria considerado um tempo longo, principalmente se comparado com a duração do domínio dos seis poderes precedentes. Mas devemos lembrar que muitas das declarações do Apocalipse transcendem a mera literalidade dos termos empregados, e comportam um significado essencialmente teológico ou espiritual.

Assim, o Apocalipse se harmoniza com o restante do Novo Testamento ao afirmar que o tempo que transcorre entre a cruz e a volta de Jesus, é, na realidade, pequeno, não importa a extensão dele, pois a salvação agora já está consumada e a extinção do pecado inevitavelmente ocorrerá. O escritor sagrado, por exemplo, registrou em Hebreus 10:37 que “ainda dentro de pouco tempo aquele que vem virá e não tardará”. Esse “pouco tempo”, entretanto, já alcança quase dois mil anos. Da mesma forma, o Apocalipse fala das coisas “que em breve hão de acontecer” (algumas das quais não se cumpriram ainda), “que o tempo está próximo”, e que, a partir da cruz, o dragão está irado, “sabendo que pouco tempo lhe resta” (Ap 1:1; 22:10; 12:12).

Conclusão

Como afirmado anteriormente, a teoria do sexto rei não é mais que isso: uma teoria. Como tal, ela ainda será testada no laboratório da História. Nem devemos fechar o coração a ela, nem aceitá-la como revelação de Deus.

É verdade que a interpretação tradicional que sustentamos, a exemplo da teoria do sexto rei, não conta com um claro “assim diz o Senhor” através do Espírito de Profecia (pelo menos até agora o presente escritor não conseguiu localizar qualquer referência a respeito, nos escritos de Ellen White). Mas a grande diferença é que o que oficialmente ensinamos está em consonância com o historicismo como linha de interpretação por nós adotada, o que significa que é uma verdade com respeito ao passado e ao presente; e o ponto que toca o futuro, o oitavo rei, respalda-se na afirmação do Espírito de Profecia de que o poder papal será restaurado. Mas a teoria do sexto rei cheira a futurismo, e incorre nos riscos que ele representa.

Em matéria de interpretação profética não podemos esquecer que o intérprete não é alguém que, no estrito senso, pré-vê o futuro, mas um aprendiz. A compreensão e a interpretação da profecia se desenvolvem e se aperfeiçoam com a passagem do tempo. Talvez Lutero tenha tido isso em mente quando declarou: “As profecias só podem ser entendidas perfeitamente depois de se cumprirem.” Certamente o grande reformador não percebeu que nesses termos ele acabou definindo uma das premissas básicas do historicismo como recurso de interpretação: o conceito da verdade se amplia conforme os séculos escoam e eventos, há muito profetizados, alcançam um legítimo cumprimento. De fato, a prudência nos ordena respeitar os limites do historicismo.

Devemos, então, atentar para dois pontos importantes: (1) cuidado, muito cuidado em como interpretamos profecias ainda por se cumprir. Enquanto não contamos com um seguro “assim diz o Senhor” confirmando como correta a interpretação, não podemos incondicionalmente aceitá-la como verdade, e muito menos comunicá-la como tal a terceiros; interpretação profética é um terreno muito fértil para a especulação; (2) a profecia não nos deixa em dúvida sobre de onde viemos, quem somos e para onde vamos como Igreja. O cumprimento de Daniel 8:14 marca a nossa origem como o remanescente; a profecia de Mateus 24:14 e Apocalipse 14:6-12 configura nossa missão no mundo hoje; e nosso destino se chama novos Céus e nova Terra nos quais habita a justiça (2Pd 3:13). Somos, portanto, o povo da profecia.

Acordemos de nossa letargia, sacudamos o torpor que nos envolve e disponhamo-nos para o que vem por aí. Em sua trajetória por este mundo a Igreja deparou momentos críticos. Mas ninguém se engane: o pior ainda virá. Por outro lado, Deus já operou coisas grandiosas em favor de Seu povo, mas o melhor e as coisas mais grandiosas igualmente ainda estão por acontecer. Quanto mais negras as trevas, mais fulgurante será a luz de Deus; quanto mais severa a prova mais poderoso o Seu braço para prover libertação; quanto mais ameaçador o inimigo mais retumbante a nossa vitória. Pelo poder da graça.

(Dr. José Carlos Ramos, ex-professor de Teologia no Unasp, campus Engenheiro Coelho; texto originalmente publicado na Revista Adventista de julho de 1999)

Postagens de Destaque