Seguidores

segunda-feira, 21 de setembro de 2015

Nem Tudo Que Reluz É Ouro

Nem Tudo Que Reluz É Ouro

  •  
  •  
  •  
Nem Tudo Que Reluz É Ouro
Texto: Êxodo 32:1-14 

Introdução: Nem tudo que reluz é ouro. Enquanto Moisés estava no Monte Sinairecebendo os Dez Mandamentos, algo terrivelmente errado estava acontecendo logo abaixo entre Arão e os israelitas. Eles haviam formado um bezerro de ouro para ser um objeto de adoração. Se não fosse a intercessão de Moisés, Deus teria destruído cada um deles. A partir desse relato, Deus deseja ensinar-nos que Ele e somente Ele é digno de adoração e também o valor da oração de intercessão. 

I. Demora Não Significa Negação

1. "Quando o povo viu" - a decisão do povo de Deus de agir ao invés de seguir a vontade de Deus foi baseada no que eles podiam "ver" (v. 1). 
a. Moisés estava na presença do único Deus verdadeiro. 
b. Deus estava no processo de revelar Seu plano divino para o seu povo. 
c. O que poderia ser mais importante do que esperar até que eles ouvissem de Deus? 
1) Ilustrar: Abraão e Sara equivocadamente pensaram que Deus tinha esquecido da promessa de dar-lhes um filho, ou talvez haviam simplesmente esperado por muito tempo. Eles tomaram o assunto em suas próprias mãos, e hoje o mundo ainda está pagando o preço dessa decisão louca. Gênesis 16:1-12 “Ora, Sarai, mulher de Abrão, não lhe dava filhos. Tinha ela uma serva egípcia, que se chamava Agar. Disse Sarai a Abrão: Eis que o Senhor me tem impedido de ter filhos; toma, pois, a minha serva; porventura terei filhos por meio dela. E ouviu Abrão a voz de Sarai. Assim Sarai, mulher de Abrão, tomou a Agar a egípcia, sua serva, e a deu por mulher a Abrão seu marido, depois de Abrão ter habitado dez anos na terra de Canaã. E ele conheceu a Agar, e ela concebeu; e vendo ela que concebera, foi sua senhora desprezada aos seus olhos. Então disse Sarai a Abrão: Sobre ti seja a afronta que me é dirigida a mim; pus a minha serva em teu regaço; vendo ela agora que concebeu, sou desprezada aos seus olhos; o Senhor julgue entre mim e ti. Ao que disse Abrão a Sarai: Eis que tua serva está nas tuas mãos; faze-lhe como bem te parecer. E Sarai maltratou-a, e ela fugiu de sua face. Então o anjo do Senhor, achando-a junto a uma fonte no deserto, a fonte que está no caminho de Sur, perguntou-lhe: Agar, serva de Sarai, donde vieste, e para onde vais? Respondeu ela: Da presença de Sarai, minha senhora, vou fugindo. Disse-lhe o anjo do Senhor: Torna-te para tua senhora, e humilha-te debaixo das suas mãos. Disse-lhe mais o anjo do Senhor: Multiplicarei sobremaneira a tua descendência, de modo que não será contada, por numerosa que será. Disse-lhe ainda o anjo do Senhor: Eis que concebeste, e terás um filho, a quem chamarás Ismael; porquanto o Senhor ouviu a tua aflição. Ele será como um jumento selvagem entre os homens; a sua mão será contra todos, e a mão de todos contra ele; e habitará diante da face de todos os seus irmãos”. 

2. O povo disse a Arão, "faze-nos um deus que vá adiante de nós" 
3. Depois de todos os milagres que tinham visto Deus fazer, eles ainda não tinham aprendido a lição de que era Deus conduzindo-os e não Moisés (v. 1). Basta olhar para o que eles viram Deus fazer: 
a. Travessia do Mar Vermelho 
b. Águas amargas tornaram doces 
c. Maná caindo do céu 
d. Codornizes 
e. Água da rocha em Refidim 
f. Derrota dos amalequitas 
4. Eles deram seus brincos de ouro para Arão moldar o bezerro ídolo (v. 2,3). Se havia uma oferta para dar, deveria ter sido dada ao verdadeiro Deus. 
5. No entanto, até este momento Deus não havia requerido uma oferta deles. Infelizmente, eles estavam dispostos a dar a um deus falso, mas não dariam a oferta de obediência ao Deus Único e Verdadeiro. 
6. Quantas vezes o povo de Deus hoje, dão de seu tempo, esforço, lealdade e substância às coisas do prazer e interesse para nós, só para não ter mais nada para Deus? 
7. Depois que Arão fez o ídolo, ele declarou: "Eis aqui, ó Israel, o teu deus" (v. 4). Como é triste que depois de tudo o que Deus tinha feito por eles, eles deram ao falso deus de ouro a glória de tirá-los para fora do Egito. 

II. Demora Nunca É Uma Desculpa Para Diminuir A Glória De Deus

1. Arão não só cometeu o pecado de fazer um ídolo, ele construiu um altar a ele. O altar foi e é para ser: 
a. Um lugar de culto 
b. Um lugar de sacrifício 
c. Um lugar de consagração 
2. Ele proclamou que o dia seguinte era uma "festa ao Senhor." Note-se que ele estava dizendo que a festa era ao verdadeiro Deus. Sabemos disso porque ele usou o nome "Jeová", traduzido aqui "Senhor". 
3. Na manhã seguinte, as pessoas fizeram oferendas ao Deus verdadeiro e, ao mesmo tempo comeram, beberam e folgaram (v. 6). Quando a Bíblia diz que "folgaram" é uma maneira de dizer-nos que eles estavam entregando-se a imoralidade sexual (ver versículo 25). 
4. Quando tentamos misturar nosso próprio desejo egoísta de prazer com a adoração ao único Deus verdadeiro, é um culto contaminado e torna-se um mau cheiro nas narinas de um Deus santo! DEUS NÃO DIVIDE A SUA GLÓRIA COM NINGUÉM OU COISA! 
5. Deus procura verdadeiros adoradores (João 4:23). Que Ele está "procurando" implica que os verdadeiros adoradores podem não ser muito fácil de encontrar. Ouça as palavras de Jesus: "Mas a hora vem, e agora é, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque o Pai procura a tais que assim o adorem". 
6. Você é um VERDADEIRO adorador? 

III. Deus Mostrou Sua Misericórdia e Graça No Pronunciamento Do Juízo

1. Ele mostrou sua graça, quando Ele disse a Moisés para ir para baixo e ver o que as pessoas tinham feito enquanto ele estava com Deus (v. 7). 
2. Deus poderia ter destruído o povo imediatamente, mas por misericórdia Ele estava dando a oportunidade a Moisés para interceder em favor deles. Basta olhar para as acusações nos versos 8 e 9: 
a. Eles se desviaram rapidamente - muito tempo para eles, era apenas um curto período de tempo para Deus. 
b. Eles desobedeceram ao "caminho que Deus ordenou" 
c. Eles fizeram um ídolo. 
d. Eles adoraram-no. 
e. Eles sacrificaram a um ídolo. 
f. Eles reconheceram o ídolo como seu deus. 
g. Eles deram ao ídolo a gloria pela libertação do Egito. 
h. Ele disse que eles eram um povo obstinado. 
3. Deus não estava sendo injusto ou duro no decreto do juízo. Nunca se esqueça que Ele estava dando a Moisés a lei e sua promessa de bênção, enquanto eles estavam cometendo adultério espiritual. Deus desejava abençoá-los e torná-los uma bênção para o mundo em Seu plano de redenção. 
4. Deus disse a Moisés: "Agora, pois, deixa-me, para que a minha ira se acenda contra eles, e eu os consuma" 
5. Oh, igreja, é uma coisa terrível cair nas mãos de um Deus irado. A Bíblia nos diz que Deus é um fogo consumidor. Se Deus quiser me consumir, eu quero que Ele me consuma em Seu amor, não em ira. Eu quero amar, confiar e ser obediente a Ele. Eu quero agradá-Lo com minha fé. Eu quero ouvi-Lo dizer um dia, "muito bem, servo bom e fiel" 

IV. Israel É Introduzido A Bênção Da Intercessão

1. Ele disse que faria de Moisés uma grande nação. 
2. Moisés sabia que esse não era o plano de Deus. Teria sido fácil dizer, "SIM!" E ter a honra de ser o pai de uma grande nação, mas em vez disso. . . 
3. Moisés suplicou ao Senhor (v. 11). 
a. A intercessão de Moisés pelo povo de Israel revela que Deus responde às orações de Seus servos fiéis e lhes permite compartilhar seus propósitos redentores. 
b. Através da intercessão, nos tornamos colaboradores com Deus. 
c. Dessa forma o destino de outros está em nossas mãos, como o destino de Israel estava nas mãos de Moisés. 
d. A nossa sala de oração da igreja precisa ser uma sala de intercessão. 
4. Moisés reconheceu que Arão havia falhado em reconhecer. Reconhecer a libertação, o poder e a força de Deus. 
5. Moisés estava preocupado com a reputação de Deus entre os gentios (v. 12). O pecado do povo de Deus, não o ato de Deus, teria sido responsável pelo nome do Senhor ser caluniado. 
6. Com que frequência nossos pecados trazem vergonha para a causa e o nome de Cristo em nossa comunidade? É por isso que nós devemos guardar cuidadosamente a nossa conduta. É por isso que a Bíblia coloca esses padrões elevados na liderança da igreja. 
7. Ele implorou a Deus para mudar o veredito. 
8. Ele lembrou Deus do pacto que fez com Abraão, Isaque e Israel. Deus fez um pacto com você e eu? SIM! Basta olhar para o que Deus prometeu: 
a. Atos 16:29-34 “Tendo ele pedido luz, saltou dentro e, todo trêmulo, se prostrou ante Paulo e Silas e, tirando-os para fora, disse: Senhores, que me é necessário fazer para me salvar? Responderam eles: Crê no Senhor Jesus e serás salvo, tu e tua casa. Então lhe pregaram a palavra de Deus, e a todos os que estavam em sua casa. Tomando-os ele consigo naquela mesma hora da noite, lavou-lhes as feridas; e logo foi batizado, ele e todos os seus. Então os fez subir para sua casa, pôs-lhes a mesa e alegrou-se muito com toda a sua casa, por ter crido em Deus”. 
b. Ezequiel 36:26 “Também vos darei um coração novo, e porei dentro de vós um espírito novo; e tirarei da vossa carne o coração de pedra, e vos darei um coração de carne”. 
c. Jeremias 31:34 “perdoarei a sua iniquidade, e não me lembrarei mais dos seus pecados”. 

d. Salmo 103:12 “Quanto o oriente está longe do ocidente, tanto tem ele afastado de nós as nossas transgressões”. 

V. A Oração Muda As Coisas

1. Moisés foi capaz, através da intercessão de mudar o veredito de Deus (v. 14). 

2. A ORAÇÃO muda as coisas! 

3. Deus não despreza a intercessão de um servo fiel. A súplica de um justo pode muito. 

4. É um mistério insondável, Deus ser persuadido pela intercessão de um ser humano falível a alterar seu plano. 

5. Deus se deleita em ser movido pelo amor, fé e orações de seu povo fiel. Ilustrar: Abraão intercedeu por Sodoma (Gênesis 18: 22-33). 
  
Conclusão: 
Sobre o que você está orando? Não desista. A demora de Deus não significa a negação de Deus! Não mude de rumo como os israelitas fizeram quando ficaram impacientes e criaram o bezerro de ouro. Ele mantém a sua promessa - Sua palavra é a verdade. Apenas continue orando até que a luz ilumine o calabouço da sua vida! 
  
Pr. Aldenir Araújo

Cristo, o poderoso vencedor



Cristo, o poderoso vencedor, 2 de Setembro

Porque não temos um sumo sacerdote que não possa compadecer-se das nossas fraquezas; porém Um que, como nós, em tudo foi tentado, mas sem pecado. Hebreus 4:15. 

Quando Jesus foi levado ao deserto para ser tentado, foi dirigido pelo Espírito de Deus. Indo ao deserto, não provocou a tentação. Satanás, porem, sabia que o Salvador para lá Se havia dirigido, e concluiu ser essa a melhor oportunidade para dEle se aproximar. Cristo foi ao deserto para ficar a sós, para contemplar Sua missão e obra. Dera os passos que todo pecador tem de dar, ao converter-se, arrepender-se, e ser batizado. Ele mesmo não tinha pecado do qual Se arrepender, e portanto não tinha pecados que devessem ser lavados. Foi, porém, nosso exemplo em todas as coisas, e portanto devia fazer aquilo que quer que nós façamos. Cristo jejuou e orou, fortalecendo-Se para a estrada sanguinolenta que teria de percorrer. Era Ele o Filho do Deus eterno, mas como penhor do homem, teria de defrontar e resistir a toda tentação de que é assaltado o homem. ... Arcando ao peso terrível dos pecados do mundo, resistiu à terrível prova do apetite, do amor do mundo, e do amor da ostentação, que leva à presunção. Suportou essas tentações, e venceu em favor do homem. ... Se os soldados de Cristo aguardarem fielmente as ordens de seu Comandante, o êxito os acompanhará em sua luta contra o inimigo. Não importa quanto sejam assediados, no fim serão triunfantes. Suas fraquezas podem ser muitas, grandes os seus pecados, sua ignorância aparentemente irredutível; se, porém, reconhecerem sua fraqueza, e buscarem de Cristo o auxílio, Ele será sua eficiência. ... Se se prevalecerem de Seu poder, seu caráter será transformado; serão circundados de uma atmosfera de luz e santidade. Por Seus méritos e o poder por Ele comunicado, serão “mais que vencedores”. Romanos 8:37. 
Ser-lhes-á dado auxílio sobrenatural, habilitando-os, em sua fraqueza, a realizarem os feitos da onipotência. ... Pela fé devem, calmos, considerar a cada um dos inimigos, exclamando: “Combatemos o bom combate da fé, sob o comando de um Poder onipotente. Por isso que Ele vive, nós também viveremos. Graças a Jesus, que é o Autor e Consumador de nossa fé, podemos resistir a todos os dardos inflamados do inimigo.” — The Signs of the Times, 12 de Março de 1912

Salmos da Bíblia - SALMO 59


Resultado de imagem para imagens do salmo 59


Livra-me, meu Deus, dos meus inimigos, defende-me daqueles que se levantam contra mim.
Livra-me dos que praticam a iniqüidade, e salva-me dos homens sanguinários.
Pois eis que põem ciladas à minha alma; os fortes se ajuntam contra mim, não por transgressão minha ou por pecado meu, ó Senhor.
Eles correm, e se preparam, sem culpa minha; desperta para me ajudares, e olha.
Tu, pois, ó Senhor, Deus dos Exércitos, Deus de Israel, desperta para visitares todos os gentios; não tenhas misericórdia de nenhum dos pérfidos que praticam a iniqüidade. (Selá.)
Voltam à tarde; dão ganidos como cães, e rodeiam a cidade.
Eis que eles dão gritos com as suas bocas; espadas estão nos seus lábios, porque, dizem eles: Quem ouve?
Mas tu, Senhor, te rirás deles; zombarás de todos os gentios;
Por causa da sua força eu te aguardarei; pois Deus é a minha alta defesa.
O Deus da minha misericórdia virá ao meu encontro; Deus me fará ver o meu desejo sobre os meus inimigos.
Não os mates, para que o meu povo não se esqueça; espalha-os pelo teu poder, e abate-os, ó Senhor, nosso escudo.
Pelo pecado da sua boca e pelas palavras dos seus lábios, fiquem presos na sua soberba, e pelas maldições e pelas mentiras que falam.
Consome-os na tua indignação, consome-os, para que não existam, e para que saibam que Deus reina em Jacó até aos fins da terra. (Selá.)
E tornem a vir à tarde, e dêem ganidos como cães, e cerquem a cidade.
Vagueiem para cima e para baixo por mantimento, e passem a noite sem se saciarem.
Eu, porém, cantarei a tua força; pela manhã louvarei com alegria a tua misericórdia; porquanto tu foste o meu alto refúgio, e proteção no dia da minha angústia.
A ti, ó fortaleza minha, cantarei salmos; porque Deus é a minha defesa e o Deus da minha misericórdia.
Salmos 59:1-17

domingo, 20 de setembro de 2015

O porquê da tentação


Arquivos de Ilustração - maçã, tentação. Fotosearch - Busca de Clip Art Vetorizado EPS, Desenhos, Impressões Decorativas, e Vetores Gráficos

O porquê da tentação, 1 de Setembro 

Não veio sobre vós tentação, senão humana; mas fiel é Deus, que vos não deixará tentar acima do que podeis; antes, com a tentação dará também o escape, para que a possais suportar. 1 Coríntios 10:13. 

Que é a tentação? É o meio pelo qual os que afirmam ser filhos de Deus são experimentados e provados. 
Lemos que Deus tentou a Abraão, que tentou os filhos de Israel. Isto quer dizer que Ele permitiu que ocorressem circunstâncias que lhes provassem a fé, e os levou a buscarem dEle o auxílio. 
Deus permite que tentações sobrevenham aos Seus filhos hoje, a fim de que reconheçam que Ele é seu ajudador. Se se chegarem a Ele quando são tentados, Ele os fortalece para vencerem a tentação. ... Inúmeras tentações virão sobre nós, pois assim seremos provados durante o tempo de graça. Esse é o provar de Deus, a revelação de nosso próprio coração. Não há pecado em ser tentado; o pecado, porém, se verifica quando cedemos à tentação. ... Abraão atestou sua obediência a Deus quando, com Isaque ao seu lado, seguiu seu caminho, em cumprimento da ordem: “Toma agora o teu filho, o teu único filho, Isaque, a quem amas, e vai-te à terra de Moriá; e oferece-o ali em holocausto.” Gênesis 22:2. 
Foi permitido que Jó sofresse; foi tentado severamente; mas não expressou uma palavra contra Deus. Durante a vida de Cristo na Terra os escribas e fariseus, instigados por Satanás, tentaram-nO de todos os modos possíveis. Ele, porém, jamais permitiu que essas tentações O desviassem do caminho da obediência. Quando Deus fala, obedeçamos, não importa quanto o inimigo nos tente a desobedecermos; pois o caminho da obediência é o único caminho seguro. O exemplo de Cristo mostra-nos que nossa única esperança de vitória está em resistirmos continuamente aos ataques de Satanás. Aquele que, no conflito com a tentação, triunfou sobre o adversário das pessoas, compreende o poder de Satanás sobre o gênero humano, e venceu em nosso favor. Como Vencedor, deu-nos Ele a vantagem de Sua vitória, a fim de que, em nossos esforços para resistir às tentações de Satanás, uníssemos nossa fraqueza à Sua força, nossa desvalia aos Seus méritos. E sustidos por Seu poder perdurável, sob forte tentação, podemos resistir, em Seu nome Todo-poderoso, e vencer como Ele venceu. — The Signs of the Times, 12 de Março de 1912.

Ellen White
Nos Lugares Celestiais Pag. 520

sábado, 19 de setembro de 2015

Preparando-se para o encontro com Jesus


Jesus conversando com criancinha

Preparando-se para o encontro com Jesus, 31 de Agosto

E agora, filhinhos, permanecei nEle, para que, quando Ele Se manifestar, tenhamos confiança e não sejamos confundidos por Ele na Sua vinda. 1 João 2:28. 

Unicamente conhecendo a Deus aqui, podemos preparar-nos para o encontro com Ele, quando de Sua vinda. ... Em Suas lições e obras poderosas, Cristo é uma perfeita revelação de Deus. Isto declara Ele através do inspirado evangelista. “Deus nunca foi visto por alguém”, diz Ele. “O Filho unigênito, que está no seio do Pai, Este O fez conhecer.” João 1:18. “Ninguém conhece o Filho, senão o Pai; e ninguém conhece o Pai, senão o Filho e aquele a quem o Filho O quiser revelar.” Mateus 11:27. 
Essas palavras mostram a importância de estudar o caráter de Cristo. Unicamente conhecendo a Cristo é que podemos conhecer a Deus. Como nosso Representante, Cristo assume a posição mais elevada possível. Quando Ele veio ao mundo como Mensageiro de Deus, tinha em Sua mão a salvação vinda de Deus. Toda a humanidade Lhe foi entregue, pois nEle estava a plenitude da Divindade. ... Tão plenamente revelou Cristo o Pai, que os mensageiros enviados pelos fariseus para O prenderem ficaram encantados com Sua presença. ... Ao contemplarem a suave luz da glória divina que envolvia Sua pessoa, ao ouvirem as graciosas palavras que Lhe provinham dos lábios, eles O amaram. E quando... os fariseus lhes perguntaram: “Por que O não trouxestes?” eles responderam: “Nunca homem algum falou assim como este Homem.” João 7:45, 46.
 Ao contemplarmos a Cristo, seremos transformados em Sua imagem, e habilitados para o encontro com Ele, quando voltar. Agora é a ocasião de preparar-nos para a vinda de nosso Senhor. O preparo para o encontro com Ele não pode ser conseguido num instante. Como preparo preliminar àquela cena solene, tem de haver vigilante espera, combinada com trabalho fervoroso. A união destes dois elementos torna-nos completos em Cristo. O elemento ativo e o devocional têm de combinar-se, como se deu na vida de Cristo com o humano e o divino. Deste modo os filhos de Deus O glorificarão. Em meio às ativas cenas de sua vida, a voz deles será ouvida pronunciando palavras de encorajamento, esperança e fé. A vontade e as afeições serão consagradas a Cristo. Assim se prepararão para o encontro com seu Senhor; e quando Ele vier, dirão, com alegria: “Eis que Este é o nosso Deus, a quem aguardávamos, e Ele nos salvará; ... na Sua salvação, exultaremos e nos alegraremos.” Isaías 25:9. — The Review and Herald, 20 de Julho de 1897.

Ellen White
Nos Lugares Celestiais Pag. 516

Salmos da Bíblia - Salmo 58

Resultado de imagem para imagens do salmo 58
Acaso falais vós, deveras, ó congregação, a justiça? Julgais retamente, ó filhos dos homens?
Antes no coração forjais iniqüidades; sobre a terra pesais a violência das vossas mãos.
Alienam-se os ímpios desde a madre; andam errados desde que nasceram, falando mentiras.
O seu veneno é semelhante ao veneno da serpente; são como a víbora surda, que tapa os ouvidos,
Para não ouvir a voz dos encantadores, do encantador sábio em encantamentos.
Ó Deus, quebra-lhes os dentes nas suas bocas; arranca, Senhor, os queixais aos filhos dos leões.
Escorram como águas que correm constantemente. Quando ele armar as suas flechas, fiquem feitas em pedaços.
Como a lesma se derrete, assim se vá cada um deles; como o aborto duma mulher, que nunca viu o sol.
Antes que as vossas panelas sintam o calor dos espinhos, como por um redemoinho os arrebatará ele, vivo e em indignação.
O justo se alegrará quando vir a vingança; lavará os seus pés no sangue do ímpio.
Então dirá o homem: Deveras há uma recompensa para o justo; deveras há um Deus que julga na terra
Salmos 58:1-11

Legado de paz, de Cristo,

Resultado de imagem para imagens de paz

Legado de paz, de Cristo, 30deAgosto

Deixo-vos a paz, a Minha paz vos dou; não vo-la dou como o mundo a dá. Não se turbe o vosso coração, nem se atemorize.
João 14:27.


 Antes que nosso Senhor Se entregasse à agonia da cruz, fez Ele o Seu testamento. Não possuía prata nem ouro ou casas para legar aos discípulos. Era homem pobre, no que respeita a posses terrestres.
Poucos, em Jerusalém, eram tão pobres como Ele. Deixou, porém, aos discípulos uma dádiva mais rica do que qualquer rei terrestre pudesse conceder a seus súditos. “Deixo-vos a paz, a Minha paz vos dou”, disse Ele. ... Deixou-lhes a paz que Lhe tinha pertencido durante a Sua vida na Terra — a paz que O havia acompanhado através da pobreza, dos açoites e da perseguição, e que com Ele havia de estar quando da agonia no Getsêmani e sobre a cruel cruz. A vida do Salvador na Terra, conquanto vivida em meio de con-flitos, era uma vida de paz. ... Nenhuma tempestade de ira satânica podia perturbar a calma daquela perfeita comunhão com Deus. E diz-nos Ele, a nós: “Minha paz vos dou.” Os que tomam a Cristo por Sua palavra, e entregam o coração a Sua guarda e a vida às Suas ordens, esses encontrarão paz e quietude. Coisa alguma do mundo os pode entristecer, se Jesus os alegra com a Sua presença. Na perfeita conformidade há descanso perfeito. Diz o Senhor: “Tu conservarás em paz aquele cuja mente está firme em Ti; porque ele confia em Ti.” Isaías 26:3.
É o amor ao próprio eu que destrói nossa paz. Enquanto estiver vivo o eu, estamos sempre prontos a guardá-lo da mortificação e insulto; mas se está morto e nossa vida se acha escondida com Cristo em Deus, não aceitaremos as desatenções e desprezos. ... Quando recebemos a Cristo na vida como Hóspede permanente, a paz de Deus, que ultrapassa a todo entendimento, guardará nosso coração e espírito. Não há outra base de paz senão essa. A graça de Cristo, recebida no coração, subjuga a inimizade; pacifica as lutas, e enche a vida de amor. Aquele que está em paz com Deus e seus semelhantes, não pode tornar-se infeliz. ... O coração que está em harmonia com Deus é participante da paz do Céu, e difundirá a todos os circunstantes sua bendita influência. — The Southern Watchman, 7 de Abril de 1908.

Ellen White
Nos Lugares Celestiais Pag. 514

Nossa obra gloriosa

Resultado de imagem para imagens de conversões a cristo

Nossa obra gloriosa, 29 de Agosto

Cantai ao Senhor, bendizei o Seu nome; anunciai a Sua salvação de dia em dia. Anunciai entre as nações a Sua glória; entre todos os povos, as Suas maravilhas. Salmos 96: 2,3.


A grande e gloriosa obra que nos foi confiada, de desempenhar uma parte no plano da salvação, é maravilhosamente alta e exaltada. Nem podemos medir os seus méritos. Devemos andar pela fé; e ao nos esforçarmos por avaliar as possibilidades, e reconhecermos a imensidade do plano da salvação, temos o privilégio de orar, com o apóstolo Paulo, para que possamos “perfeitamente compreender, com todos os santos, qual seja a largura, e o comprimento, e a altura, e a profundidade e conhecer o amor de Cristo, que excede todo o entendimento”. Efésios 3:18, 19. Exaltai-O, ao Homem do Calvário! Demorai a mente na formosura do Seu caráter até que, pela contemplação, sejais transformados na mesma imagem. Uma vida de oração e fé levar-nos-á a falar de Seu louvor e proclamar o Seu poder. ... A conversão genuína unirá os corações em fé e amor. Ensinar-nos-á a manter firme nossa confiança nAquele que é nossa única esperança.

Pela conversão unimos nossa fraqueza à força de Deus, nossa ignorância a Sua sabedoria, nosso nenhum valor aos Seus méritos, nossa pobreza a Suas riquezas incomensuráveis, nosso desamparo ao Seu poder eterno.
Temos de examinar a Palavra de Deus, tornando-a uma parte de nós mesmos. O espírito de humildade, o espírito de Cristo, ajudar-nos-á a conhecer Aquele que nos chamou para a glória e a virtude. Se introduzíssemos, como deveríamos, a verdade na vida diária, ascenderíamos mais e mais alto, obtendo uma compreensão mais e mais clara da revelação de Deus. Exaltá-Lo-íamos em cânticos de louvor. Por intermédio do salmista Cristo declarou: “Louvar-Te-ei no meio da congregação. ”Salmos 22:22.
Sua voz foi a nota tônica do Universo. Seu ilimitado poder, Seu entendimento inescrutável, maravilhoso sacrifício pela humanidade, ajudam-nos a compreender o amor de Deus. Precisamos que Cristo habite em nosso espírito individualmente. Precisamos abrir mente e coração à morada do Espírito de verdade. Precisamos apreciar nossos privilégios como possuidores de sagrada e enobrecedora verdade. Pensai no que isto significa para nós: herdeiros de Deus e co-herdeiros de Cristo! — Carta 28, 1907.

Ellen White
Nos Lugares Celestiais Pag. 512

quarta-feira, 16 de setembro de 2015

Você se sente uma pessoa perdoada por Deus?

Você se sente uma pessoa perdoada por Deus?

Gilson Medeiros
Leia esta situação futura, descrita no Espírito de Profecia:
 
"Logo vi os santos sofrendo grande angústia de espírito. Pareciam cercados pelos ímpios habitantes da Terra. Todas as aparências eram contra eles. Alguns começaram a recear que finalmente Deus os houvesse deixado a perecer nas mãos dos ímpios. (...) Foi uma hora de angústia assustadora, terrível, para os santos. Dia e noite clamavam a Deus, pedindo livramento. Quanto à aparência exterior, não havia possibilidade de escape. Os ímpios já tinham começado a triunfar, clamando: 'Por que vosso Deus não vos livra de nossas mãos? Por que não ascendeis ao Céu, e salvais a vossa vida?' Mas os santos não lhes prestavam atenção. Como Jacó, estavam lutando com Deus. Os anjos ansiavam libertá-los, mas deviam esperar um pouco mais; o povo de Deus devia beber o cálice e ser batizado com o batismo. Os anjos, fieis à sua incumbência, continuavam a vigiar. Deus não consentiria que Seu nome fosse vituperado entre os gentios. Quase chegara o tempo em que Ele deveria manifestar Seu grande poder, e gloriosamente libertar Seus santos. Pela glória de Seu nome, Ele desejava libertar cada um daqueles que O haviam esperado pacientemente, e cujos nomes estavam escritos no livro" - História da Redenção, pág. 407.

Uma experiência escatológica do povo de Deus será aquela conhecida como "angústia de Jacó" (cf. Jer. 30:7). Segundo a Bíblia, este patriarca de Israel, ao decidir retornar para a casa de sua parentela, deparou-se com o Anjo do Senhor, que travou uma luta com ele durante toda a noite.

Mas, qual era, de fato, a "angústia" de Jacó?

O relato bíblico diz que Jacó fugiu da casa de seus pais porque usou de artimanhas para conseguir a bênção da primogenitura, algo que somente o filho mais velho deveria ter o privilégio de receber (cf. Gên 25ss).

Como um enganador "nato" (desde o útero...), Jacó enrola o irmão e o próprio pai, saindo vitorioso na trapaça, e recebendo a almejada bênção.

Porém, ao longo de sua vida, esta culpa e remorso parecem persegui-lo.
Quando, vários anos depois, agora já casado e rico, Jacó resolve voltar para a casa de seus pais, o encontro com seu irmão Esaú enche-o de dúvidas e medo.

- Será que meu irmão me perdoou? E meu pai, será que também aceitará me receber?

Dúvidas cruéis... O famigerado: "Será?"

Você já observou como esta pequena expressão nos persegue? Muitos pregadores gostam de usá-la em seus sermões, especialmente naqueles conhecidos como "de chicote". Alguns exemplos:
- Será que Deus está satisfeito com este culto que estamos oferecendo a Ele?
- Será que este culto tão irreverente, com tantas crianças chorando e correndo de um lado para o outro, está mesmo sendo agradável aos olhos do Senhor?
- Será que é certo usar este tipo de instrumento na adoração a Deus?
- Será que você está mesmo sendo fiel nos dízimos e nas ofertas?
- Será que você está educando seu filho da melhor maneira?
- Será que seu casamento ainda tem solução?
- Será que você estaria salvo se Jesus voltasse hoje?
- Será que Deus já perdoou seu passado negro e obscuro?

Será? Será? Será? Será?

Já percebeu como muitos de nós vivem em função do "será?" ?
- Será que meus colegas da nova escola vão me aceitar?
- Será que não vão me chamar de "velha" ou de "beata" se eu deixar de usar maquiagem?
- Será que os irmãos da igreja vão perceber que este meu relógio, na verdade, é uma pulseira "disfarçada"?
- Será que meu namorado vai continuar gostando de mim se eu disser "não" a ele?
- Será que ela(e) não vai querer me trair se eu disser que prefiro deixar o sexo para depois do casamento?
- Será que eu não estou muito gorda(o)?
- Será que eu não estou muito magro(a)?
- Será que não seria melhor eu ir trabalhar neste sábado, somente neste, para não perder meu emprego?
- Será que eu vou encontrar algum rapaz Adventista que seja sincero, consagrado, romântico? Será que não seria melhor eu começar a namorar com o X? Ele não tem a mesma fé que eu tenho, mas será que eu não consigo convertê-lo?
- Acho que o melhor é eu deixar de ir à igreja. Tem muita gente falsa lá. Será que eu não posso continuar sendo fiel a Deus apenas em casa?


Será? Será? Será? Será?

É impressionante como esta palavrinha é usada para nos deixar em "dúvida" sobre algum ponto. Ela nos deixa apreensivos e inseguros.

Mas, vamos retornar à "angústia de Jacó" nos últimos dias...

Uma das últimas tentativas do inimigo de nossas almas será (aqui apenas para exprimir o futuro do verbo... rsrs) nos colocar em dúvidas sobre a nossa salvação. Enquanto o mundo todo estiver unido para exterminar o povo que guarda os mandamentos de Deus (cf. Apoc. 14:12; 12:17), a dúvida estará colocada: "Será que Deus realmente me perdoou? Será que eu não serei destruído pela fúria satânica? Será que não seria melhor desistir e me colocar do lado "mais forte"?

Isso mesmo! Satanás tentará nos deixar inseguros sobre nossa condição justificada diante de Deus. A maioria de nós será levada a exercitar seus mais angustiantes limites mentais e espirituais.

Somente se estivermos, DESDE JÁ, seguros de nossa condição de justiça diante do Trono de Deus, é que conseguiremos resistir à pressão que está à nossa frente.

Jesus é nosso Advogado, Sumo-Sacerdote... e Juiz. Ou seja, NÃO HÁ O QUE TEMER, se nos colocarmos inteiramente em Suas mãos, e confirmarmos em Sua misericórdia e em Sua justiça redentora.

Os "Jacós" de hoje, assim como o Jacó do passado, não precisam temer, pois seu perdão e sua salvação já estão garantidos!

"Se, porém, seus olhos se pudessem abrir, ver-se-iam rodeados dos anjos de Deus. Veio em seguida a multidão dos ímpios, cheios de ira, e, atrás, uma multidão de anjos maus, compelindo os primeiros a matar os santos. Antes que pudessem, porém, aproximar-se do povo de Deus, os ímpios deveriam passar primeiro por essa multidão de anjos poderosos e santos. Isso seria impossível. Os anjos de Deus os estavam fazendo recuar, e também fazendo com que os anjos maus que os cercavam de todos os lados caíssem para trás" - História da Redenção, pág. 407.

A justiça divina se consumou na Cruz do Calvário... Para o pecador arrependido, só restou a GRAÇA LIBERTADORA.
 

Aleluia
Clique aqui e veja o que escrevi no blog sobre este tão importante tema da salvação.
 
Do Site - http://prgilsonmedeiros.blogspot.com.br/

Postagens de Destaque