Seguidores

segunda-feira, 27 de abril de 2015

Mulher Virtuosa: Atributos de uma Mulher Virtuosa

Mulher Virtuosa: Atributos de uma Mulher Virtuosa


Em Provérbios capítulo 31 menciona o ideal de Deus para a mulher: “Mulher virtuosa quem a achará? O seu valor muito excede ao de rubis.” Provérbios 31:10.

O rubi é muito valioso, e esta é a atual hierarquia das dez gemas minerais mais valiosas no âmbito comercial do Brasil:1 - Diamante. 2- Alexandrita 3- Rubi. 4 - Padparadscha. 5 - Safira Azul. 6 - Esmeralda. 7- Turmalina da Paraíba. 8 - Demantóide. 9 - Tsavorita. 10 – Benitoíta.

O rubi é uma pedra vermelha e é considerada como uma das pedras mais valiosas e duras do mundo.


O valor do rubi é semelhante ao do diamante. Porém a mulher virtuosa que a Bíblia diz tem o seu valor maior do que os rubis. Veja que a palavra rubi está no plural. Que valor tão alto tem a mulher virtuosa! A Bíblia fala que a mulher sábia edifica a sua casa: “Toda mulher sábia edifica a sua casa; mas a tola a derruba com as próprias mãos.” Provérbios 14:1.

A Bíblia não diz que é o homem sábio que edifica a casa, mas sim a mulher. Uma mulher cristã é sem dúvidas uma coroa de glória, tanto para a sua família, como para a igreja de Deus e sociedade. Quando Deus fez o homem, viu que ele não estava completo sem a presença feminina, então fez a mulher. Quando o homem e a mulher andam nos caminhos do Senhor, e com sabedoria criam seus filhos, não existe nada melhor do que isso! É uma verdadeira jóia, mais valiosa do que os rubis! O Salmo 128 reproduz muito bem isso quando diz: "Bem-aventurado aquele que teme ao Senhor e anda nos seus caminhos. Pois comerás do trabalho de tuas mãos: feliz serás, e te irá bem. A tua mulher será como a videira frutífera aos lados da tua casa".

Deus fez as mulheres porque sabia que o homem não conseguiria viver só. A Bíblia diz que o homem que encontra uma boa esposa, encontra um tesouro e a benevolência do Senhor. A mulher descrita na Bíblia, como fiel e trabalhadora, é um bem valioso! As mulheres são convidadas a manterem a sua identidade feminina. Algumas perdem isso quando tentam se igualar aos homens em algumas funções. Deus criou homem e mulher de formas diferentes e delegou funções específicas para cada um. Algumas mulheres necessitam de se valorizar mais.

Algumas reclamam de não serem respeitadas, mas, na maioria das vezes, não se dão ao respeito. Reclamam de não serem amadas, mas não se amam. Reclamam de não serem cortejadas, mas saltam essa fase e não dão aoportunidade de serem conquistadas. Hoje vive-se a ditadura da beleza e muitas mulheres continuaram cedendo e aceitando a degradação moral feminina estampada nas revistas, TV, música, filmes e novelas. As mulheres de antigamente se preocupavam em ser bonitas no interior e no exterior, e hoje a preocupação maior está apenas no exterior. As mulheres de Cristo são convidadas à cultivar a beleza do coração, através de palavras carinhosas e de boas ações, e não apenas ter o cuidado com o corpo.

A mulher virtuosa cuida do seu marido, dos filhos, da casa e ainda ajuda as pessoas com os seus talentos. Ela também se envolve com as coisas da igreja exercendo as funções que lhe são confiadas. Alguém disse assim: ”O fato de ser mulher não nos torna um tipo diferente de cristã; mas o fato de ser cristã nos torna um tipo diferente de mulher.” As mulheres fiéis a Deus, de todas as classes sociais; médicas, professoras, agricultoras, poetizas, advogadas, deputadas, presidentes, executivas, rendeiras, bordadeiras e do lar; todas são professoras da educação infantil, pois de uma boa educação na infância, o filho nunca se esquece! As mulheres cristãs que honram o nome de Jesus e que são; pregadoras, missionárias, maestrinas de corais, dirigentes de reuniões de oração, esposas de pastores, de anciãos, diaconisas e diretoras de departamentos; que Deus as abençoe, pois o seu valor excede o de rubis!

A mulher virtuosa é temente a Deus. É interessante notar que essa mulher virtuosa; uma mistura de dona de casa, esposa, mãe e serva de Deus, tem origem no relacionamento com Deus e com o seu marido. Ela tem força própria, identidade marcante, porém não seria virtuosa sem relacionar-se com Deus. Boaz elegeu Rute como companheira por ter percebido nela alguém que o completava: cheia de força para o trabalho, para a vida, e de conselhos e por viver tão ligada ao Deus de Israel. O homem que encontra uma mulher temente a Deus retorna ao paraíso, ao Éden, quando foram pronunciadas as palavras: “Não é bom que o homem esteja só; far-lhe-ei uma ajudadora idônea para ele”. Gên. 2:18. A mulher virtuosa é ativa na vida espiritual. Ana, a mãe de Samuel, é descrita no Antigo Testamento como uma mulher de fé. Ela era estéril e após orar a Deus, teve o seu ventre aberto para conceber não apenas um, mas seis filhos. Uma pequena passagem sobre a história de Ana me chama atenção: “Então se levantou Ana, depois que comeram e beberam em Siló...” I Sam. 1:9. Ana é um exemplo a ser seguido; é alguém que não se conformou com a situação de derrota e desprezo, mas reuniu forças e se levantou e de forma sabia se dirigiu ao lugar certo e na hora certa. Assim também devem ser as mulheres cristãs; devem agir no âmbito espiritual para resolver situações difíceis. Uma situação que considero difícil é a mulher crente atrair pelo exemplo e santidade um marido descrente. Mas se ela buscar forças em Deus, certamente os seus esforços serão recompensados. Veja este texto: “Porque o marido descrente é santificado pela mulher; e a mulher descrente é santificada pelo marido; de outra sorte os vossos filhos seriam imundos; mas agora são santos.” I Coríntios 7:14

A mulher virtuosa é ativa na educação dos filhos. O exemplo que mais gosto de citar em questão de educação cristã é o de Timóteo. Assim que Eunice e Lóide, mãe e avó de Timóteo, aceitaram o evangelho, elas passaram a melhor educação ao menino Timóteo. Lóide foi uma mulher que recebeu das mãos do Senhor uma preciosidade rara, nos dias de hoje, Eunice; sua filha. Como uma mulher que amava o Senhor, ela legou à sua filha verdades espirituais que foram transmitidas às próximas gerações. Para ela, filhos eram presentes que Deus lhe estava concedendo. Eles eram bênçãos do Senhor. Veja estes textos:“Trazendo à memória a fé não fingida que em ti há, a qual habitou primeiro em tua avó Lóide, e em tua mãe Eunice, e estou certo de que também habita em ti.” II Timóteo 1:5 - “E que desde a tua meninice sabes as sagradas Escrituras, que podem fazer-te sábio para a salvação, pela fé que há em Cristo Jesus.” II Timóteo 3:15. Atualmente, a concorrência com as coisas de Deus é desleal. A criança cristã pode recebee tanto lixo imoral que corre o risco de ser tragada pelo meio em que vive. Há uma estatística que diz que uma criança de 10 anos já terá assistido na TV, em jogos eletrônicos e internet, pelo menos 8 mil mortes e 100 mil atos de agressões. A mãe virtuosa tira tempo para estar com os seus filhos, é uma testemunha viva de Deus e deixa transparecer a seus filhos, através da sua vida e exemplo que Deus é cheio de amor e graça. Portanto, mães cristãs! Não deixem que este tempo tão precioso com seus filhos seja substituído pelas babás, amas, TV e pessoas sem princípios cristãos. Deus abençoa a mãe que tem tempo para seus filhos e que investe em sua educação para a eternidade.

A mulher virtuosa cuida da casa. Cuidar da casa envolve ser ativa no casamento e nas atividades domésticas.Veja a descrição bíblica da mulher que trabalha: “Ela só lhe faz bem, e não mal, todos os dias da sua vida. Busca lã e linho, e trabalha de boa vontade com suas mãos. Como o navio mercante, ela traz de longe o seu pão. Levanta-se, mesmo à noite, para dar de comer aos da casa, e distribuir a tarefa das servas. Examina uma propriedade e adquire-a; planta uma vinha com o fruto de suas mãos. Cinge os seus lombos de força, e fortalece os seus braços. Vê que é boa a sua mercadoria; e a sua lâmpada não se apaga de noite.” Provérbios 31:12-18. Este texto de Provérbios 31 menciona que a mulher virtuosa centra-se nas coisas da sua casa. Ela administra este complexo e diversificado empreendimento com habilidade, precisão e eficiência idêntica a dos que compõem as mesas de decisão de muitas grandes instituições. Existe o departamento de vestuário. Ver vs 13, 19, 21 e 24. Departamento alimentício. Ver vs 14 e 16. Área de decoração. Ver vs 22 e departamento financeiro. Ver vs 16 e 18. A mulher cheia de virtudes chega a trabalhar até 14 horas por dia ou mais para cuidar da casa.

A mulher virtuosa cuida do seu marido. Ela encontra grande satisfação em ser uma ajudadora para o seu marido. Ver Gên. 2:18. Ela não vê isto como um mandamento humilhante, porque sabe que Deus usa a mesma palavra hebraica, ezer para descrever a Si mesmo como o ajudador do Seu povo. Veja o texto: “Eis que Deus é o meu ajudador, o Senhor está com aqueles que sustêm a minha alma.” Salmos 54:4. Ser uma ajudadora, no sentido Bíblico, é ser como Deus. Que chamado maravilhoso e que privilégio! Estando preocupada com Deus e Sua Palavra, “o coração do seu marido confia nela”, ver vs.11. O marido consulta a esposa e busca seus conselhos antes de tomar decisões que dizem respeito a ambos. E, ela não mede forças com seu marido e nem o critica na frente de outros, mas busca o seu sucesso. “Ela lhe faz bem e não mal, todos os dias da sua vida” v. 12, e como resultado, “seu marido é estimado entre os juízes, quando se assenta com os anciãos da terra”. Vs 23.

A mulher virtuosa ajuda as pessoas. As mulheres têm um jeito especial de ser. Elas conseguem mais coisas do que os homens, quando se trata de prestar auxílio. Elas não despertam tantos preconceitos quanto os homens, e são mais bem recebidas nas várias camadas sociais. A graça da mulher pode mais do que a força do homem. Ela tem habilidades em costura, cozinha e palavras. As mulheres tementes a Deus sabem fazer uso dessas habilidades para prestar auxílios às pessoas necessitadas. A Bíblia diz: “Abre a sua boca com sabedoria, e a lei da beneficência está na sua língua.” Vs. 1. O texto acima mencionado não valoriza tanto a beleza exterior da mulher mas sim a beleza do carácter em prestar auxílios aos que necessitam. Dorcas vem à nossa mente, quando falamos em servir os outros. Dorcas significa gazela, e em hebraico ela era a Talita. Muito querida por todos que habitavam ali, ela procurava fazer túnicas e vestidos para as viúvas e necessitados e, para isso, não media esforços. Ela tinha um coração bondoso e não queria que ninguém passasse necessidades ou sofresse. Dorcas foi a única mulher da Bíblia a ser chamada de discípula, ou seja; seguidora de Jesus, aprendiz, aquela que se senta aos pés do seu Mestre. Assim como Jesus vivia para servir as outras pessoas, Dorcas também o fazia. Você é uma discípula de Jesus? Assim como Dorcas, e muitas outras mulheres glorificaram Deus através de seus atos de bondade, Deus convida todas as mulheres a fazerem o mesmo, sendo sensíveis às necessidades dos outros e bondosas para com as pessoas que necessitam. Quantas das mulheres da igreja possuem talentos dados por Deus e se esquecem de usá-los para ajudar alguém! Se Deus concedeu talentos é para serem usados. Portanto quando o seu nome for indicado para o departamento de Dorcas ou outro departamento da igreja, aceite para honrar o nosso Senhor Jesus.

Aos maridos e pais. Se você tem uma esposa ou filha como a descrita por Deus, então lembre-se que você tem algo mais precioso do que rubis. Vs 10. É uma bênção pela qual deve louvar a Deus. Vs 28. Repare que esse mesmo verso também fala do marido: “Ele a louva”. Portanto, homens! Mostrem vosso apreço por tudo que ela está fazendo por você e seus filhos. Mas não só aprecie, também participe com as atividades da casa para aliviar o trabalho da mulher que é virtuosa. O homem geralmente não tem a multiplicidade de tarefas que tem a mulher. Geralmente nós temos o nosso trabalho, e o nosso trabalho apenas! Então, que tal pegar as crianças por algumas horas, lavar a louça e arranjar a casa? Deus espera que homens virtuosos auxiliem as mulheres virtuosas com as tarefas da casa, com o cuidado dos filhos e com as coisas da igreja!

Menciono um texto inspirado para a sua meditação: “Ao trabalhar por outros, experimenta-se uma doce satisfação, uma paz íntima que será suficiente recompensa. Quando movidos por alto e nobre desejo de fazer bem a outros, encontrarão a verdadeira felicidade no fiel desempenho dos múltiplos deveres da vida. A verdadeira felicidade encontra-se somente em ser bom e fazer o bem. Nossa felicidade será proporcional a nosso trabalho altruísta movido pelo divino amor, pois no plano da salvação Deus indicou a lei da ação e reação. O trabalho beneficente promove a saúde. Os que dão demonstração prática de beneficência por seus atos de simpatia e compaixão para com os pobres, os sofredores e desafortunados, não só aliviam os sofredores mas contribuem grandemente para a sua própria felicidade, e estão no caminho que assegura saúde da alma e do corpo. Isaías descreveu claramente a obra que Deus aceitará e pela qual abençoará o Seu povo. Chamo a vossa atenção para os infalíveis resultados de se dar ouvidos à admoestação do Senhor para que se cuide dos aflitos: “Então romperá a tua luz como a alva, a tua cura brotará sem detença.” Beneficência Social, 302.

“Mulher virtuosa; quem achará? O seu valor excede o de muitos rubis”. Prov. 31:10. Deus pede mulheres sensatas e sensíveis para contornar as dificuldades e os problemas que a vida nos apresenta. Todas são convidadas à tirar os olhos das circunstâncias e olhar para Jesus, autor e consumador da nossa fé. Somente assim terão forças para cuidar de si, do marido, dos filhos, da igreja de Deus e das pessoas que necessitam e “não derrubar a casa com as suas próprias mãos.”

Luís Carlos Fonseca

Confiança depois de cometer erros


Resultado de imagem para imagens de perdão de deus

Confiança depois de cometer erros, 27 de Abril

Ó minha alma, espera somente em Deus, porque dEle vem a minha esperança. Só Ele é a minha rocha e a minha salvação; é a minha defesa; não serei abalado. Salmos 62:5, 6. 

A cada um de nós foi concedido o inestimável privilégio de ser filho de Deus. Por que, então, sermos infelizes? Todos somos pecadores, mas temos um Salvador capaz de tirar-nos os pecados, pois nEle não há pecado. Todos temos muitas dificuldades pela frente, muitos desconcertantes problemas para resolver. Temos, porém, um Todo-poderoso Auxiliador, que dará ouvido a nossas petições com a mesma boa vontade e prazer com que ouvia os pedidos daqueles que, quando Ele Se achava em pessoa na Terra, iam ter com Ele pedindo auxílio. Peço-vos que não tireis de Suas mãos a disposição de vossa vida. 
Cometeis erros? Não deixeis que isso vos desanime. O Senhor talvez permita que cometais erros pequenos para vos poupar de os cometerdes maiores. Ide a Jesus e pedi-Lhe que vos perdoe, e então crede que o fará. “Se confessarmos os nossos pecados, Ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça.” 1 João 1:9. 
Quando o desânimo vos pressionar pesadamente, lede as passagens seguintes: “Um abismo chama outro abismo, ao ruído das Tuas catadupas; todas as Tuas ondas e vagas têm passado sobre mim. Contudo, o Senhor mandará de dia a Sua misericórdia, e de noite a Sua canção estará comigo: a oração ao Deus da minha vida. Direi a Deus, a minha Rocha: Por que Te esqueceste de mim? Por que ando angustiado por causa da opressão do inimigo? Por que estás abatida, ó minha alma, e por que te perturbas dentro de mim? Espera em Deus, pois ainda O louvarei. Ele é a salvação da minha face e o meu Deus.” Salmos 42:7-9, 11. “Deus é o nosso refúgio e fortaleza, socorro bem presente na angústia. Pelo que não temeremos, ainda que a Terra se mude, e ainda que os montes se transportem para o meio dos mares. Ainda que as águas rujam e se perturbem, ainda que os montes se abalem pela sua braveza.” Salmos 46:1-3. “Porque este Deus é o nosso Deus para sempre; Ele será nosso guia até à morte.” Salmos 48:14. — The Review and Herald, 7 de Abril de 1904.

Ellen White
Nos Lugares Celestiais Pag. 256

domingo, 26 de abril de 2015

Confiança em tempo de dificuldade


Confiança em tempo de dificuldade, 26 de Abril

Ainda que a figueira não floresça, nem haja fruto na vide; o produto da oliveira minta, e os campos não produzam mantimento; as ovelhas da malhada sejam arrebatadas, e nos currais não haja vacas, todavia, eu me alegrarei no Senhor, exultarei no Deus da minha salvação. Habacuque 3:17, 18. 

Os filhos de Deus podem regozijar-se em todas as coisas e a todo tempo. Em vindo perturbações e dificuldades, crendo na sábia providência de Deus, podeis regozijar-vos. Não precisais esperar por um feliz aumento de sentimento, mas pela fé podeis apoderar-vos das promessas, e erguer a Deus um hino de ação de graças. ... As galerias da memória devem ser ocupadas com quadros sagra- dos, com visões de Jesus, com lições de Sua verdade, com revelações de Seus incomparáveis encantos. Se as galerias da memória fossem assim guarnecidas, não consideraríamos intolerável a nossa sorte. Não falaríamos nas faltas alheias. Nosso caráter estaria repleto de Jesus e Seu amor. Não desejaríamos ditar ao Senhor o caminho pelo qual nos devesse guiar. Amaríamos a Deus supremamente, e nosso próximo como a nós mesmos. 
Tendo o regozijo do Senhor na vida, não sereis capazes de reprimi-lo; querereis falar a outros do tesouro que encontrastes; falareis de Jesus e Seus encantos sem iguais. A Ele tudo devemos dedicar. Nossa mente deve ser ensinada a demorar-se nas coisas que glorifiquem a Deus; e se nossas faculdades mentais forem dedicadas a Deus, nossos talentos aumentarão, e teremos cada vez mais aptidão a oferecer ao Senhor. Tornar-nos-emos condutos de luz aos outros. Podemos ter íntima comunhão com Deus e com nosso Salvador; e unidos a Deus seremos integralmente luz no Senhor, pois nEle não há trevas nenhumas. 
Ao aprendermos de Cristo, compreenderemos como manter nossa força espiritual, alimentar-nos-emos com a Palavra de Deus, e teremos a bendita experiência descrita pelo apóstolo nas palavras: “Ao qual, não O havendo visto, amais; no qual, não O vendo agora, mas crendo, vos alegrais com gozo inefável e glorioso.” 1 Pedro 1:8. — The Review and Herald, 11 de Fevereiro de 1890.

Ellen White
Nos Lugares Celestiais 254

sexta-feira, 24 de abril de 2015

Falsos Profetas

Encontrei no site Adventismo em Foco, essa matéria muito interessante sobre falsos profetas. è uma lista dos maiores falsos profetas e as igrejas ou organizações religiosas que fundaram. Esses falsos profetas geralmente conseguem seguidores, e os fanatiza a ponto de serem capazes de morrer por eles. 


Leia a matéria, e se souber de mais algum, entre em contato com o blog

Falsos Profetas

lobo-em-pele-de-cordeiro
Os Falsos Profetas são pessoas que se colocam contra os 10 mandamentos de Deus, especialmente o quarto mandamento que obriga a guarda do sábado. Leia os 10 mandamentos aqui. Eles também diminuem Jesus Cristo, o chamando de mero professor, espírito evoluído, ou um deus entre muitos. Os principais falsos profetas do ocidente são:
  • Joseph Smith (O profeta da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias). Ensina que existem vários deuses e cada ser humano salvo já existia antes de nascer e também será um deus no mundo futuro. Ver Desenho Banido. Veja Documentário de 1980. Leia o Livro Orgias em Utah sobre a denominação.
  • Charles T. Russell (O profeta das Testemunhas de Jeová). As Testemunhas se orgulham de serem os verdadeiros representantes de Deus na Terra e de possuírem muito amor em seus corações, mas na prática são ensinados a ignorar e tratar friamente pessoas que deixam sua religião. São alvos de investigação do Ministério Público. E ensinam que Jesus é apenas um ser criado, o que é pecado. Veja o desenho banido sobre as doutrinas da Igreja. Veja também o documentário de 1986.
  • John S. Scheppe (O profeta do Movimento Só Jesus);
  • Kip McKean & Elena Mckean (Os profetas da Igreja de Boston)
  • Michael Nostradamus (O profeta do século XVI)
  • Vassula Ryden (A vidente do falso Jesus e da Nossa Senhora de Fátima)
  • Frank Shermann Land (O profeta da Ordem De Molay);
  • William Marrion Branham (O profeta do Tabernáculo da Fé);
  • Witness Lee (O profeta da Igreja Local);
  • Allan Kardec (O profeta do Espiritismo Moderno);
  • David Brandt Berg (O profeta dos Meninos de Deus ou Familiar do Amor);
  • Anton La Vey (O profeta da Igreja de Satanás);
  • Christian Rosenkreuz (O profeta do Rosa Cruz),
  • Harvey Spencer Lewis (O profeta da AMORC)
  • Helena P. Blavatsky & Annie Besant (As profetas da Teosofia);
  • Mary Baker (A profeta da Ciência Cristã);
  • Masaharu Tanigushi (O profeta da Seisho-No–Ie);
  • Toruchira Miki (O profeta da Perfecty Liberty);
  • Mokiti Okada (O Profeta da Igreja Messiânica),
  • Shri Hans Maharaj Ji (O profeta da Missão da Luz Divina);
  • Maharishi Mahesh Yogi (O profeta da Meditação Transcendental);
  • Bhagwam Shree Rajneesh (O profeta do Movimento Bhagwan);
  • Werner Erhard (O profeta do Est);
  • Victor Paul Wierville (O profeta do Caminho Internacional);
  • Herbert W. Armstrong (O profeta da Igreja de Deus em Worldwide);
  • Emanuel Swedenborg (O profeta da Igreja da Nova Jerusalém);
  • Charles Sherlock Fillmore & Myrtle Fillmore (Os profetas da Unidade);
  • Sun Myung Moon (O profeta da Igreja da Unificação);
  • A.C. Bhactivedanta Swami Prabhupada ( O profeta dos Hare Krishna);
  • Bahá-Allah (O profeta do Bahaísmo);
  • Raimundo Irineu Serra (O profeta do Santo Daime);
  • Manoel Jacintho Coelho (O Profeta da Cultura Racional);
  • Luiz de Mattos (O profeta do Racionalismo Cristão);
  • Iuri Thais – Inri Cristo (O profeta da Igreja da Suprema Ordem Universal da Santíssima Trindade);
  • Jeanine Sautron (Pretendia ser uma profeta adventista e foi rechaçada);
  • Alziro Zarur (O profeta da Legião da Boa Vontade);
  • Eurico Mattos Coutinho & Vó Rosa (Os profetas da Igreja Apostólica);
  • Jasmuheen (A profeta do Viver de Luz).
  • Lafayette Ron Hubbard (O profeta da Cientologia)
  • Tim LaHaye e Jerry B. Jekins, autores da série de livros Left Behind [Deixados para Trás] por espalhar a mentira do arrebatamento secreto.
  • Cláudio Heckert (Profeta Mariânico)
  • Pedro Régis (Profeta Mariânico)
  • Santa Vó Rosa
  • Princesa do Japão Kaoru Nakamaru
Total de 48 Falsos Profetas! Aceitamos novas sugestões…
E é claro não podemos esquecer de:

Uma Distinção Crucial

Uma Distinção Crucial

Compreender a distinção entre o poder absoluto de Deus e o seu poder ordenado pode resolver um monte de problemas teológicos entre muitos cristãos evangélicos, especialmente entre os (inadvertidamente) do tipo hiper-calvinista.
O poder absoluto de Deus é aquele poder para fazer aquilo que ele não efetuará. Ele poderia transformar meu computador em um bolinho. Mas eu não espero que ele o faça, apesar de depois de ler certas postagens de blogs, gostaria que ele o fizesse… Mas deixa isso pra lá, estou fugindo do assunto…
Seu poder ordenado envolve seu decreto para fazer aquilo que ele ordenou efetuar.
Muito simplesmente, o que Deus é capaz de fazer não é sinônimo daquilo que Deus escolheu fazer.
Longe de ser escolasticismo anabolizado – embora tenham havido variações desta distinção que até mesmo Calvino pensava serem bárbaras – esta distinção tem rico suporte bíblico.
Aqui está um exemplo do poder absoluto de Deus:
“E não presumais de vós mesmos, dizendo: Temos por pai a Abraão; porque eu vos digo que mesmo destas pedras Deus pode suscitar filhos a Abraão.” (Mateus 3:9)
Até onde sabemos, Deus, de fato, não suscitou das pedras “filhos a Abraão”, mas ele o poderia ter feito (de acordo com o seu poder absoluto).
Em outro lugar, Cristo traz o poder absoluto de Deus ao lado de Seu poder ordenado:
 Ou pensas tu que eu não poderia, agora, orar a meu Pai e que ele não me daria mais de doze legiões de anjos? Como, pois, se cumpririam as Escrituras, que dizem que assim convém que aconteça?” (Mateus 26:53-54)
Deus poderia ter enviado mais de doze legiões de anjos para resgatar Cristo da sua paixão, mas, de acordo com o seu poder ordenado, ele não o fez.
Uma alusão a esta doutrina pode até ser encontrada na tentação de Cristo. Satanás tentou Jesus a transformar pedras em pães para provar que ele era o Filho de Deus. Mas Jesus (que poderia ter feito isso de acordo com o seu poder) não o fez porque as Escrituras eram sua regra de vida, e não o diabo ou mesmo o que o próprio Jesus poderia ter feito (Mateus 4:3-4)
É por isso que esta doutrina é tão prática. Devemos resistir à tentação de viver no mundo do poder absoluto de Deus e, ao invés disso, confiar no ser poder ordenado, de acordo com a sua palavra. A distinção mencionada acima se relaciona intimamente com como vivemos a vida cristã.
De acordo com o poder absoluto de Deus, ele poderia santificar a minha congregação imediatamente pelo poder do seu Espírito, à parte da minha pregação, da leitura da Palavra de Deus e dos sacramentos. Mas, de acordo com o seu poder ordenado, ele escolheu não fazê-lo.
Em outras palavras, se eu continuar tendo “cuidado” de mim mesmo e da “doutrina”, e persistir em fazê-lo, então eu posso ter expectativas de salvar a mim mesmo e os meus ouvintes (1 Timóteo 4:16; ver também Romanos 10:14-15).
Deus ordenou meios para efetuar fins.
Igualmente, Deus ordenou que oração efetuasse certos fins. Se eu não orar, não receberei (Tiago 4:2; Mateus 7:7-11).
Claro, Deus poderia efetuar todos os seus fins sem as orações do seu povo, mas ele não ordenou que fosse desta forma. Ele trabalha poderosamente através das orações do seu povo fraco (Romanos 8:26-27).
Se eu não criar os meus filhos no temor e admoestação do Senhor (Efésios 6:4), devo ter qualquer razão para confiar nas promessas pactuais de Deus para eles? Eu educo os meus filhos de acordo com as exigências da aliança, não de acordo com a vontade secreta de Deus (Deuteronômio 29:29).
Da mesma forma, uma senhora cristã poderia se contentar com a ideia de que Deus poderia converter o seu marido enquanto ele estivesse andando pela rua ouvindo Pavarotti; mas, ao invés disso, talvez ela devesse considerar 1 Pedro 3.1 sua esperança.
O poder ordenado de Deus, surpreendentemente, utiliza meios humanos. E estes meios são bastante comuns – pregação, oração, admoestação e piedade.
O poder ordenado de Deus envolveu a fraqueza de Cristo. A fraqueza de Cristo levou à sua vida de poder (Romanos 1:4). De fato,
“Porque, ainda que tenha sido crucificado por fraqueza, vive,contudo, pelo poder de Deus. Porque nós também somos fracos nele, mas viveremos com ele pelo poder de Deus em vós” (2 Coríntios 13:4).
Um poder fraco e comum é o único poder pelo qual se é digno de viver.
Traduzido e gentilmente cedido por Nayara Silveira Andrejczyk
Traduzido por Reforma21 | Reforma21.org | Original aqui
Você está autorizado e incentivado a reproduzir e distribuir este material em qualquer formato, desde que informe o autor e o tradutor, não altere o conteúdo original e não o utilize para fins comerciais.

A vida de Sansão: #10 - Enfrentando o fracasso na vida

A vida de Sansão: #10 - Enfrentando o fracasso na vidaTexto: Juízes 16:22-31 

Introdução: É a vida cristã como servir na marinha britânica? Uma falha e você está fora? Se assim for, então a maioria de nós está em apuros. Mas alguns querem nos fazer crer que podemos viver como quisermos, sem preocupação com as consequências. É claro que nenhum dos extremos é preciso. 
Hoje à noite vamos aprender mais uma lição que Deus tem para nós com esta vida desperdiçada. A lição para nós hoje está em enfrentar o fracasso. 
Na semana passada, deixamos Sansão na prisão dos filisteus, cego, amarrado e girando um moinho como um animal.

Como é triste e trágica a imagem que a Palavra de Deus pinta para nós. Traído e vendido pela mulher que amou, à mercê de seus inimigos ao longo da vida, Sansão, tinha um potencial tão grande para fazer coisas grandes e firmes para Deus e Seu povo, agora era conduzido pela mão de um lugar para outro. 
Se você já sofreu uma doença debilitante você pode imaginar como Sansão deve ter se sentido. Tenho certeza de que, ele sentiu que iria passar o resto de seus anos girando um moinho como um animal. Mas, então, lemos estas palavras incríveis em Juízes 16:22 
"Todavia, o cabelo da sua cabeça começou a crescer de novo...”. 
Antes de ler o resto do capítulo, eu creio que seria bom para nós esclarecer um par de coisas. Quando olhamos para uma passagem da Escritura, o que obtemos dela é muitas vezes determinada pelo lugar onde estamos espiritualmente. É por isso que podemos ler um trecho da Bíblia em um ponto, e voltar a mesma passagem mais tarde e ver algo que nós não vimos anteriormente. 
Eu não sei quanto a vocês, mas para mim o estudo da vida de Sansão tem sido uma experiência reveladora. Eu pensava que conhecia essa história. Mas, ao longo das últimas semanas, como temos observado parte por parte, descobri que estou aprendendo o que eu realmente não conhecia na história de Sansão, afinal! As palavras do versículo 22 estão cheio de promessas, não estão? Mas temos de ter cuidado para não ler nesta passagem o que gostaríamos de ver, mas sim tirar dela o que Deus quer que aprendamos esta noite. 
Não teria sido um maravilhoso final hollywoodiano se Sansão tivesse milagrosamente recuperado a sua força, a sua visão, e sua liberdade! Você poderia vê-lo juntamente com Dalila cavalgando rumo ao pôr do sol para viver felizes para sempre. Mas isso não foi o que aconteceu! A vida real raramente se parece com livros de histórias! 
Hoje à noite a lição que precisamos aprender é concernente a enfrentar o fracasso na vida. Mas vamos esclarecer o que estamos falando quando usamos a palavra fracasso. 


I. O que é esse fracasso

A. O fracasso que estamos tratando esta noite não é: 
1. Fracassar em uma prova ou avaliação na escola... 
2. Ser preterido para uma promoção no trabalho ou não atingir uma meta de vendas... 
3. Perder um pênalti em um jogo decisivo. 
4. Quebrar uma dieta... 
5. Todos estes podem ser um uso legítimo da palavra fracasso, mas não é sobre isso o que nós estamos falando hoje à noite! 
B. O fracasso que estamos abordando é uma falha moral! 
1. Estamos falando de quando o pecado assume o controle de nossas vidas. 
2. Quando estamos no cruzamento da tentação e optamos por ceder. 
3. Estamos falando de deixar de ser o tipo de pessoa que Deus quer que sejamos. 
4. Com isso em mente, vamos ler o resto deste capítulo. 
Leia: Juízes 16:22-31 


I. Primeira Lição: Quando tentado pelo fracasso moral não ceda!

A. O pecado de Sansão exigiu um custo pesado. 
1. Sansão tinha que viver com o fato de que ele tinha dado razão para os incrédulos se vangloriarem em seus ídolos. 
2. Olhe para os versículos 23-24 do nosso texto novamente. 
3. Estas pessoas não conheciam a Deus, mas agora eles tinham razão para confirmar sua incredulidade. 
4. Cada um de nós pode causar um impacto sobre a vida das pessoas ao nosso redor... para o bem ou para o mal. 2Corintios 5:20a “De sorte que somos embaixadores da parte de Cristo...” 
5. Paulo nos lembra de que nós representamos Cristo neste mundo... 


B. Ele teve que suportar ser ridicularizado pelos filisteus. 
1. Você pode imaginar como deve ter sido para Sansão servir como palhaço dos filisteus, como diz o texto, "brincava diante deles”. 
2. Eles riam e zombavam dele 
3. A Bíblia não diz tudo o que aconteceu, mas podemos imaginar o que deve ter acontecido no coração de Sansão? 
4. Essas pessoas eram cruéis, e agora vemos por que eles não o mataram nos versículos anteriores. 
5. Eles queriam ameaçá-lo e zombar dele, enquanto exaltavam seu deus! 


C. Ele trouxe vergonha e sofrimento à sua família. 
1. Observe que o verso 31 fala disso. 
2. Após sua morte, sua família veio e preparou o seu corpo para o enterro junto ao túmulo de seu pai. 
3. É a primeira coisa que aprendemos da morte de Manoá. 
4. Ele tinha sido um homem de Deus, aquele que honrou o Senhor com a sua vida... 
5. Morreu sabendo da vergonha e a desonra de um filho que desperdiçou sua vida, juntamente com as oportunidades que Deus lhe dera. 


II. Segunda Lição: Se você experimentar um fracasso moral, não se torne amargo em relação a Deus!


A. Nossa primeira reação a disciplina de Deus é escapar dela. 
1. Meus pais aprenderam com seus pais, e eu ensinei meu filho, através do exemplo... 
2. Quando você bate em uma criança você tem que segurá-la... 
3. Caso contrário, ela vai fugir, ou pior ela vai pular e você vai acabar machucando-a. 
4. Por quê? É natural querer evitar a disciplina. 
5. Mas Deus nos diz que a disciplina é para o nosso bem! Hebreus 12:11, “Na verdade, nenhuma correção parece no momento ser motivo de gozo, porém de tristeza; mas depois produz um fruto pacífico de justiça nos que por ele têm sido exercitados” 


B. A segunda reação a disciplina de Deus é tornar-se amargo para com Deus. 
1. Quantas vezes as crianças olham para um de seus pais e diz, verbalmente ou em voz baixa, "Eu te odeio!”. 
2. Por que fazem isso? Elas realmente não odeiam os seus pais, mas ficam amargas por causa da disciplina. 
3. O mesmo acontece com a disciplina de Deus. 
4. Eu já ouvi pessoas dizerem: "Eu nunca vou pisar naquela igreja de novo!”. 
5. Não me fale de Deus... olha o que Ele deixou acontecer com a minha família... etc. 


C. Nossa reação deve ser de aprender com a experiência e deixar-nos amadurecer. 
1. Até onde sabemos, Sansão não se tornou amargo para com Deus. 
2. Eu imagino que ele teve bastante tempo para avaliar como ele veio a se tornar um palhaço e escravo dos filisteus. 
3. Ele não lamenta e se queixa como se Deus certamente não o amasse mais. 
4. Eu acredito que ele chegou a um ponto onde ele reconheceu seu pecado diante de Deus, e percebeu que era seu próprio pecado e ações descuidadas que o levaram a sua atual situação! 


III. Terceira Lição: Se você fracassou, ainda há esperança para o futuro.


A. Deus poderia me usar novamente de alguma forma? 
1. A resposta a essa pergunta é: "Absolutamente sim" 
a. Não, a visão de Sansão não foi restaurada. 
b. Não, Sansão nunca foi capaz de servir como um juiz da forma como o Senhor queria que ele fosse. 
c. Mas viver para Jesus Cristo não é como servir na Marinha britânica... não é "um fracasso e você está fora" 
2. Será que Deus vai nos usar da mesma forma? Provavelmente não. 
3. Sansão fracassou, e fracassou miseravelmente, mas Deus está sempre lá para nós... mesmo em nosso fracasso. 


B. Jonas clamou a Deus, desde o ventre do grande peixe. 
C. Pedro estava convencido de que sua vida não valia nada depois de sua negação a Cristo. 


D. Talvez Sansão pensasse que Deus tinha terminado com ele também, mas "... o cabelo da sua cabeça começou a crescer de novo...”. 
1. Acredito que, enquanto na prisão, ele se arrependeu. 
2. Uma das principais razões para crer nisso é por causa do que acontece nos versos 28-29 
3. Outro fato é que Sansão está incluído na “Galeria dos heróis da fé” em Hebreus 11. 


E. Deus tem uma maneira de lidar com o pecado. 
1. É por meio da confissão, arrependimento e perdão. 
2. Confissão = dizer a mesma coisa sobre o meu pecado que Deus diz sobre ele. 
3. Arrependimento = mudar minha forma de pensar sobre o meu pecado, que sempre resulta em uma mudança da minha direção na vida. 
4. Perdão = liberação da penalidade do pecado. 1João 1:9 “Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados, e nos purificar de toda injustiça”. 
5. Este é um versículo do Novo Testamento, mas não está escrito para mostrar às pessoas perdidas como ser salvas... 
6. Ele está escrito para mostrar às pessoas salvas como se acertar com Deus! 
A passagem diz que Sansão matou mais filisteus na morte, do que ele tinha matado em vida. Isso é simplesmente um fato, não uma aprovação das escolhas que tinha feito em sua vida! 
Este capítulo final diz muito mais para nós sobre a graça de Deus, do que sobre a força de Sansão.

Vamos aprender essas lições esta noite. 
· Quando tentado pelo fracasso moral não ceda! 
· Se você experimentar um fracasso moral, não se torne amargo em relação a Deus! 
· Se você fracassou, ainda há esperança para o futuro. 


Pr. Aldenir Araújo

www.opregadorfiel.com.br

Postagens de Destaque